Justiça e democracia na escola: a arte de justificar práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botler, Alice Happ
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650401
Resumo: Introdução: O artigo propõe-se a caracterizar a estruturação da experiência escolar no sentido de tornar visíveis as injustiças que a compõem, bem como ampliar a compreensão sobre as concepções de justiça escolar por parte de sujeitos brasileiros e portugueses em termos de sua organização e justificação na contemporaneidade. A análise é distinta e complementar ao viés jurídico que vem tendo centralidade nos debates educacionais quando o assunto é Justiça. Método: Apresenta resultados de pesquisa que teve por objetivo analisar concepções de estudantes de escolas brasileiras e portuguesas a respeito de justiça, escola justa, práticas justas/ injustas no interior da organização escolar. O estudo de casos recorreu a entrevistas realizadas em 4 escolas de ensino médio, cujos dados foram analisados com base na abordagem da Análise de Conteúdo. Resultados e Conclusão: Tais dados nos estimulam a considerar que o sentimento de injustiça é mais presente nas escolas brasileiras, em que professores e alunos apontam vivencias de indisciplinas e violências no cotidiano escolar, justificando práticas injustas, alertando para as distintas formas que assume a desigualdade social em ambos os países.
id UNICAMP-19_fcd07bb59241fafcbb1308e68ad850cb
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650401
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Justiça e democracia na escola: a arte de justificar práticasDesigualdade. Escola. Brasil. Portugal. Justiça.EducaçãoSociologia da educaçãoJustiça na escolaIntrodução: O artigo propõe-se a caracterizar a estruturação da experiência escolar no sentido de tornar visíveis as injustiças que a compõem, bem como ampliar a compreensão sobre as concepções de justiça escolar por parte de sujeitos brasileiros e portugueses em termos de sua organização e justificação na contemporaneidade. A análise é distinta e complementar ao viés jurídico que vem tendo centralidade nos debates educacionais quando o assunto é Justiça. Método: Apresenta resultados de pesquisa que teve por objetivo analisar concepções de estudantes de escolas brasileiras e portuguesas a respeito de justiça, escola justa, práticas justas/ injustas no interior da organização escolar. O estudo de casos recorreu a entrevistas realizadas em 4 escolas de ensino médio, cujos dados foram analisados com base na abordagem da Análise de Conteúdo. Resultados e Conclusão: Tais dados nos estimulam a considerar que o sentimento de injustiça é mais presente nas escolas brasileiras, em que professores e alunos apontam vivencias de indisciplinas e violências no cotidiano escolar, justificando práticas injustas, alertando para as distintas formas que assume a desigualdade social em ambos os países.Universidade Estadual de Campinas2018-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Empírica; Estudos de Casosapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/865040110.20396/etd.v20i2.8650401ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 2 (2018): Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum.; 305-324ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 2 (2018): Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum.; 305-324ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 2 (2018): Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum.; 305-3241676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650401/17898https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650401/20177Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBotler, Alice Happ2018-04-25T14:04:37Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650401Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:25.200806ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Justiça e democracia na escola: a arte de justificar práticas
title Justiça e democracia na escola: a arte de justificar práticas
spellingShingle Justiça e democracia na escola: a arte de justificar práticas
Botler, Alice Happ
Desigualdade. Escola. Brasil. Portugal. Justiça.
Educação
Sociologia da educação
Justiça na escola
title_short Justiça e democracia na escola: a arte de justificar práticas
title_full Justiça e democracia na escola: a arte de justificar práticas
title_fullStr Justiça e democracia na escola: a arte de justificar práticas
title_full_unstemmed Justiça e democracia na escola: a arte de justificar práticas
title_sort Justiça e democracia na escola: a arte de justificar práticas
author Botler, Alice Happ
author_facet Botler, Alice Happ
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Botler, Alice Happ
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdade. Escola. Brasil. Portugal. Justiça.
Educação
Sociologia da educação
Justiça na escola
topic Desigualdade. Escola. Brasil. Portugal. Justiça.
Educação
Sociologia da educação
Justiça na escola
description Introdução: O artigo propõe-se a caracterizar a estruturação da experiência escolar no sentido de tornar visíveis as injustiças que a compõem, bem como ampliar a compreensão sobre as concepções de justiça escolar por parte de sujeitos brasileiros e portugueses em termos de sua organização e justificação na contemporaneidade. A análise é distinta e complementar ao viés jurídico que vem tendo centralidade nos debates educacionais quando o assunto é Justiça. Método: Apresenta resultados de pesquisa que teve por objetivo analisar concepções de estudantes de escolas brasileiras e portuguesas a respeito de justiça, escola justa, práticas justas/ injustas no interior da organização escolar. O estudo de casos recorreu a entrevistas realizadas em 4 escolas de ensino médio, cujos dados foram analisados com base na abordagem da Análise de Conteúdo. Resultados e Conclusão: Tais dados nos estimulam a considerar que o sentimento de injustiça é mais presente nas escolas brasileiras, em que professores e alunos apontam vivencias de indisciplinas e violências no cotidiano escolar, justificando práticas injustas, alertando para as distintas formas que assume a desigualdade social em ambos os países.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa Empírica; Estudos de Casos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650401
10.20396/etd.v20i2.8650401
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650401
identifier_str_mv 10.20396/etd.v20i2.8650401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650401/17898
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650401/20177
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 2 (2018): Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum.; 305-324
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 2 (2018): Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum.; 305-324
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 2 (2018): Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum.; 305-324
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653922828288