Contribuições para a qualidade do ar interior em salas de aula pós pandemia de COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Saulo Vieira de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pagel, Érica Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PARC (Campinas)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8670256
Resumo: No final de 2019 surgiu uma nova doença provocada pelo SARS-CoV-2 e, em seguida, foi declarada pandemia pela Organização Mundial de Saúde. Tal fato, implicou em inúmeras restrições, dentre elas, o fechamento de escolas em diversos países. Com o retorno gradual das atividades de ensino, os estabelecimentos se viram obrigados a adotarem protocolos de prevenção. O objetivo deste trabalho foi levantar, na literatura científica, as formas de contaminação de pessoa para pessoa em ambientes interiores, com foco em salas de aula, bem como identificar as diferentes estratégias propostas para redução do risco de infecção dos usuários, sobretudo no que se refere à ventilação e ações para a mitigação da transmissão do vírus em escolas. A metodologia adotada foi a Revisão Sistemática da Literatura (RSL), que partiu de uma seleção de artigos junto aos portais PubMed e Portal de Periódicos da CAPES, resultando na análise de 52 documentos. Como resultados, identificou-se que as partículas aéreas emitidas por indivíduos infectados possuem grande variação de tamanho e alcance, o que diversifica a possibilidade de contágio. Os trabalhos indicaram a necessidade do incremento da ventilação natural por meio da abertura constante de janelas e portas; do aumento das taxas de renovação do ar interno, sem recirculação; do uso de filtros de alta eficiência para eliminação das partículas contaminadas e da necessidade de preocupações que visem ambientes escolares saudáveis, tanto durante situações pandêmicas quanto não pandêmicas. A pandemia reforçou a importância da temática da qualidade do ar de interiores nos estudos de arquitetura e construção.
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