A representação de corpos redondos no ensino da geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646922 |
Resumo: | Este artigo tem sua origem nos trabalhos do Grupo de Pesquisa sobre Ensino de Geometria do IREM de Montpellier. Esta equipe é coordenada pelo professor Gérard AUDIBERT e composta por cerca de quinze professores envolvidos na pesquisa em Didática da Matemática. Um certo número de experiências realizadas por esse grupo constatou que o ensino e a aprendizagem da geometria euclidiana e espacial são inseparáveis do desenho. O desenho e mais particularmente o desenho preciso feito com o uso de instrumentos desempenha um papel importante na aprendizagem geométrica, sobretudo na resolução de problemas. Foi a partir desta perspectiva que se desenvolveu a ideia de reservar, ao longo de todo o ensino do primeiro e segundo graus, a possibilidade de uma utilização mais diferenciada do recurso gráfico em que consiste o desenho geométrico. Nesta utilização pode-se destacar, de início, pelo menos duas dificuldades maiores por parte dos alunos: a leitura do desenho em perspectiva e a sua própria produção representando um objeto do espaço. |
id |
UNICAMP-21_b25e187f7576946177a298ca62cfa4c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646922 |
network_acronym_str |
UNICAMP-21 |
network_name_str |
Zetetiké (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A representação de corpos redondos no ensino da geometriaA representação de corpos redondos no ensino da geometriaEducação matemática Didática da matemáticaEducação matemáticaDidática da matemáticaEste artigo tem sua origem nos trabalhos do Grupo de Pesquisa sobre Ensino de Geometria do IREM de Montpellier. Esta equipe é coordenada pelo professor Gérard AUDIBERT e composta por cerca de quinze professores envolvidos na pesquisa em Didática da Matemática. Um certo número de experiências realizadas por esse grupo constatou que o ensino e a aprendizagem da geometria euclidiana e espacial são inseparáveis do desenho. O desenho e mais particularmente o desenho preciso feito com o uso de instrumentos desempenha um papel importante na aprendizagem geométrica, sobretudo na resolução de problemas. Foi a partir desta perspectiva que se desenvolveu a ideia de reservar, ao longo de todo o ensino do primeiro e segundo graus, a possibilidade de uma utilização mais diferenciada do recurso gráfico em que consiste o desenho geométrico. Nesta utilização pode-se destacar, de início, pelo menos duas dificuldades maiores por parte dos alunos: a leitura do desenho em perspectiva e a sua própria produção representando um objeto do espaço.Este artigo tem sua origem nos trabalhos do Grupo de Pesquisa sobre Ensino de Geometria do IREM de Montpellier. Esta equipe é coordenada pelo professor Gérard AUDIBERT e composta por cerca de quinze professores envolvidos na pesquisa em Didática da Matemática. Um certo número de experiências realizadas por esse grupo constatou que o ensino e a aprendizagem da geometria euclidiana e espacial são inseparáveis do desenho. O desenho e mais particularmente o desenho preciso feito com o uso de instrumentos desempenha um papel importante na aprendizagem geométrica, sobretudo na resolução de problemas. Foi a partir desta perspectiva que se desenvolveu a ideia de reservar, ao longo de todo o ensino do primeiro e segundo graus, a possibilidade de uma utilização mais diferenciada do recurso gráfico em que consiste o desenho geométrico. Nesta utilização pode-se destacar, de início, pelo menos duas dificuldades maiores por parte dos alunos: a leitura do desenho em perspectiva e a sua própria produção representando um objeto do espaço.Universidade Estadual de Campinas1994-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864692210.20396/zet.v2i2.8646922Zetetike; Vol. 2 No. 1 (1994): jan./dez. [2]; 13-24Zetetike; Vol. 2 Núm. 1 (1994): jan./dez. [2]; 13-24Zetetike; v. 2 n. 1 (1994): jan./dez. [2]; 13-242176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646922/13824Brasil; 1994Brasil; 1994Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPais, Luis Carlos2023-10-26T11:44:38Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646922Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T11:44:38Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A representação de corpos redondos no ensino da geometria A representação de corpos redondos no ensino da geometria |
title |
A representação de corpos redondos no ensino da geometria |
spellingShingle |
A representação de corpos redondos no ensino da geometria Pais, Luis Carlos Educação matemática Didática da matemática Educação matemática Didática da matemática |
title_short |
A representação de corpos redondos no ensino da geometria |
title_full |
A representação de corpos redondos no ensino da geometria |
title_fullStr |
A representação de corpos redondos no ensino da geometria |
title_full_unstemmed |
A representação de corpos redondos no ensino da geometria |
title_sort |
A representação de corpos redondos no ensino da geometria |
author |
Pais, Luis Carlos |
author_facet |
Pais, Luis Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pais, Luis Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Didática da matemática Educação matemática Didática da matemática |
topic |
Educação matemática Didática da matemática Educação matemática Didática da matemática |
description |
Este artigo tem sua origem nos trabalhos do Grupo de Pesquisa sobre Ensino de Geometria do IREM de Montpellier. Esta equipe é coordenada pelo professor Gérard AUDIBERT e composta por cerca de quinze professores envolvidos na pesquisa em Didática da Matemática. Um certo número de experiências realizadas por esse grupo constatou que o ensino e a aprendizagem da geometria euclidiana e espacial são inseparáveis do desenho. O desenho e mais particularmente o desenho preciso feito com o uso de instrumentos desempenha um papel importante na aprendizagem geométrica, sobretudo na resolução de problemas. Foi a partir desta perspectiva que se desenvolveu a ideia de reservar, ao longo de todo o ensino do primeiro e segundo graus, a possibilidade de uma utilização mais diferenciada do recurso gráfico em que consiste o desenho geométrico. Nesta utilização pode-se destacar, de início, pelo menos duas dificuldades maiores por parte dos alunos: a leitura do desenho em perspectiva e a sua própria produção representando um objeto do espaço. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646922 10.20396/zet.v2i2.8646922 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646922 |
identifier_str_mv |
10.20396/zet.v2i2.8646922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646922/13824 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; 1994 Brasil; 1994 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Zetetike; Vol. 2 No. 1 (1994): jan./dez. [2]; 13-24 Zetetike; Vol. 2 Núm. 1 (1994): jan./dez. [2]; 13-24 Zetetike; v. 2 n. 1 (1994): jan./dez. [2]; 13-24 2176-1744 reponame:Zetetiké (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Zetetiké (Online) |
collection |
Zetetiké (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
zetetike@unicamp.br |
_version_ |
1798329591555686400 |