Perspectivas do gênero documentário pela apropriação de elementos de linguagem da TV Digital Interativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sacrini, Marcelo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/758
Resumo: O artigo apresenta uma reflexão sobre a TV Digital Interativa como novo espaço de apropriação dos elementos de linguagem pelo gênero documentário, além de elaborar algumas projeções quanto às possibilidades de aplicação do produto nesse meio. O Documentário Interativo Digital difere tanto do convencional, fílmico, quanto daquele produzido para a Web, mesmo que reproduza e agregue alguns elementos de linguagem experimentados em ambos. A nova modalidade herdará do cinema a leitura linear embora possibilite, também, interrupções para o acesso a informações outras, multimídias, com características de uma linguagem hipertextual e interativa, agregando as possibilidades da não-linearidade e muti-linearidade. Além disso, os dados de retorno poderão ser direcionados ao provedor do conteúdo, conferindo ao documentário uma possibilidade didático-pedagógica como nunca antes experimentada pelo gênero. 
id UNICAMP-19_ebd2a13e630e403875bea9fdfd6bb3d8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/758
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Perspectivas do gênero documentário pela apropriação de elementos de linguagem da TV Digital InterativaDocumentário. TV digital interativa. Apropriação de elementos de linguagem.Apropriação de elementos de linguagemO artigo apresenta uma reflexão sobre a TV Digital Interativa como novo espaço de apropriação dos elementos de linguagem pelo gênero documentário, além de elaborar algumas projeções quanto às possibilidades de aplicação do produto nesse meio. O Documentário Interativo Digital difere tanto do convencional, fílmico, quanto daquele produzido para a Web, mesmo que reproduza e agregue alguns elementos de linguagem experimentados em ambos. A nova modalidade herdará do cinema a leitura linear embora possibilite, também, interrupções para o acesso a informações outras, multimídias, com características de uma linguagem hipertextual e interativa, agregando as possibilidades da não-linearidade e muti-linearidade. Além disso, os dados de retorno poderão ser direcionados ao provedor do conteúdo, conferindo ao documentário uma possibilidade didático-pedagógica como nunca antes experimentada pelo gênero. Universidade Estadual de Campinas2008-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/75810.20396/etd.v5i2.758ETD - Educação Temática Digital; v. 5 n. 2 (2004): Número Temático: Tecnologia, Information literacy, História e Arquitetura da Informação; 7-22ETD - Educação Temática Digital; Vol. 5 No. 2 (2004): Número Temático: Tecnologia, Information literacy, História e Arquitetura da Informação; 7-22ETD - Educação Temática Digital; Vol. 5 Núm. 2 (2004): Número Temático: Tecnologia, Information literacy, História e Arquitetura da Informação; 7-221676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/758/773Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSacrini, Marcelo2017-03-23T10:37:36Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/758Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:42.412837ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas do gênero documentário pela apropriação de elementos de linguagem da TV Digital Interativa
title Perspectivas do gênero documentário pela apropriação de elementos de linguagem da TV Digital Interativa
spellingShingle Perspectivas do gênero documentário pela apropriação de elementos de linguagem da TV Digital Interativa
Sacrini, Marcelo
Documentário. TV digital interativa. Apropriação de elementos de linguagem.
Apropriação de elementos de linguagem
title_short Perspectivas do gênero documentário pela apropriação de elementos de linguagem da TV Digital Interativa
title_full Perspectivas do gênero documentário pela apropriação de elementos de linguagem da TV Digital Interativa
title_fullStr Perspectivas do gênero documentário pela apropriação de elementos de linguagem da TV Digital Interativa
title_full_unstemmed Perspectivas do gênero documentário pela apropriação de elementos de linguagem da TV Digital Interativa
title_sort Perspectivas do gênero documentário pela apropriação de elementos de linguagem da TV Digital Interativa
author Sacrini, Marcelo
author_facet Sacrini, Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sacrini, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Documentário. TV digital interativa. Apropriação de elementos de linguagem.
Apropriação de elementos de linguagem
topic Documentário. TV digital interativa. Apropriação de elementos de linguagem.
Apropriação de elementos de linguagem
description O artigo apresenta uma reflexão sobre a TV Digital Interativa como novo espaço de apropriação dos elementos de linguagem pelo gênero documentário, além de elaborar algumas projeções quanto às possibilidades de aplicação do produto nesse meio. O Documentário Interativo Digital difere tanto do convencional, fílmico, quanto daquele produzido para a Web, mesmo que reproduza e agregue alguns elementos de linguagem experimentados em ambos. A nova modalidade herdará do cinema a leitura linear embora possibilite, também, interrupções para o acesso a informações outras, multimídias, com características de uma linguagem hipertextual e interativa, agregando as possibilidades da não-linearidade e muti-linearidade. Além disso, os dados de retorno poderão ser direcionados ao provedor do conteúdo, conferindo ao documentário uma possibilidade didático-pedagógica como nunca antes experimentada pelo gênero. 
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/758
10.20396/etd.v5i2.758
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/758
identifier_str_mv 10.20396/etd.v5i2.758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/758/773
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 5 n. 2 (2004): Número Temático: Tecnologia, Information literacy, História e Arquitetura da Informação; 7-22
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 5 No. 2 (2004): Número Temático: Tecnologia, Information literacy, História e Arquitetura da Informação; 7-22
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 5 Núm. 2 (2004): Número Temático: Tecnologia, Information literacy, História e Arquitetura da Informação; 7-22
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216650714185728