A planilha excel como instrumento pedagógico na formação do professor de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Rosane Maria Lima
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Baraldi, Ivete Maria, Brighenti, Maria José Lourenção, Ribeiro, Fátima Regina Lima, Simeão, Sandra Fiorelli A. Penteado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646983
Resumo: A experiência relatada mostra atividades desenvolvidas na sala de aula, utilizando-se a planilha eletrônica. Os procedimentos realizados interferem tanto na formação do futuro professor de Matemática, quanto na formação dos conceitos matemáticos dos estudantes de Ensino médio. Para os futuros professores de Matemática, as ações possibilitaram experiências profissionais vivenciando atitudes e procedimentos que estimulam a construção e a retomada de conhecimentos matemáticos, vislumbrando aspectos e modos de organização que interferem na sua prática pedagógica, ao mesmo tempo em que utilizam uma nova mídia para a aula de Matemática. Aos alunos do Ensino médio, as atividades possibilitaram vivenciar a importância do computador na construção dos conceitos matemáticos durante a exploração visual sobre as posições relativas entre duas retas no plano, comparando os resultados obtidos à resolução de sistemas lineares.
id UNICAMP-21_c2ba6a168b083eeb2148ed3dcc3fc0e0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646983
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling A planilha excel como instrumento pedagógico na formação do professor de matemáticaA planilha excel como instrumento pedagógico na formação do professor de matemáticaFormação de professoresPlanilha eletrônicaTecnologia da informaçãoPráticas educativasFormação de professoresPlanilha eletrônicaTecnologia da informaçãoPráticas educativasA experiência relatada mostra atividades desenvolvidas na sala de aula, utilizando-se a planilha eletrônica. Os procedimentos realizados interferem tanto na formação do futuro professor de Matemática, quanto na formação dos conceitos matemáticos dos estudantes de Ensino médio. Para os futuros professores de Matemática, as ações possibilitaram experiências profissionais vivenciando atitudes e procedimentos que estimulam a construção e a retomada de conhecimentos matemáticos, vislumbrando aspectos e modos de organização que interferem na sua prática pedagógica, ao mesmo tempo em que utilizam uma nova mídia para a aula de Matemática. Aos alunos do Ensino médio, as atividades possibilitaram vivenciar a importância do computador na construção dos conceitos matemáticos durante a exploração visual sobre as posições relativas entre duas retas no plano, comparando os resultados obtidos à resolução de sistemas lineares.A experiência relatada mostra atividades desenvolvidas na sala de aula, utilizando-se a planilha eletrônica. Os procedimentos realizados interferem tanto na formação do futuro professor de Matemática, quanto na formação dos conceitos matemáticos dos estudantes de Ensino médio. Para os futuros professores de Matemática, as ações possibilitaram experiências profissionais vivenciando atitudes e procedimentos que estimulam a construção e a retomada de conhecimentos matemáticos, vislumbrando aspectos e modos de organização que interferem na sua prática pedagógica, ao mesmo tempo em que utilizam uma nova mídia para a aula de Matemática. Aos alunos do Ensino médio, as atividades possibilitaram vivenciar a importância do computador na construção dos conceitos matemáticos durante a exploração visual sobre as posições relativas entre duas retas no plano, comparando os resultados obtidos à resolução de sistemas lineares.Universidade Estadual de Campinas2005-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864698310.20396/zet.v13i23.8646983Zetetike; Vol. 13 No. 1 (2005): jan./jun. [23]; 137-160Zetetike; Vol. 13 Núm. 1 (2005): jan./jun. [23]; 137-160Zetetike; v. 13 n. 1 (2005): jan./jun. [23]; 137-1602176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646983/13884Brasil; 2005Brasil; 2005Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Rosane Maria LimaBaraldi, Ivete MariaBrighenti, Maria José LourençãoRibeiro, Fátima Regina LimaSimeão, Sandra Fiorelli A. Penteado2023-10-27T13:45:20Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646983Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-27T13:45:20Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A planilha excel como instrumento pedagógico na formação do professor de matemática
A planilha excel como instrumento pedagógico na formação do professor de matemática
title A planilha excel como instrumento pedagógico na formação do professor de matemática
spellingShingle A planilha excel como instrumento pedagógico na formação do professor de matemática
Araújo, Rosane Maria Lima
Formação de professores
Planilha eletrônica
Tecnologia da informação
Práticas educativas
Formação de professores
Planilha eletrônica
Tecnologia da informação
Práticas educativas
title_short A planilha excel como instrumento pedagógico na formação do professor de matemática
title_full A planilha excel como instrumento pedagógico na formação do professor de matemática
title_fullStr A planilha excel como instrumento pedagógico na formação do professor de matemática
title_full_unstemmed A planilha excel como instrumento pedagógico na formação do professor de matemática
title_sort A planilha excel como instrumento pedagógico na formação do professor de matemática
author Araújo, Rosane Maria Lima
author_facet Araújo, Rosane Maria Lima
Baraldi, Ivete Maria
Brighenti, Maria José Lourenção
Ribeiro, Fátima Regina Lima
Simeão, Sandra Fiorelli A. Penteado
author_role author
author2 Baraldi, Ivete Maria
Brighenti, Maria José Lourenção
Ribeiro, Fátima Regina Lima
Simeão, Sandra Fiorelli A. Penteado
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Rosane Maria Lima
Baraldi, Ivete Maria
Brighenti, Maria José Lourenção
Ribeiro, Fátima Regina Lima
Simeão, Sandra Fiorelli A. Penteado
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Planilha eletrônica
Tecnologia da informação
Práticas educativas
Formação de professores
Planilha eletrônica
Tecnologia da informação
Práticas educativas
topic Formação de professores
Planilha eletrônica
Tecnologia da informação
Práticas educativas
Formação de professores
Planilha eletrônica
Tecnologia da informação
Práticas educativas
description A experiência relatada mostra atividades desenvolvidas na sala de aula, utilizando-se a planilha eletrônica. Os procedimentos realizados interferem tanto na formação do futuro professor de Matemática, quanto na formação dos conceitos matemáticos dos estudantes de Ensino médio. Para os futuros professores de Matemática, as ações possibilitaram experiências profissionais vivenciando atitudes e procedimentos que estimulam a construção e a retomada de conhecimentos matemáticos, vislumbrando aspectos e modos de organização que interferem na sua prática pedagógica, ao mesmo tempo em que utilizam uma nova mídia para a aula de Matemática. Aos alunos do Ensino médio, as atividades possibilitaram vivenciar a importância do computador na construção dos conceitos matemáticos durante a exploração visual sobre as posições relativas entre duas retas no plano, comparando os resultados obtidos à resolução de sistemas lineares.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646983
10.20396/zet.v13i23.8646983
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646983
identifier_str_mv 10.20396/zet.v13i23.8646983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646983/13884
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; 2005
Brasil; 2005
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 13 No. 1 (2005): jan./jun. [23]; 137-160
Zetetike; Vol. 13 Núm. 1 (2005): jan./jun. [23]; 137-160
Zetetike; v. 13 n. 1 (2005): jan./jun. [23]; 137-160
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329591640621056