Explorar e Investigar em Matemática: Uma Actividade Fundamental no Ensino e na Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, João Pedro da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3043
Resumo: Investigar, ensinar e aprender são actividades que podem estar presentes, de forma articulada, no ensino-aprendizagem da Matemática e na actividade profissional do professor. Para isso, é necessário conceber tarefas que possam ser o ponto de partida para investigações e explorações matemáticas dos alunos e discutir o modo como podem ser trabalhadas na sala de aula. Recorrendo a exemplos de actividades realizadas por professores de Matemática portugueses, analiso a actividade de aprendizagem suscitada por tarefas deste tipo e discuto as respectivas potencialidades. Finalmente, refiro as condições respeitantes à cultura profissional dos professores que podem favorecer uma actividade de investigação sobre a sua própria profissional, com relevo para a colaboração e a dimensão associativa.
id RCAP_db010a7a9afd9cc137760b6810f95694
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/3043
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Explorar e Investigar em Matemática: Uma Actividade Fundamental no Ensino e na AprendizagemExploraçãoExplorationEnsino da MatemáticaMathematics TeachingInvestigaçãoInvestigationCurrículo de MatemáticaMathematics CurriculumCultura profissionalProfessional cultureInvestigar, ensinar e aprender são actividades que podem estar presentes, de forma articulada, no ensino-aprendizagem da Matemática e na actividade profissional do professor. Para isso, é necessário conceber tarefas que possam ser o ponto de partida para investigações e explorações matemáticas dos alunos e discutir o modo como podem ser trabalhadas na sala de aula. Recorrendo a exemplos de actividades realizadas por professores de Matemática portugueses, analiso a actividade de aprendizagem suscitada por tarefas deste tipo e discuto as respectivas potencialidades. Finalmente, refiro as condições respeitantes à cultura profissional dos professores que podem favorecer uma actividade de investigação sobre a sua própria profissional, com relevo para a colaboração e a dimensão associativa.Researching, teaching and learning are activities that may be present, in coordination, teaching and learning of mathematics in the work of the teacher. Therefore, it is necessary to design tasks that may be the starting point for mathematical investigations and explorations of the students and discuss how they can be worked in the classroom. Drawing on examples of activities carried out by Portuguese teachers of mathematics by examining the activity of learning raised by such tasks and discuss their potencial. Finally, I refer to conditions relating to the professional culture of teachers who can promote the research activity on their own training, with an emphasis on collaboration and associative dimension.FISEMRepositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro da2011-04-07T08:33:03Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3043porPonte, J. P. (2010). Explorar e investigar em Matemática: Uma actividade fundamental no ensino e na aprendizagem. Unión - Revista Iberoamericana de Educación Matemática (ISSN: 1815-0640), 21, 13-30.1815-0640info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3043Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:09.543415Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Explorar e Investigar em Matemática: Uma Actividade Fundamental no Ensino e na Aprendizagem
title Explorar e Investigar em Matemática: Uma Actividade Fundamental no Ensino e na Aprendizagem
spellingShingle Explorar e Investigar em Matemática: Uma Actividade Fundamental no Ensino e na Aprendizagem
Ponte, João Pedro da
Exploração
Exploration
Ensino da Matemática
Mathematics Teaching
Investigação
Investigation
Currículo de Matemática
Mathematics Curriculum
Cultura profissional
Professional culture
title_short Explorar e Investigar em Matemática: Uma Actividade Fundamental no Ensino e na Aprendizagem
title_full Explorar e Investigar em Matemática: Uma Actividade Fundamental no Ensino e na Aprendizagem
title_fullStr Explorar e Investigar em Matemática: Uma Actividade Fundamental no Ensino e na Aprendizagem
title_full_unstemmed Explorar e Investigar em Matemática: Uma Actividade Fundamental no Ensino e na Aprendizagem
title_sort Explorar e Investigar em Matemática: Uma Actividade Fundamental no Ensino e na Aprendizagem
author Ponte, João Pedro da
author_facet Ponte, João Pedro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Exploração
Exploration
Ensino da Matemática
Mathematics Teaching
Investigação
Investigation
Currículo de Matemática
Mathematics Curriculum
Cultura profissional
Professional culture
topic Exploração
Exploration
Ensino da Matemática
Mathematics Teaching
Investigação
Investigation
Currículo de Matemática
Mathematics Curriculum
Cultura profissional
Professional culture
description Investigar, ensinar e aprender são actividades que podem estar presentes, de forma articulada, no ensino-aprendizagem da Matemática e na actividade profissional do professor. Para isso, é necessário conceber tarefas que possam ser o ponto de partida para investigações e explorações matemáticas dos alunos e discutir o modo como podem ser trabalhadas na sala de aula. Recorrendo a exemplos de actividades realizadas por professores de Matemática portugueses, analiso a actividade de aprendizagem suscitada por tarefas deste tipo e discuto as respectivas potencialidades. Finalmente, refiro as condições respeitantes à cultura profissional dos professores que podem favorecer uma actividade de investigação sobre a sua própria profissional, com relevo para a colaboração e a dimensão associativa.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-04-07T08:33:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/3043
url http://hdl.handle.net/10451/3043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ponte, J. P. (2010). Explorar e investigar em Matemática: Uma actividade fundamental no ensino e na aprendizagem. Unión - Revista Iberoamericana de Educación Matemática (ISSN: 1815-0640), 21, 13-30.
1815-0640
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FISEM
publisher.none.fl_str_mv FISEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134176480329728