A INTUIÇÃO E O SABER GEOMÉTRICO: contribuições das pesquisas historiográficas para produção de uma epistemologia do ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/510 |
Resumo: | O presente artigo analisa as implicações didático, pedagógicas, e também epistemológicas, que a noção de intuição exerceu sobre o saber geométrico. De forma particular, discute-se as possíveis contribuições do intercruzamento dos resultados das pesquisas envolvendo História da Educação Matemática e História da Matemática para compreensão dos saberes que caracterizam o trabalho profissional do professor que ensina geometria. Como referência para as análises desenvolvidas neste artigo tomaremos produções sobre o tema, sobretudo de origem francesas. As análises indicam que a noção da intuição, ora tomada como pressuposto para analisar os processos de elaboração dos mecanismos internos de compreensão daquele que aprende, ora compreendida como uma dimensão do próprio saber disciplinar, parece participar efetivamente da produção dos saberes que caracterizam o ensino de geometria. |
id |
SBHMAT_384ac9524d32919d8da6f5cf850bf505 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/510 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
A INTUIÇÃO E O SABER GEOMÉTRICO: contribuições das pesquisas historiográficas para produção de uma epistemologia do ensinoHistória da Educação MatemáticaHistória da MatemáticaIntuiçãoEnsinoGeometriaO presente artigo analisa as implicações didático, pedagógicas, e também epistemológicas, que a noção de intuição exerceu sobre o saber geométrico. De forma particular, discute-se as possíveis contribuições do intercruzamento dos resultados das pesquisas envolvendo História da Educação Matemática e História da Matemática para compreensão dos saberes que caracterizam o trabalho profissional do professor que ensina geometria. Como referência para as análises desenvolvidas neste artigo tomaremos produções sobre o tema, sobretudo de origem francesas. As análises indicam que a noção da intuição, ora tomada como pressuposto para analisar os processos de elaboração dos mecanismos internos de compreensão daquele que aprende, ora compreendida como uma dimensão do próprio saber disciplinar, parece participar efetivamente da produção dos saberes que caracterizam o ensino de geometria.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2022-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/510Revista de História da Educação Matemática; v. 8 (2022): Fluxo Contínuo; 1-202447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/510/428Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDesquivel, Marcio Oliveira2023-12-13T16:26:51Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/510Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:26:51Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTUIÇÃO E O SABER GEOMÉTRICO: contribuições das pesquisas historiográficas para produção de uma epistemologia do ensino |
title |
A INTUIÇÃO E O SABER GEOMÉTRICO: contribuições das pesquisas historiográficas para produção de uma epistemologia do ensino |
spellingShingle |
A INTUIÇÃO E O SABER GEOMÉTRICO: contribuições das pesquisas historiográficas para produção de uma epistemologia do ensino Desquivel, Marcio Oliveira História da Educação Matemática História da Matemática Intuição Ensino Geometria |
title_short |
A INTUIÇÃO E O SABER GEOMÉTRICO: contribuições das pesquisas historiográficas para produção de uma epistemologia do ensino |
title_full |
A INTUIÇÃO E O SABER GEOMÉTRICO: contribuições das pesquisas historiográficas para produção de uma epistemologia do ensino |
title_fullStr |
A INTUIÇÃO E O SABER GEOMÉTRICO: contribuições das pesquisas historiográficas para produção de uma epistemologia do ensino |
title_full_unstemmed |
A INTUIÇÃO E O SABER GEOMÉTRICO: contribuições das pesquisas historiográficas para produção de uma epistemologia do ensino |
title_sort |
A INTUIÇÃO E O SABER GEOMÉTRICO: contribuições das pesquisas historiográficas para produção de uma epistemologia do ensino |
author |
Desquivel, Marcio Oliveira |
author_facet |
Desquivel, Marcio Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Desquivel, Marcio Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática História da Matemática Intuição Ensino Geometria |
topic |
História da Educação Matemática História da Matemática Intuição Ensino Geometria |
description |
O presente artigo analisa as implicações didático, pedagógicas, e também epistemológicas, que a noção de intuição exerceu sobre o saber geométrico. De forma particular, discute-se as possíveis contribuições do intercruzamento dos resultados das pesquisas envolvendo História da Educação Matemática e História da Matemática para compreensão dos saberes que caracterizam o trabalho profissional do professor que ensina geometria. Como referência para as análises desenvolvidas neste artigo tomaremos produções sobre o tema, sobretudo de origem francesas. As análises indicam que a noção da intuição, ora tomada como pressuposto para analisar os processos de elaboração dos mecanismos internos de compreensão daquele que aprende, ora compreendida como uma dimensão do próprio saber disciplinar, parece participar efetivamente da produção dos saberes que caracterizam o ensino de geometria. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/510 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/510/428 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 8 (2022): Fluxo Contínuo; 1-20 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1816702034436423680 |