Interdisciplinarity in teaching Mathematics and Physical Education in PROEJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Paula Reis de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Faria, Ricardo Campos de, Gazire, Eliane Scheid
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646613
Resumo: With the implementation of the Programa de Integração à Educação Básica na ModalidadeEducação de Jovens e Adultos – PROEJA – in the Federal Institutes of Technological Education therehas been a need to investigate the possibilities of creating interdisciplinary activities for the course inCommunity Health, to provide the student with a comprehensive education. The activity presented herewas applied as an exploratory-investigative experience. Later it was described and analyzed in order tovalidate its potential and prepare the teacher for the possibilities of interdisciplinary work withmathematics and physical education, to raise awareness about quality of life and care against obesity.
id UNICAMP-21_74cc6d88d727140794303a186a70dd10
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646613
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling Interdisciplinarity in teaching Mathematics and Physical Education in PROEJAInterdisciplinaridade no ensino de Matemática e Educação Física no PROEJAPROEJAMathematicsPhysical educationInterdisciplinarityTeaching materialPROEJAMatemáticaEducação FísicaInterdisciplinaridadeMaterial didáticoMatemática e Saúdetrabalho interdisciplinarrelato de experiência na construção de material didáticoWith the implementation of the Programa de Integração à Educação Básica na ModalidadeEducação de Jovens e Adultos – PROEJA – in the Federal Institutes of Technological Education therehas been a need to investigate the possibilities of creating interdisciplinary activities for the course inCommunity Health, to provide the student with a comprehensive education. The activity presented herewas applied as an exploratory-investigative experience. Later it was described and analyzed in order tovalidate its potential and prepare the teacher for the possibilities of interdisciplinary work withmathematics and physical education, to raise awareness about quality of life and care against obesity.Diante da implantação do Programa de Integração à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos – PROEJA – na rede federal de Educação Profissional e Tecnológica, viu-se a necessidade de investigar as possibilidades da construção de atividades interdisciplinares para o curso de Agente Comunitário de Saúde, a fim de proporcionar ao estudante uma formação integral. A atividade aqui apresentada foi aplicada com caráter exploratório-investigativo. Posteriormente, foi descrita e analisada, com o objetivo de verificar sua potencialidade e instrumentalizar o professor quanto às possibilidades de trabalho interdisciplinar com a Matemática e a Educação Física, para a conscientização sobre qualidade de vida e sobre cuidados contra a obesidade.Universidade Estadual de Campinas2013-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864661310.20396/zet.v20i38.8646613Zetetike; Vol. 20 No. 2 (2012): jul./dez. [38]; 111-124Zetetike; Vol. 20 Núm. 2 (2012): jul./dez. [38]; 111-124Zetetike; v. 20 n. 2 (2012): jul./dez. [38]; 111-1242176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646613/13515Brazil; 2012Brasil; 2012Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Paula Reis deFaria, Ricardo Campos deGazire, Eliane Scheid2023-11-23T14:48:41Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646613Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-11-23T14:48:41Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinarity in teaching Mathematics and Physical Education in PROEJA
Interdisciplinaridade no ensino de Matemática e Educação Física no PROEJA
title Interdisciplinarity in teaching Mathematics and Physical Education in PROEJA
spellingShingle Interdisciplinarity in teaching Mathematics and Physical Education in PROEJA
Miranda, Paula Reis de
PROEJA
Mathematics
Physical education
Interdisciplinarity
Teaching material
PROEJA
Matemática
Educação Física
Interdisciplinaridade
Material didático
Matemática e Saúde
trabalho interdisciplinar
relato de experiência na construção de material didático
title_short Interdisciplinarity in teaching Mathematics and Physical Education in PROEJA
title_full Interdisciplinarity in teaching Mathematics and Physical Education in PROEJA
title_fullStr Interdisciplinarity in teaching Mathematics and Physical Education in PROEJA
title_full_unstemmed Interdisciplinarity in teaching Mathematics and Physical Education in PROEJA
title_sort Interdisciplinarity in teaching Mathematics and Physical Education in PROEJA
author Miranda, Paula Reis de
author_facet Miranda, Paula Reis de
Faria, Ricardo Campos de
Gazire, Eliane Scheid
author_role author
author2 Faria, Ricardo Campos de
Gazire, Eliane Scheid
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Paula Reis de
Faria, Ricardo Campos de
Gazire, Eliane Scheid
dc.subject.por.fl_str_mv PROEJA
Mathematics
Physical education
Interdisciplinarity
Teaching material
PROEJA
Matemática
Educação Física
Interdisciplinaridade
Material didático
Matemática e Saúde
trabalho interdisciplinar
relato de experiência na construção de material didático
topic PROEJA
Mathematics
Physical education
Interdisciplinarity
Teaching material
PROEJA
Matemática
Educação Física
Interdisciplinaridade
Material didático
Matemática e Saúde
trabalho interdisciplinar
relato de experiência na construção de material didático
description With the implementation of the Programa de Integração à Educação Básica na ModalidadeEducação de Jovens e Adultos – PROEJA – in the Federal Institutes of Technological Education therehas been a need to investigate the possibilities of creating interdisciplinary activities for the course inCommunity Health, to provide the student with a comprehensive education. The activity presented herewas applied as an exploratory-investigative experience. Later it was described and analyzed in order tovalidate its potential and prepare the teacher for the possibilities of interdisciplinary work withmathematics and physical education, to raise awareness about quality of life and care against obesity.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646613
10.20396/zet.v20i38.8646613
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646613
identifier_str_mv 10.20396/zet.v20i38.8646613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646613/13515
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; 2012
Brasil; 2012
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 20 No. 2 (2012): jul./dez. [38]; 111-124
Zetetike; Vol. 20 Núm. 2 (2012): jul./dez. [38]; 111-124
Zetetike; v. 20 n. 2 (2012): jul./dez. [38]; 111-124
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329589915713536