A representação de corpos redondos no ensino da geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pais, Luis Carlos
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646922
Resumo: Este artigo tem sua origem nos trabalhos do Grupo de Pesquisa sobre Ensino de Geometria do IREM de Montpellier. Esta equipe é coordenada pelo professor Gérard AUDIBERT e composta por cerca de quinze professores envolvidos na pesquisa em Didática da Matemática. Um certo número de experiências realizadas por esse grupo constatou que o ensino e a aprendizagem da geometria euclidiana e espacial são inseparáveis do desenho. O desenho e mais particularmente o desenho preciso feito com o uso de instrumentos desempenha um papel importante na aprendizagem geométrica, sobretudo na resolução de problemas. Foi a partir desta perspectiva que se desenvolveu a ideia de reservar, ao longo de todo o ensino do primeiro e segundo graus, a possibilidade de uma utilização mais diferenciada do recurso gráfico em que consiste o desenho geométrico. Nesta utilização pode-se destacar, de início, pelo menos duas dificuldades maiores por parte dos alunos: a leitura do desenho em perspectiva e a sua própria produção representando um objeto do espaço.
id UNICAMP-21_b25e187f7576946177a298ca62cfa4c9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646922
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling A representação de corpos redondos no ensino da geometriaA representação de corpos redondos no ensino da geometriaEducação matemática Didática da matemáticaEducação matemáticaDidática da matemáticaEste artigo tem sua origem nos trabalhos do Grupo de Pesquisa sobre Ensino de Geometria do IREM de Montpellier. Esta equipe é coordenada pelo professor Gérard AUDIBERT e composta por cerca de quinze professores envolvidos na pesquisa em Didática da Matemática. Um certo número de experiências realizadas por esse grupo constatou que o ensino e a aprendizagem da geometria euclidiana e espacial são inseparáveis do desenho. O desenho e mais particularmente o desenho preciso feito com o uso de instrumentos desempenha um papel importante na aprendizagem geométrica, sobretudo na resolução de problemas. Foi a partir desta perspectiva que se desenvolveu a ideia de reservar, ao longo de todo o ensino do primeiro e segundo graus, a possibilidade de uma utilização mais diferenciada do recurso gráfico em que consiste o desenho geométrico. Nesta utilização pode-se destacar, de início, pelo menos duas dificuldades maiores por parte dos alunos: a leitura do desenho em perspectiva e a sua própria produção representando um objeto do espaço.Este artigo tem sua origem nos trabalhos do Grupo de Pesquisa sobre Ensino de Geometria do IREM de Montpellier. Esta equipe é coordenada pelo professor Gérard AUDIBERT e composta por cerca de quinze professores envolvidos na pesquisa em Didática da Matemática. Um certo número de experiências realizadas por esse grupo constatou que o ensino e a aprendizagem da geometria euclidiana e espacial são inseparáveis do desenho. O desenho e mais particularmente o desenho preciso feito com o uso de instrumentos desempenha um papel importante na aprendizagem geométrica, sobretudo na resolução de problemas. Foi a partir desta perspectiva que se desenvolveu a ideia de reservar, ao longo de todo o ensino do primeiro e segundo graus, a possibilidade de uma utilização mais diferenciada do recurso gráfico em que consiste o desenho geométrico. Nesta utilização pode-se destacar, de início, pelo menos duas dificuldades maiores por parte dos alunos: a leitura do desenho em perspectiva e a sua própria produção representando um objeto do espaço.Universidade Estadual de Campinas1994-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864692210.20396/zet.v2i2.8646922Zetetike; Vol. 2 No. 1 (1994): jan./dez. [2]; 13-24Zetetike; Vol. 2 Núm. 1 (1994): jan./dez. [2]; 13-24Zetetike; v. 2 n. 1 (1994): jan./dez. [2]; 13-242176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646922/13824Brasil; 1994Brasil; 1994Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPais, Luis Carlos2023-10-26T11:44:38Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646922Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T11:44:38Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação de corpos redondos no ensino da geometria
A representação de corpos redondos no ensino da geometria
title A representação de corpos redondos no ensino da geometria
spellingShingle A representação de corpos redondos no ensino da geometria
Pais, Luis Carlos
Educação matemática
Didática da matemática
Educação matemática
Didática da matemática
title_short A representação de corpos redondos no ensino da geometria
title_full A representação de corpos redondos no ensino da geometria
title_fullStr A representação de corpos redondos no ensino da geometria
title_full_unstemmed A representação de corpos redondos no ensino da geometria
title_sort A representação de corpos redondos no ensino da geometria
author Pais, Luis Carlos
author_facet Pais, Luis Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pais, Luis Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Didática da matemática
Educação matemática
Didática da matemática
topic Educação matemática
Didática da matemática
Educação matemática
Didática da matemática
description Este artigo tem sua origem nos trabalhos do Grupo de Pesquisa sobre Ensino de Geometria do IREM de Montpellier. Esta equipe é coordenada pelo professor Gérard AUDIBERT e composta por cerca de quinze professores envolvidos na pesquisa em Didática da Matemática. Um certo número de experiências realizadas por esse grupo constatou que o ensino e a aprendizagem da geometria euclidiana e espacial são inseparáveis do desenho. O desenho e mais particularmente o desenho preciso feito com o uso de instrumentos desempenha um papel importante na aprendizagem geométrica, sobretudo na resolução de problemas. Foi a partir desta perspectiva que se desenvolveu a ideia de reservar, ao longo de todo o ensino do primeiro e segundo graus, a possibilidade de uma utilização mais diferenciada do recurso gráfico em que consiste o desenho geométrico. Nesta utilização pode-se destacar, de início, pelo menos duas dificuldades maiores por parte dos alunos: a leitura do desenho em perspectiva e a sua própria produção representando um objeto do espaço.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646922
10.20396/zet.v2i2.8646922
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646922
identifier_str_mv 10.20396/zet.v2i2.8646922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646922/13824
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; 1994
Brasil; 1994
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 2 No. 1 (1994): jan./dez. [2]; 13-24
Zetetike; Vol. 2 Núm. 1 (1994): jan./dez. [2]; 13-24
Zetetike; v. 2 n. 1 (1994): jan./dez. [2]; 13-24
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329591555686400