História, sensos matemáticos e constructos reflexivos matemáticos: questões sobre educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Antonio Carlos Carrera de
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646909
Resumo: This paper seeks for the foundations in the History of Mathematics, Psycology and Antropology in order to establish an epistemological paradigm for Mathematical Education. The purpose is to show that it’s possible to restore historically the external approach in contraposition to the internal approach, by using the Mathematical Senses and Mathematical Reflexive Constructs. Therefore, we indicate that science should be taken as the sober experience followed by the necessary “mathematization”.
id UNICAMP-21_28f5bd7a10e9cd5d59415bb6b007e09b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646909
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling História, sensos matemáticos e constructos reflexivos matemáticos: questões sobre educação matemáticaHistória, sensos matemáticos e constructos reflexivos matemáticos: questões sobre educação matemáticaEducação matemáticaConstructos Reflexivos MatemáticosEducação matemáticaConstructos reflexivos matemáticosThis paper seeks for the foundations in the History of Mathematics, Psycology and Antropology in order to establish an epistemological paradigm for Mathematical Education. The purpose is to show that it’s possible to restore historically the external approach in contraposition to the internal approach, by using the Mathematical Senses and Mathematical Reflexive Constructs. Therefore, we indicate that science should be taken as the sober experience followed by the necessary “mathematization”.Este artigo busca na História da Matemática, Psicologia e Antropologia os fundamentos para estabelecer um paradigma epistemológico para a Educação Matemática. Propõe que, através dos Sensos Matemáticos e dos Constructos Reflexivos Matemáticos, recupera-se historicamente a abordagem externalista em contraposição à abordagem internalista da Matemática. Para tanto, indica que a ciência é entendida como a sensata experiência acompanhada da matematização necessária.Universidade Estadual de Campinas1995-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864690910.20396/zet.v3i3.8646909Zetetike; Vol. 3 No. 2 (1995): jul./dez. [4]; 41-62Zetetike; Vol. 3 Núm. 2 (1995): jul./dez. [4]; 41-62Zetetike; v. 3 n. 2 (1995): jul./dez. [4]; 41-622176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646909/13811Brasil; 1995Brasil; 1995Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Antonio Carlos Carrera de2023-10-26T11:46:39Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646909Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T11:46:39Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv História, sensos matemáticos e constructos reflexivos matemáticos: questões sobre educação matemática
História, sensos matemáticos e constructos reflexivos matemáticos: questões sobre educação matemática
title História, sensos matemáticos e constructos reflexivos matemáticos: questões sobre educação matemática
spellingShingle História, sensos matemáticos e constructos reflexivos matemáticos: questões sobre educação matemática
Souza, Antonio Carlos Carrera de
Educação matemática
Constructos Reflexivos Matemáticos
Educação matemática
Constructos reflexivos matemáticos
title_short História, sensos matemáticos e constructos reflexivos matemáticos: questões sobre educação matemática
title_full História, sensos matemáticos e constructos reflexivos matemáticos: questões sobre educação matemática
title_fullStr História, sensos matemáticos e constructos reflexivos matemáticos: questões sobre educação matemática
title_full_unstemmed História, sensos matemáticos e constructos reflexivos matemáticos: questões sobre educação matemática
title_sort História, sensos matemáticos e constructos reflexivos matemáticos: questões sobre educação matemática
author Souza, Antonio Carlos Carrera de
author_facet Souza, Antonio Carlos Carrera de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Antonio Carlos Carrera de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Constructos Reflexivos Matemáticos
Educação matemática
Constructos reflexivos matemáticos
topic Educação matemática
Constructos Reflexivos Matemáticos
Educação matemática
Constructos reflexivos matemáticos
description This paper seeks for the foundations in the History of Mathematics, Psycology and Antropology in order to establish an epistemological paradigm for Mathematical Education. The purpose is to show that it’s possible to restore historically the external approach in contraposition to the internal approach, by using the Mathematical Senses and Mathematical Reflexive Constructs. Therefore, we indicate that science should be taken as the sober experience followed by the necessary “mathematization”.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646909
10.20396/zet.v3i3.8646909
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646909
identifier_str_mv 10.20396/zet.v3i3.8646909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646909/13811
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; 1995
Brasil; 1995
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 3 No. 2 (1995): jul./dez. [4]; 41-62
Zetetike; Vol. 3 Núm. 2 (1995): jul./dez. [4]; 41-62
Zetetike; v. 3 n. 2 (1995): jul./dez. [4]; 41-62
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329591544152064