Três movimentos metodológicos para o estudo da Biblioteca Pessoal Alda Lodi
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654185 |
Resumo: | O artigo apresenta três movimentos metodológicos empreendidos em uma pesquisa realizada tomando como fonte e objeto a biblioteca da professora Alda Lodi. O texto é centrado na apresentação e discussão das escolhas metodológicas realizadas nos três movimentos empreendidos: o primeiro, a constituição do corpus de pesquisa através de uma catalogação dos livros da biblioteca; o segundo, uma investigação dos autores mais citados nos livros da biblioteca mediante o mapeamento das referências bibliográficas; o terceiro, a escolha de dois livros para uma análise mais aprofundada e a investigação das marcas de leitor presentes nesses livros. Destacam-se as implicações das escolhas para a pesquisa, assim como defende-se a adoção de procedimentos metodológicos adequados e posteriores ao conhecimento dos objetos de pesquisa. Por fim, ressalta-se a possibilidade do uso das marcas de leitor na compreensão dos usos do texto pelo professor-leitor. |
id |
UNICAMP-21_224ee2fd7a26ca0d0d377425aad99ddf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8654185 |
network_acronym_str |
UNICAMP-21 |
network_name_str |
Zetetiké (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Três movimentos metodológicos para o estudo da Biblioteca Pessoal Alda LodiAlda LodiEnsino de matemáticaEscola novaBibliotecas de professoresAlda LodiMathematics teachingNew schoolTeachers’ librariesO artigo apresenta três movimentos metodológicos empreendidos em uma pesquisa realizada tomando como fonte e objeto a biblioteca da professora Alda Lodi. O texto é centrado na apresentação e discussão das escolhas metodológicas realizadas nos três movimentos empreendidos: o primeiro, a constituição do corpus de pesquisa através de uma catalogação dos livros da biblioteca; o segundo, uma investigação dos autores mais citados nos livros da biblioteca mediante o mapeamento das referências bibliográficas; o terceiro, a escolha de dois livros para uma análise mais aprofundada e a investigação das marcas de leitor presentes nesses livros. Destacam-se as implicações das escolhas para a pesquisa, assim como defende-se a adoção de procedimentos metodológicos adequados e posteriores ao conhecimento dos objetos de pesquisa. Por fim, ressalta-se a possibilidade do uso das marcas de leitor na compreensão dos usos do texto pelo professor-leitor.Universidade Estadual de Campinas2019-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/865418510.20396/zet.v27i0.8654185Zetetike; Vol. 27 (2019): Publicação Contínua; e019006Zetetike; Vol. 27 (2019): Publicação Contínua; e019006Zetetike; v. 27 (2019): Publicação Contínua; e0190062176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654185/19298https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654185/20746Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2019 Zetetikehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Brian DinizGomes, Maria Laura Magalhães2024-01-09T12:54:04Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8654185Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2024-01-09T12:54:04Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Três movimentos metodológicos para o estudo da Biblioteca Pessoal Alda Lodi |
title |
Três movimentos metodológicos para o estudo da Biblioteca Pessoal Alda Lodi |
spellingShingle |
Três movimentos metodológicos para o estudo da Biblioteca Pessoal Alda Lodi Amorim, Brian Diniz Alda Lodi Ensino de matemática Escola nova Bibliotecas de professores Alda Lodi Mathematics teaching New school Teachers’ libraries |
title_short |
Três movimentos metodológicos para o estudo da Biblioteca Pessoal Alda Lodi |
title_full |
Três movimentos metodológicos para o estudo da Biblioteca Pessoal Alda Lodi |
title_fullStr |
Três movimentos metodológicos para o estudo da Biblioteca Pessoal Alda Lodi |
title_full_unstemmed |
Três movimentos metodológicos para o estudo da Biblioteca Pessoal Alda Lodi |
title_sort |
Três movimentos metodológicos para o estudo da Biblioteca Pessoal Alda Lodi |
author |
Amorim, Brian Diniz |
author_facet |
Amorim, Brian Diniz Gomes, Maria Laura Magalhães |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Maria Laura Magalhães |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Brian Diniz Gomes, Maria Laura Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alda Lodi Ensino de matemática Escola nova Bibliotecas de professores Alda Lodi Mathematics teaching New school Teachers’ libraries |
topic |
Alda Lodi Ensino de matemática Escola nova Bibliotecas de professores Alda Lodi Mathematics teaching New school Teachers’ libraries |
description |
O artigo apresenta três movimentos metodológicos empreendidos em uma pesquisa realizada tomando como fonte e objeto a biblioteca da professora Alda Lodi. O texto é centrado na apresentação e discussão das escolhas metodológicas realizadas nos três movimentos empreendidos: o primeiro, a constituição do corpus de pesquisa através de uma catalogação dos livros da biblioteca; o segundo, uma investigação dos autores mais citados nos livros da biblioteca mediante o mapeamento das referências bibliográficas; o terceiro, a escolha de dois livros para uma análise mais aprofundada e a investigação das marcas de leitor presentes nesses livros. Destacam-se as implicações das escolhas para a pesquisa, assim como defende-se a adoção de procedimentos metodológicos adequados e posteriores ao conhecimento dos objetos de pesquisa. Por fim, ressalta-se a possibilidade do uso das marcas de leitor na compreensão dos usos do texto pelo professor-leitor. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654185 10.20396/zet.v27i0.8654185 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654185 |
identifier_str_mv |
10.20396/zet.v27i0.8654185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654185/19298 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654185/20746 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Zetetike https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Zetetike https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Contemporary Brasil; Contemporâneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Zetetike; Vol. 27 (2019): Publicação Contínua; e019006 Zetetike; Vol. 27 (2019): Publicação Contínua; e019006 Zetetike; v. 27 (2019): Publicação Contínua; e019006 2176-1744 reponame:Zetetiké (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Zetetiké (Online) |
collection |
Zetetiké (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
zetetike@unicamp.br |
_version_ |
1798329592820269056 |