A planilha excel como instrumento pedagógico na formação do professor de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646983 |
Resumo: | A experiência relatada mostra atividades desenvolvidas na sala de aula, utilizando-se a planilha eletrônica. Os procedimentos realizados interferem tanto na formação do futuro professor de Matemática, quanto na formação dos conceitos matemáticos dos estudantes de Ensino médio. Para os futuros professores de Matemática, as ações possibilitaram experiências profissionais vivenciando atitudes e procedimentos que estimulam a construção e a retomada de conhecimentos matemáticos, vislumbrando aspectos e modos de organização que interferem na sua prática pedagógica, ao mesmo tempo em que utilizam uma nova mídia para a aula de Matemática. Aos alunos do Ensino médio, as atividades possibilitaram vivenciar a importância do computador na construção dos conceitos matemáticos durante a exploração visual sobre as posições relativas entre duas retas no plano, comparando os resultados obtidos à resolução de sistemas lineares. |
id |
UNICAMP-21_c2ba6a168b083eeb2148ed3dcc3fc0e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646983 |
network_acronym_str |
UNICAMP-21 |
network_name_str |
Zetetiké (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A planilha excel como instrumento pedagógico na formação do professor de matemáticaA planilha excel como instrumento pedagógico na formação do professor de matemáticaFormação de professoresPlanilha eletrônicaTecnologia da informaçãoPráticas educativasFormação de professoresPlanilha eletrônicaTecnologia da informaçãoPráticas educativasA experiência relatada mostra atividades desenvolvidas na sala de aula, utilizando-se a planilha eletrônica. Os procedimentos realizados interferem tanto na formação do futuro professor de Matemática, quanto na formação dos conceitos matemáticos dos estudantes de Ensino médio. Para os futuros professores de Matemática, as ações possibilitaram experiências profissionais vivenciando atitudes e procedimentos que estimulam a construção e a retomada de conhecimentos matemáticos, vislumbrando aspectos e modos de organização que interferem na sua prática pedagógica, ao mesmo tempo em que utilizam uma nova mídia para a aula de Matemática. Aos alunos do Ensino médio, as atividades possibilitaram vivenciar a importância do computador na construção dos conceitos matemáticos durante a exploração visual sobre as posições relativas entre duas retas no plano, comparando os resultados obtidos à resolução de sistemas lineares.A experiência relatada mostra atividades desenvolvidas na sala de aula, utilizando-se a planilha eletrônica. Os procedimentos realizados interferem tanto na formação do futuro professor de Matemática, quanto na formação dos conceitos matemáticos dos estudantes de Ensino médio. Para os futuros professores de Matemática, as ações possibilitaram experiências profissionais vivenciando atitudes e procedimentos que estimulam a construção e a retomada de conhecimentos matemáticos, vislumbrando aspectos e modos de organização que interferem na sua prática pedagógica, ao mesmo tempo em que utilizam uma nova mídia para a aula de Matemática. Aos alunos do Ensino médio, as atividades possibilitaram vivenciar a importância do computador na construção dos conceitos matemáticos durante a exploração visual sobre as posições relativas entre duas retas no plano, comparando os resultados obtidos à resolução de sistemas lineares.Universidade Estadual de Campinas2005-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864698310.20396/zet.v13i23.8646983Zetetike; Vol. 13 No. 1 (2005): jan./jun. [23]; 137-160Zetetike; Vol. 13 Núm. 1 (2005): jan./jun. [23]; 137-160Zetetike; v. 13 n. 1 (2005): jan./jun. [23]; 137-1602176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646983/13884Brasil; 2005Brasil; 2005Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Rosane Maria LimaBaraldi, Ivete MariaBrighenti, Maria José LourençãoRibeiro, Fátima Regina LimaSimeão, Sandra Fiorelli A. Penteado2023-10-27T13:45:20Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646983Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-27T13:45:20Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A planilha excel como instrumento pedagógico na formação do professor de matemática A planilha excel como instrumento pedagógico na formação do professor de matemática |
title |
A planilha excel como instrumento pedagógico na formação do professor de matemática |
spellingShingle |
A planilha excel como instrumento pedagógico na formação do professor de matemática Araújo, Rosane Maria Lima Formação de professores Planilha eletrônica Tecnologia da informação Práticas educativas Formação de professores Planilha eletrônica Tecnologia da informação Práticas educativas |
title_short |
A planilha excel como instrumento pedagógico na formação do professor de matemática |
title_full |
A planilha excel como instrumento pedagógico na formação do professor de matemática |
title_fullStr |
A planilha excel como instrumento pedagógico na formação do professor de matemática |
title_full_unstemmed |
A planilha excel como instrumento pedagógico na formação do professor de matemática |
title_sort |
A planilha excel como instrumento pedagógico na formação do professor de matemática |
author |
Araújo, Rosane Maria Lima |
author_facet |
Araújo, Rosane Maria Lima Baraldi, Ivete Maria Brighenti, Maria José Lourenção Ribeiro, Fátima Regina Lima Simeão, Sandra Fiorelli A. Penteado |
author_role |
author |
author2 |
Baraldi, Ivete Maria Brighenti, Maria José Lourenção Ribeiro, Fátima Regina Lima Simeão, Sandra Fiorelli A. Penteado |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Rosane Maria Lima Baraldi, Ivete Maria Brighenti, Maria José Lourenção Ribeiro, Fátima Regina Lima Simeão, Sandra Fiorelli A. Penteado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Planilha eletrônica Tecnologia da informação Práticas educativas Formação de professores Planilha eletrônica Tecnologia da informação Práticas educativas |
topic |
Formação de professores Planilha eletrônica Tecnologia da informação Práticas educativas Formação de professores Planilha eletrônica Tecnologia da informação Práticas educativas |
description |
A experiência relatada mostra atividades desenvolvidas na sala de aula, utilizando-se a planilha eletrônica. Os procedimentos realizados interferem tanto na formação do futuro professor de Matemática, quanto na formação dos conceitos matemáticos dos estudantes de Ensino médio. Para os futuros professores de Matemática, as ações possibilitaram experiências profissionais vivenciando atitudes e procedimentos que estimulam a construção e a retomada de conhecimentos matemáticos, vislumbrando aspectos e modos de organização que interferem na sua prática pedagógica, ao mesmo tempo em que utilizam uma nova mídia para a aula de Matemática. Aos alunos do Ensino médio, as atividades possibilitaram vivenciar a importância do computador na construção dos conceitos matemáticos durante a exploração visual sobre as posições relativas entre duas retas no plano, comparando os resultados obtidos à resolução de sistemas lineares. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646983 10.20396/zet.v13i23.8646983 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646983 |
identifier_str_mv |
10.20396/zet.v13i23.8646983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646983/13884 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; 2005 Brasil; 2005 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Zetetike; Vol. 13 No. 1 (2005): jan./jun. [23]; 137-160 Zetetike; Vol. 13 Núm. 1 (2005): jan./jun. [23]; 137-160 Zetetike; v. 13 n. 1 (2005): jan./jun. [23]; 137-160 2176-1744 reponame:Zetetiké (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Zetetiké (Online) |
collection |
Zetetiké (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
zetetike@unicamp.br |
_version_ |
1798329591640621056 |