Três movimentos metodológicos para o estudo da Biblioteca Pessoal Alda Lodi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Brian Diniz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gomes, Maria Laura Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654185
Resumo: O artigo apresenta três movimentos metodológicos empreendidos em uma pesquisa realizada tomando como fonte e objeto a biblioteca da professora Alda Lodi. O texto é centrado na apresentação e discussão das escolhas metodológicas  realizadas nos três movimentos empreendidos: o primeiro, a constituição do corpus de pesquisa através de uma catalogação dos livros da biblioteca; o segundo, uma investigação dos autores mais citados nos livros da biblioteca mediante o mapeamento das referências bibliográficas; o terceiro, a escolha de dois livros para uma análise mais aprofundada e a investigação das marcas de leitor presentes nesses livros. Destacam-se as implicações das escolhas para a pesquisa, assim como defende-se a adoção de procedimentos metodológicos adequados e posteriores ao conhecimento dos objetos de pesquisa. Por fim, ressalta-se a possibilidade do uso das marcas de leitor na compreensão dos usos do texto pelo professor-leitor.
id UNICAMP-21_224ee2fd7a26ca0d0d377425aad99ddf
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8654185
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling Três movimentos metodológicos para o estudo da Biblioteca Pessoal Alda LodiAlda LodiEnsino de matemáticaEscola novaBibliotecas de professoresAlda LodiMathematics teachingNew schoolTeachers’ librariesO artigo apresenta três movimentos metodológicos empreendidos em uma pesquisa realizada tomando como fonte e objeto a biblioteca da professora Alda Lodi. O texto é centrado na apresentação e discussão das escolhas metodológicas  realizadas nos três movimentos empreendidos: o primeiro, a constituição do corpus de pesquisa através de uma catalogação dos livros da biblioteca; o segundo, uma investigação dos autores mais citados nos livros da biblioteca mediante o mapeamento das referências bibliográficas; o terceiro, a escolha de dois livros para uma análise mais aprofundada e a investigação das marcas de leitor presentes nesses livros. Destacam-se as implicações das escolhas para a pesquisa, assim como defende-se a adoção de procedimentos metodológicos adequados e posteriores ao conhecimento dos objetos de pesquisa. Por fim, ressalta-se a possibilidade do uso das marcas de leitor na compreensão dos usos do texto pelo professor-leitor.Universidade Estadual de Campinas2019-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/865418510.20396/zet.v27i0.8654185Zetetike; Vol. 27 (2019): Publicação Contínua; e019006Zetetike; Vol. 27 (2019): Publicação Contínua; e019006Zetetike; v. 27 (2019): Publicação Contínua; e0190062176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654185/19298https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654185/20746Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2019 Zetetikehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Brian DinizGomes, Maria Laura Magalhães2024-01-09T12:54:04Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8654185Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2024-01-09T12:54:04Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Três movimentos metodológicos para o estudo da Biblioteca Pessoal Alda Lodi
title Três movimentos metodológicos para o estudo da Biblioteca Pessoal Alda Lodi
spellingShingle Três movimentos metodológicos para o estudo da Biblioteca Pessoal Alda Lodi
Amorim, Brian Diniz
Alda Lodi
Ensino de matemática
Escola nova
Bibliotecas de professores
Alda Lodi
Mathematics teaching
New school
Teachers’ libraries
title_short Três movimentos metodológicos para o estudo da Biblioteca Pessoal Alda Lodi
title_full Três movimentos metodológicos para o estudo da Biblioteca Pessoal Alda Lodi
title_fullStr Três movimentos metodológicos para o estudo da Biblioteca Pessoal Alda Lodi
title_full_unstemmed Três movimentos metodológicos para o estudo da Biblioteca Pessoal Alda Lodi
title_sort Três movimentos metodológicos para o estudo da Biblioteca Pessoal Alda Lodi
author Amorim, Brian Diniz
author_facet Amorim, Brian Diniz
Gomes, Maria Laura Magalhães
author_role author
author2 Gomes, Maria Laura Magalhães
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Brian Diniz
Gomes, Maria Laura Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Alda Lodi
Ensino de matemática
Escola nova
Bibliotecas de professores
Alda Lodi
Mathematics teaching
New school
Teachers’ libraries
topic Alda Lodi
Ensino de matemática
Escola nova
Bibliotecas de professores
Alda Lodi
Mathematics teaching
New school
Teachers’ libraries
description O artigo apresenta três movimentos metodológicos empreendidos em uma pesquisa realizada tomando como fonte e objeto a biblioteca da professora Alda Lodi. O texto é centrado na apresentação e discussão das escolhas metodológicas  realizadas nos três movimentos empreendidos: o primeiro, a constituição do corpus de pesquisa através de uma catalogação dos livros da biblioteca; o segundo, uma investigação dos autores mais citados nos livros da biblioteca mediante o mapeamento das referências bibliográficas; o terceiro, a escolha de dois livros para uma análise mais aprofundada e a investigação das marcas de leitor presentes nesses livros. Destacam-se as implicações das escolhas para a pesquisa, assim como defende-se a adoção de procedimentos metodológicos adequados e posteriores ao conhecimento dos objetos de pesquisa. Por fim, ressalta-se a possibilidade do uso das marcas de leitor na compreensão dos usos do texto pelo professor-leitor.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654185
10.20396/zet.v27i0.8654185
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654185
identifier_str_mv 10.20396/zet.v27i0.8654185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654185/19298
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654185/20746
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Zetetike
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Zetetike
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 27 (2019): Publicação Contínua; e019006
Zetetike; Vol. 27 (2019): Publicação Contínua; e019006
Zetetike; v. 27 (2019): Publicação Contínua; e019006
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329592820269056