Utilização de narrativas digitais em ambientes de aprendizagem baseada em jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aoki, Ricardo Luiz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fiuza, Patricia Jantsch, Lemos, Robson Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
DOI: 10.20396/etd.v20i4.8649913
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649913
Resumo: A utilização de jogos digitais como suporte aos processos de ensino e aprendizagem tem sido um campo de pesquisas em amplo desenvolvimento. E o estudo das Narrativas Digitais é parte fundamental do entendimento de como os jogos digitais atuam nos processos cognitivos dos estudantes. Este artigo é resultado de uma Revisão Sistemática de Literatura que possibilitou uma meta-análise de 28 estudos que apresentam correlação da utilização da teoria de Narrativas Digitais com a Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais. Conclui-se que estudos futuros respondam como a Narrativa Digital aplicada em jogos digitais educativos inferem na reflexão do sujeito e possam contribuir para que o mesmo obtenha o aprendizado de forma eficaz.
id UNICAMP-19_ebe1eead07cffd82a49d7cf0cb5950c7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649913
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
spelling Utilização de narrativas digitais em ambientes de aprendizagem baseada em jogos digitais: uma revisão sistemática da literaturaNarrativa digital. Aprendizagem baseada em jogos digitais. Jogos digitais.TecnologiaA utilização de jogos digitais como suporte aos processos de ensino e aprendizagem tem sido um campo de pesquisas em amplo desenvolvimento. E o estudo das Narrativas Digitais é parte fundamental do entendimento de como os jogos digitais atuam nos processos cognitivos dos estudantes. Este artigo é resultado de uma Revisão Sistemática de Literatura que possibilitou uma meta-análise de 28 estudos que apresentam correlação da utilização da teoria de Narrativas Digitais com a Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais. Conclui-se que estudos futuros respondam como a Narrativa Digital aplicada em jogos digitais educativos inferem na reflexão do sujeito e possam contribuir para que o mesmo obtenha o aprendizado de forma eficaz.Universidade Estadual de Campinas2018-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRevisão Sistemática de Literaturaapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864991310.20396/etd.v20i4.8649913ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1138-1160ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1138-1160ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1138-11601676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649913/18678https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649913/20113https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649913/20114Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAoki, Ricardo LuizFiuza, Patricia JantschLemos, Robson Rodrigues2018-12-17T14:08:38Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649913Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2018-12-17T14:08:38ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de narrativas digitais em ambientes de aprendizagem baseada em jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura
title Utilização de narrativas digitais em ambientes de aprendizagem baseada em jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura
spellingShingle Utilização de narrativas digitais em ambientes de aprendizagem baseada em jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura
Utilização de narrativas digitais em ambientes de aprendizagem baseada em jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura
Aoki, Ricardo Luiz
Narrativa digital. Aprendizagem baseada em jogos digitais. Jogos digitais.
Tecnologia
Aoki, Ricardo Luiz
Narrativa digital. Aprendizagem baseada em jogos digitais. Jogos digitais.
Tecnologia
title_short Utilização de narrativas digitais em ambientes de aprendizagem baseada em jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura
title_full Utilização de narrativas digitais em ambientes de aprendizagem baseada em jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura
title_fullStr Utilização de narrativas digitais em ambientes de aprendizagem baseada em jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura
Utilização de narrativas digitais em ambientes de aprendizagem baseada em jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura
title_full_unstemmed Utilização de narrativas digitais em ambientes de aprendizagem baseada em jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura
Utilização de narrativas digitais em ambientes de aprendizagem baseada em jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura
title_sort Utilização de narrativas digitais em ambientes de aprendizagem baseada em jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura
author Aoki, Ricardo Luiz
author_facet Aoki, Ricardo Luiz
Aoki, Ricardo Luiz
Fiuza, Patricia Jantsch
Lemos, Robson Rodrigues
Fiuza, Patricia Jantsch
Lemos, Robson Rodrigues
author_role author
author2 Fiuza, Patricia Jantsch
Lemos, Robson Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aoki, Ricardo Luiz
Fiuza, Patricia Jantsch
Lemos, Robson Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa digital. Aprendizagem baseada em jogos digitais. Jogos digitais.
Tecnologia
topic Narrativa digital. Aprendizagem baseada em jogos digitais. Jogos digitais.
Tecnologia
description A utilização de jogos digitais como suporte aos processos de ensino e aprendizagem tem sido um campo de pesquisas em amplo desenvolvimento. E o estudo das Narrativas Digitais é parte fundamental do entendimento de como os jogos digitais atuam nos processos cognitivos dos estudantes. Este artigo é resultado de uma Revisão Sistemática de Literatura que possibilitou uma meta-análise de 28 estudos que apresentam correlação da utilização da teoria de Narrativas Digitais com a Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais. Conclui-se que estudos futuros respondam como a Narrativa Digital aplicada em jogos digitais educativos inferem na reflexão do sujeito e possam contribuir para que o mesmo obtenha o aprendizado de forma eficaz.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Revisão Sistemática de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649913
10.20396/etd.v20i4.8649913
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649913
identifier_str_mv 10.20396/etd.v20i4.8649913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649913/18678
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649913/20113
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649913/20114
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1138-1160
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1138-1160
ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1138-1160
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1822180024907726848
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.20396/etd.v20i4.8649913