Formalização e intuição no contexto do conhecimento, do ensino e da atuação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Eliana Maria do Sacramento
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646910
Resumo: Some parallel lines may be drawn between formalization and intuition. Intuition is a starting point for accessing reality. However, it is desirable to make use of the deductive reasoning of formalization to base and complement the conclusions of intuitive thought. The teaching of the bases of the bases of the deductive method and evaluation of intuitive ideas are, thus, fundamental I every education level.
id UNICAMP-21_5b9326c08b6780787536fe5c65615699
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646910
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling Formalização e intuição no contexto do conhecimento, do ensino e da atuação socialFormalização e intuição no contexto do conhecimento, do ensino e da atuação socialEducação matemáticaIntuiçãoEducação matemáticaIntuiçãoSome parallel lines may be drawn between formalization and intuition. Intuition is a starting point for accessing reality. However, it is desirable to make use of the deductive reasoning of formalization to base and complement the conclusions of intuitive thought. The teaching of the bases of the bases of the deductive method and evaluation of intuitive ideas are, thus, fundamental I every education level.Pode-se traçar alguns paralelos entre a formalização e a intuição. A intuição é um ponto de partida para o acesso à realidade. No entanto, é desejável fazer uso do raciocínio dedutivo da formalização para fundamentar e complementar as conclusões de um pensamento intuitivo. O ensino das bases do método dedutivo e a valorização das idéias intuitivas são, dessa maneira, fundamentais em qualquer grau de ensino.   Universidade Estadual de Campinas1995-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864691010.20396/zet.v3i3.8646910Zetetike; Vol. 3 No. 2 (1995): jul./dez. [4]; 63-72Zetetike; Vol. 3 Núm. 2 (1995): jul./dez. [4]; 63-72Zetetike; v. 3 n. 2 (1995): jul./dez. [4]; 63-722176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646910/13812Brasil; 1995Brasil; 1995Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Eliana Maria do Sacramento2023-10-26T11:46:39Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646910Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T11:46:39Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formalização e intuição no contexto do conhecimento, do ensino e da atuação social
Formalização e intuição no contexto do conhecimento, do ensino e da atuação social
title Formalização e intuição no contexto do conhecimento, do ensino e da atuação social
spellingShingle Formalização e intuição no contexto do conhecimento, do ensino e da atuação social
Soares, Eliana Maria do Sacramento
Educação matemática
Intuição
Educação matemática
Intuição
title_short Formalização e intuição no contexto do conhecimento, do ensino e da atuação social
title_full Formalização e intuição no contexto do conhecimento, do ensino e da atuação social
title_fullStr Formalização e intuição no contexto do conhecimento, do ensino e da atuação social
title_full_unstemmed Formalização e intuição no contexto do conhecimento, do ensino e da atuação social
title_sort Formalização e intuição no contexto do conhecimento, do ensino e da atuação social
author Soares, Eliana Maria do Sacramento
author_facet Soares, Eliana Maria do Sacramento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Eliana Maria do Sacramento
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Intuição
Educação matemática
Intuição
topic Educação matemática
Intuição
Educação matemática
Intuição
description Some parallel lines may be drawn between formalization and intuition. Intuition is a starting point for accessing reality. However, it is desirable to make use of the deductive reasoning of formalization to base and complement the conclusions of intuitive thought. The teaching of the bases of the bases of the deductive method and evaluation of intuitive ideas are, thus, fundamental I every education level.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646910
10.20396/zet.v3i3.8646910
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646910
identifier_str_mv 10.20396/zet.v3i3.8646910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646910/13812
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; 1995
Brasil; 1995
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 3 No. 2 (1995): jul./dez. [4]; 63-72
Zetetike; Vol. 3 Núm. 2 (1995): jul./dez. [4]; 63-72
Zetetike; v. 3 n. 2 (1995): jul./dez. [4]; 63-72
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329591545200640