Tendências no ensino da matemática no Brasil: uma análise a partir de livros didáticos
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/682 |
Resumo: | Essa dissertação sintetiza a investigação que teve por objetivo identificar quais e analisar como as tendências no Ensino da Matemática, sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, são abordadas nos livros didáticos de matemática elaborados após implementação do ensino fundamental de nove anos no Brasil. Na pesquisa, inicialmente, identifica-se o papel, a importância e a forma como se deu a inserção do livro didático nas escolas brasileiras. Num segundo momento, situa-se a pesquisa no campo da Educação Matemática, mais especificamente no que diz respeito ao Ensino da Matemática e suas mudanças ao longo do tempo, tendo como ponto principal a apresentação de algumas tendências no Ensino da Matemática. A pesquisa efetivou-se mediante análise da coleção didática, voltada aos anos finais do ensino fundamental, com maior número de exemplares distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), edição 2014. O desenvolvimento do estudo realizou-se de acordo com os pressupostos da pesquisa qualitativa, orientado pelos procedimentos metodológicos de análise de conteúdo. Partindo das concepções assumidas, verificou-se a presença de cento e cinquenta e oito situações envolvendo tendências no Ensino da Matemática, as quais convergiram para algumas tendências principais. As tendências identificadas foram História da Matemática, Matemática e tecnologias, Jogos e materiais didáticos, Etnomatemática, Interdisciplinaridade, Pedagogia de Projetos, Resolução de Problemas e, principalmente, Contextualização, distribuídas entre as diversas seções em que se configuram os capítulos dos livros didáticos da coleção. Por fim, pode-se constatar que as tendências são apresentadas na forma de abordagem histórica para apresentação e/ou desenvolvimento de conteúdos matemáticos, em situações matemáticas como contexto para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos e por meio de situações investigativas como cenário de aprendizagem da matemática, que constituem as três categorias discutidas nessa dissertação. |
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Richit, AdrianaAlberti, Luana Angélica2016-07-082017-07-07T13:17:56Z2017-07-062017-07-07T13:17:56Z2016https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/682Essa dissertação sintetiza a investigação que teve por objetivo identificar quais e analisar como as tendências no Ensino da Matemática, sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, são abordadas nos livros didáticos de matemática elaborados após implementação do ensino fundamental de nove anos no Brasil. Na pesquisa, inicialmente, identifica-se o papel, a importância e a forma como se deu a inserção do livro didático nas escolas brasileiras. Num segundo momento, situa-se a pesquisa no campo da Educação Matemática, mais especificamente no que diz respeito ao Ensino da Matemática e suas mudanças ao longo do tempo, tendo como ponto principal a apresentação de algumas tendências no Ensino da Matemática. A pesquisa efetivou-se mediante análise da coleção didática, voltada aos anos finais do ensino fundamental, com maior número de exemplares distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), edição 2014. O desenvolvimento do estudo realizou-se de acordo com os pressupostos da pesquisa qualitativa, orientado pelos procedimentos metodológicos de análise de conteúdo. Partindo das concepções assumidas, verificou-se a presença de cento e cinquenta e oito situações envolvendo tendências no Ensino da Matemática, as quais convergiram para algumas tendências principais. As tendências identificadas foram História da Matemática, Matemática e tecnologias, Jogos e materiais didáticos, Etnomatemática, Interdisciplinaridade, Pedagogia de Projetos, Resolução de Problemas e, principalmente, Contextualização, distribuídas entre as diversas seções em que se configuram os capítulos dos livros didáticos da coleção. Por fim, pode-se constatar que as tendências são apresentadas na forma de abordagem histórica para apresentação e/ou desenvolvimento de conteúdos matemáticos, em situações matemáticas como contexto para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos e por meio de situações investigativas como cenário de aprendizagem da matemática, que constituem as três categorias discutidas nessa dissertação.This dissertation summarizes the research that aimed to identify and analyze how trends in Mathematics Education, which were suggested by the National Curriculum Standards, are dealt in mathematics textbooks that were developed after implantation of primary school with duration of nine years in Brazil. Initally, the role, importance and how was the inclusion of the textbook in Brazilian schools are identified in the research. In a second moment the research is set in the field of mathematics education, specifically regarding to the teaching of Mathematics and its changes over time, having as the main point, the presentation of trends in mathematics education. The research was performed through examination of the didactic collection, dedicated to the final years of primary school, with the highest number of copies distributed by the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), 2014 edition. The development of this study was made in accordance with the assumptions of qualitative research, guided by the methodological procedures of content analysis. Starting from the assumed conceptions, it was verified the presence of one hundred fifty-eight situations involving tendencies in Mathematics Education, which converged to some key trends. The identified trends were History of Mathematics, Mathematics and technology, Games and didactic materials, Ethnomatematics, Interdisciplinarity, Pedagogy of projects, Resolution of Problems and, especially, Contextualization, distributed among the various sections that constitute the chapters of the textbooks of the collection. Finally, it can be seen that the trends are presented as historical approach to presentation and / or development of mathematical content, in mathematical situations as a context for the development of mathematical content and through investigative situations as a mathematics learning scenario, which are the three categories discussed in this dissertation.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-07-06T19:27:42Z No. of bitstreams: 1 ALBERTI.pdf: 4722148 bytes, checksum: a916153735aae42e69f0d6b34be0d4e0 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-07T13:17:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ALBERTI.pdf: 4722148 bytes, checksum: a916153735aae42e69f0d6b34be0d4e0 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-07T13:17:56Z (GMT). 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