O desempenho em tecnologias digitais para aprendizagem: um estudo com universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Wagner Roberto Dias
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Salviato-Silva, Ana Cristina, Dell’ Agli, Betânia Alves Veiga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651482
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar a percepção de universitários sobre a influência de recursos computacionais e incentivo dos professores para sua aprendizagem. Participaram do estudo 308 alunos de um curso presencial em uma universidade pública brasileira. Foi utilizado um questionário online como instrumento de coleta, em que seus dados foram analisados com uma abordagem quantitativa. Identificou-se que a tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) é percebida como grande apoiadora nos estudos, porém há alta heterogeneidade de sua apropriação nos estudos e mais da metade indica que raramente ou nunca recebem incentivo dos professores para a utilizarem. A apropriação desse recurso pode ampliar o desempenho acadêmico e reduzir a evasão escolar.
id UNICAMP-19_fb8760768948cfd452008f63baba2a24
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651482
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling O desempenho em tecnologias digitais para aprendizagem: um estudo com universitáriosEducação superior. Tecnologia educacional. Evasão escolar.EducaçãoO objetivo deste artigo é apresentar a percepção de universitários sobre a influência de recursos computacionais e incentivo dos professores para sua aprendizagem. Participaram do estudo 308 alunos de um curso presencial em uma universidade pública brasileira. Foi utilizado um questionário online como instrumento de coleta, em que seus dados foram analisados com uma abordagem quantitativa. Identificou-se que a tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) é percebida como grande apoiadora nos estudos, porém há alta heterogeneidade de sua apropriação nos estudos e mais da metade indica que raramente ou nunca recebem incentivo dos professores para a utilizarem. A apropriação desse recurso pode ampliar o desempenho acadêmico e reduzir a evasão escolar.Universidade Estadual de Campinas2019-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empíricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/865148210.20396/etd.v21i1.8651482ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 182-201ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 182-201ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 182-2011676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651482/19008https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651482/20260Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Wagner Roberto DiasSalviato-Silva, Ana CristinaDell’ Agli, Betânia Alves Veiga2019-01-10T14:17:42Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651482Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2019-01-10T14:17:42ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desempenho em tecnologias digitais para aprendizagem: um estudo com universitários
title O desempenho em tecnologias digitais para aprendizagem: um estudo com universitários
spellingShingle O desempenho em tecnologias digitais para aprendizagem: um estudo com universitários
Nascimento, Wagner Roberto Dias
Educação superior. Tecnologia educacional. Evasão escolar.
Educação
title_short O desempenho em tecnologias digitais para aprendizagem: um estudo com universitários
title_full O desempenho em tecnologias digitais para aprendizagem: um estudo com universitários
title_fullStr O desempenho em tecnologias digitais para aprendizagem: um estudo com universitários
title_full_unstemmed O desempenho em tecnologias digitais para aprendizagem: um estudo com universitários
title_sort O desempenho em tecnologias digitais para aprendizagem: um estudo com universitários
author Nascimento, Wagner Roberto Dias
author_facet Nascimento, Wagner Roberto Dias
Salviato-Silva, Ana Cristina
Dell’ Agli, Betânia Alves Veiga
author_role author
author2 Salviato-Silva, Ana Cristina
Dell’ Agli, Betânia Alves Veiga
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Wagner Roberto Dias
Salviato-Silva, Ana Cristina
Dell’ Agli, Betânia Alves Veiga
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior. Tecnologia educacional. Evasão escolar.
Educação
topic Educação superior. Tecnologia educacional. Evasão escolar.
Educação
description O objetivo deste artigo é apresentar a percepção de universitários sobre a influência de recursos computacionais e incentivo dos professores para sua aprendizagem. Participaram do estudo 308 alunos de um curso presencial em uma universidade pública brasileira. Foi utilizado um questionário online como instrumento de coleta, em que seus dados foram analisados com uma abordagem quantitativa. Identificou-se que a tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) é percebida como grande apoiadora nos estudos, porém há alta heterogeneidade de sua apropriação nos estudos e mais da metade indica que raramente ou nunca recebem incentivo dos professores para a utilizarem. A apropriação desse recurso pode ampliar o desempenho acadêmico e reduzir a evasão escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651482
10.20396/etd.v21i1.8651482
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651482
identifier_str_mv 10.20396/etd.v21i1.8651482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651482/19008
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651482/20260
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 182-201
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 182-201
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 182-201
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1748950174895439872