O desempenho em tecnologias digitais para aprendizagem: um estudo com universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651482 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar a percepção de universitários sobre a influência de recursos computacionais e incentivo dos professores para sua aprendizagem. Participaram do estudo 308 alunos de um curso presencial em uma universidade pública brasileira. Foi utilizado um questionário online como instrumento de coleta, em que seus dados foram analisados com uma abordagem quantitativa. Identificou-se que a tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) é percebida como grande apoiadora nos estudos, porém há alta heterogeneidade de sua apropriação nos estudos e mais da metade indica que raramente ou nunca recebem incentivo dos professores para a utilizarem. A apropriação desse recurso pode ampliar o desempenho acadêmico e reduzir a evasão escolar. |
id |
UNICAMP-19_fb8760768948cfd452008f63baba2a24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651482 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
O desempenho em tecnologias digitais para aprendizagem: um estudo com universitáriosEducação superior. Tecnologia educacional. Evasão escolar.EducaçãoO objetivo deste artigo é apresentar a percepção de universitários sobre a influência de recursos computacionais e incentivo dos professores para sua aprendizagem. Participaram do estudo 308 alunos de um curso presencial em uma universidade pública brasileira. Foi utilizado um questionário online como instrumento de coleta, em que seus dados foram analisados com uma abordagem quantitativa. Identificou-se que a tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) é percebida como grande apoiadora nos estudos, porém há alta heterogeneidade de sua apropriação nos estudos e mais da metade indica que raramente ou nunca recebem incentivo dos professores para a utilizarem. A apropriação desse recurso pode ampliar o desempenho acadêmico e reduzir a evasão escolar.Universidade Estadual de Campinas2019-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empíricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/865148210.20396/etd.v21i1.8651482ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 182-201ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 182-201ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 182-2011676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651482/19008https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651482/20260Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Wagner Roberto DiasSalviato-Silva, Ana CristinaDell’ Agli, Betânia Alves Veiga2019-01-10T14:17:42Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651482Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2019-01-10T14:17:42ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desempenho em tecnologias digitais para aprendizagem: um estudo com universitários |
title |
O desempenho em tecnologias digitais para aprendizagem: um estudo com universitários |
spellingShingle |
O desempenho em tecnologias digitais para aprendizagem: um estudo com universitários Nascimento, Wagner Roberto Dias Educação superior. Tecnologia educacional. Evasão escolar. Educação |
title_short |
O desempenho em tecnologias digitais para aprendizagem: um estudo com universitários |
title_full |
O desempenho em tecnologias digitais para aprendizagem: um estudo com universitários |
title_fullStr |
O desempenho em tecnologias digitais para aprendizagem: um estudo com universitários |
title_full_unstemmed |
O desempenho em tecnologias digitais para aprendizagem: um estudo com universitários |
title_sort |
O desempenho em tecnologias digitais para aprendizagem: um estudo com universitários |
author |
Nascimento, Wagner Roberto Dias |
author_facet |
Nascimento, Wagner Roberto Dias Salviato-Silva, Ana Cristina Dell’ Agli, Betânia Alves Veiga |
author_role |
author |
author2 |
Salviato-Silva, Ana Cristina Dell’ Agli, Betânia Alves Veiga |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Wagner Roberto Dias Salviato-Silva, Ana Cristina Dell’ Agli, Betânia Alves Veiga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior. Tecnologia educacional. Evasão escolar. Educação |
topic |
Educação superior. Tecnologia educacional. Evasão escolar. Educação |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar a percepção de universitários sobre a influência de recursos computacionais e incentivo dos professores para sua aprendizagem. Participaram do estudo 308 alunos de um curso presencial em uma universidade pública brasileira. Foi utilizado um questionário online como instrumento de coleta, em que seus dados foram analisados com uma abordagem quantitativa. Identificou-se que a tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) é percebida como grande apoiadora nos estudos, porém há alta heterogeneidade de sua apropriação nos estudos e mais da metade indica que raramente ou nunca recebem incentivo dos professores para a utilizarem. A apropriação desse recurso pode ampliar o desempenho acadêmico e reduzir a evasão escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651482 10.20396/etd.v21i1.8651482 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651482 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v21i1.8651482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651482/19008 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651482/20260 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 182-201 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 182-201 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 182-201 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1748950174895439872 |