Das formas de ensinar e aprender e os desafios do século XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/742 |
Resumo: | Muito já se escreveu sobre as formas de como os professores podem ou devem ensinar. Muitos são os manuais que indicam como os alunos podem ou devem aprender. O presente artigo não pretende ser mais um indicador de como se ensina ou aprende; bem mais que isso, no século XXI, é mister que nos reportemos a questões principiadoras que configuram o sujeito, seja ele educador ou aprendiz, e o objeto, seja ele o conhecimento, a técnica ou a ciência. Além disso é indispensável, nesse momento de reconstruções paradigmáticas, pensar a educação no contexto da globalização capitalista neoliberal e repensá-la na dimensão de uma outra globalização que eduque para a humanidade, para uma sociedade sustentável. Possibilita, este registro, parte dessa reflexão. |
id |
UNICAMP-19_df7d4d835c7d6bd23127626920493143 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/742 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Das formas de ensinar e aprender e os desafios do século XXIEnsino. Aprendizagem. Século XXI.EnsinoAprendizagemMuito já se escreveu sobre as formas de como os professores podem ou devem ensinar. Muitos são os manuais que indicam como os alunos podem ou devem aprender. O presente artigo não pretende ser mais um indicador de como se ensina ou aprende; bem mais que isso, no século XXI, é mister que nos reportemos a questões principiadoras que configuram o sujeito, seja ele educador ou aprendiz, e o objeto, seja ele o conhecimento, a técnica ou a ciência. Além disso é indispensável, nesse momento de reconstruções paradigmáticas, pensar a educação no contexto da globalização capitalista neoliberal e repensá-la na dimensão de uma outra globalização que eduque para a humanidade, para uma sociedade sustentável. Possibilita, este registro, parte dessa reflexão.Universidade Estadual de Campinas2008-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/74210.20396/etd.v9i1.742ETD - Educação Temática Digital; v. 9 n. 1 (2007): Número Temático: Da tecnologia educacional, humana e visual à educação filosófica e ambiental; 115-123ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 No. 1 (2007): Número Temático: Da tecnologia educacional, humana e visual à educação filosófica e ambiental; 115-123ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 Núm. 1 (2007): Número Temático: Da tecnologia educacional, humana e visual à educação filosófica e ambiental; 115-1231676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/742/757Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Rogério Paiva2017-04-03T10:53:56Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/742Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:41.483611ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Das formas de ensinar e aprender e os desafios do século XXI |
title |
Das formas de ensinar e aprender e os desafios do século XXI |
spellingShingle |
Das formas de ensinar e aprender e os desafios do século XXI Castro, Rogério Paiva Ensino. Aprendizagem. Século XXI. Ensino Aprendizagem |
title_short |
Das formas de ensinar e aprender e os desafios do século XXI |
title_full |
Das formas de ensinar e aprender e os desafios do século XXI |
title_fullStr |
Das formas de ensinar e aprender e os desafios do século XXI |
title_full_unstemmed |
Das formas de ensinar e aprender e os desafios do século XXI |
title_sort |
Das formas de ensinar e aprender e os desafios do século XXI |
author |
Castro, Rogério Paiva |
author_facet |
Castro, Rogério Paiva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Rogério Paiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino. Aprendizagem. Século XXI. Ensino Aprendizagem |
topic |
Ensino. Aprendizagem. Século XXI. Ensino Aprendizagem |
description |
Muito já se escreveu sobre as formas de como os professores podem ou devem ensinar. Muitos são os manuais que indicam como os alunos podem ou devem aprender. O presente artigo não pretende ser mais um indicador de como se ensina ou aprende; bem mais que isso, no século XXI, é mister que nos reportemos a questões principiadoras que configuram o sujeito, seja ele educador ou aprendiz, e o objeto, seja ele o conhecimento, a técnica ou a ciência. Além disso é indispensável, nesse momento de reconstruções paradigmáticas, pensar a educação no contexto da globalização capitalista neoliberal e repensá-la na dimensão de uma outra globalização que eduque para a humanidade, para uma sociedade sustentável. Possibilita, este registro, parte dessa reflexão. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/742 10.20396/etd.v9i1.742 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/742 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v9i1.742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/742/757 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 9 n. 1 (2007): Número Temático: Da tecnologia educacional, humana e visual à educação filosófica e ambiental; 115-123 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 No. 1 (2007): Número Temático: Da tecnologia educacional, humana e visual à educação filosófica e ambiental; 115-123 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 Núm. 1 (2007): Número Temático: Da tecnologia educacional, humana e visual à educação filosófica e ambiental; 115-123 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216650692165632 |