O jogo das relações didáticas sob a influência dos projetos de trabalho
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646958 |
Resumo: | O presente artigo pretende refletir sobre o ‘jogo de relações’ estabelecidas em sala de aula pelo professor e alunos em torno da aquisição do saber, a partir da noção do “Contrato Didático” proposta por Guy Brousseau. Destaca, também, o dinamismo da relação didática em duas situações possíveis no ensino de matemática. A primeira, revela um contrato convencional já incorporado na tradição escolar com a estratégia ‘arme e efetue’; a outra, em contraposição, provoca a ruptura desse tipo de contrato mediante uma prática com projetos de trabalho. Nas considerações finais, abre-se espaço para discutir as situações e tece-se algumas reflexões acerca do tema. |
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O jogo das relações didáticas sob a influência dos projetos de trabalhoO jogo das relações didáticas sob a influência dos projetos de trabalhoContrato didáticoAlgoritmização do ensino de matemáticaProjetos de trabalhoContrato didáticoAlgoritmização do ensino de matemáticaProjetos de trabalhoO presente artigo pretende refletir sobre o ‘jogo de relações’ estabelecidas em sala de aula pelo professor e alunos em torno da aquisição do saber, a partir da noção do “Contrato Didático” proposta por Guy Brousseau. Destaca, também, o dinamismo da relação didática em duas situações possíveis no ensino de matemática. A primeira, revela um contrato convencional já incorporado na tradição escolar com a estratégia ‘arme e efetue’; a outra, em contraposição, provoca a ruptura desse tipo de contrato mediante uma prática com projetos de trabalho. Nas considerações finais, abre-se espaço para discutir as situações e tece-se algumas reflexões acerca do tema.O presente artigo pretende refletir sobre o ‘jogo de relações’ estabelecidas em sala de aula pelo professor e alunos em torno da aquisição do saber, a partir da noção do “Contrato Didático” proposta por Guy Brousseau. Destaca, também, o dinamismo da relação didática em duas situações possíveis no ensino de matemática. A primeira, revela um contrato convencional já incorporado na tradição escolar com a estratégia ‘arme e efetue’; a outra, em contraposição, provoca a ruptura desse tipo de contrato mediante uma prática com projetos de trabalho. Nas considerações finais, abre-se espaço para discutir as situações e tece-se algumas reflexões acerca do tema.Universidade Estadual de Campinas2003-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864695810.20396/zet.v11i20.8646958Zetetike; Vol. 11 No. 2 (2003): jul./dez. [20]; 110-139Zetetike; Vol. 11 Núm. 2 (2003): jul./dez. [20]; 110-139Zetetike; v. 11 n. 2 (2003): jul./dez. [20]; 110-1392176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646958/13859Brasil; 2003Brasil; 2003Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoretti, Méricles Thadeu2023-10-26T15:44:30Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646958Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T15:44:30Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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