Matemática, cultura e poder
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646805 |
Resumo: | Este artigo lida com a interação no ensino de matemática, de um lado, padrões culturais predominantes de crenças, pensamentos e comportamento de outro, especialmente em países do Terceiro Mundo. O artigo aponta para a importância da cultura ao influenciar o modo pelo qual as pessoas vêem coisas e entendem conceitos, e para a importância do uso de fontes culturais, sociais e experiências pessoais para fazer o ensino de matemática mais efetivo e significativo, como também para os modos pelos quais a matemática pode ser usada para lidar com alguns pontos fracos da própria cultura e sociedade. Além disso, o artigo ressalta o conflito que normalmente ocorre entre as autoridades existentes e o ensino da matemática, quando esta última é ensinada de forma a desenvolver o pensamento crítico, a auto-expressão e o entendimento cultural e social. A região em consideração é a margem oeste do rio Jordão (a leste da Palestina), onde vivi os meus anos escolares e, por mais de quinze anos, como professo de matemática e educador. |
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Matemática, cultura e poderMatemática, cultura e poderEnsino de matemáticaCultura e poderCulture and powerMathematics teachingEste artigo lida com a interação no ensino de matemática, de um lado, padrões culturais predominantes de crenças, pensamentos e comportamento de outro, especialmente em países do Terceiro Mundo. O artigo aponta para a importância da cultura ao influenciar o modo pelo qual as pessoas vêem coisas e entendem conceitos, e para a importância do uso de fontes culturais, sociais e experiências pessoais para fazer o ensino de matemática mais efetivo e significativo, como também para os modos pelos quais a matemática pode ser usada para lidar com alguns pontos fracos da própria cultura e sociedade. Além disso, o artigo ressalta o conflito que normalmente ocorre entre as autoridades existentes e o ensino da matemática, quando esta última é ensinada de forma a desenvolver o pensamento crítico, a auto-expressão e o entendimento cultural e social. A região em consideração é a margem oeste do rio Jordão (a leste da Palestina), onde vivi os meus anos escolares e, por mais de quinze anos, como professo de matemática e educador.Este artigo lida com a interação no ensino de matemática, de um lado, padrões culturais predominantes de crenças, pensamentos e comportamento de outro, especialmente em países do Terceiro Mundo. O artigo aponta para a importância da cultura ao influenciar o modo pelo qual as pessoas vêem coisas e entendem conceitos, e para a importância do uso de fontes culturais, sociais e experiências pessoais para fazer o ensino de matemática mais efetivo e significativo, como também para os modos pelos quais a matemática pode ser usada para lidar com alguns pontos fracos da própria cultura e sociedade. Além disso, o artigo ressalta o conflito que normalmente ocorre entre as autoridades existentes e o ensino da matemática, quando esta última é ensinada de forma a desenvolver o pensamento crítico, a auto-expressão e o entendimento cultural e social. A região em consideração é a margem oeste do rio Jordão (a leste da Palestina), onde vivi os meus anos escolares e, por mais de quinze anos, como professo de matemática e educador.Universidade Estadual de Campinas1998-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864680510.20396/zet.v6i9.8646805Zetetike; Vol. 6 No. 1 (1998): jan./jun. [9]; 9-30Zetetike; Vol. 6 Núm. 1 (1998): jan./jun. [9]; 9-30Zetetike; v. 6 n. 1 (1998): jan./jun. [9]; 9-302176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646805/13707 Brazil; 1998Brasil; 1998Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFasheh, Munir2023-10-26T11:51:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646805Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T11:51:03Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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