História de vida relacionada ao ensino de matemática no estudo dos processos de mudança e desenvolvimento de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polettini, Altair F. F.
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646862
Resumo: The purpose of the research study was to identify teachers’ perceptions of their own development. That is, teachers’ perceptions of changes that occurred in their thought and/or practice over time and their perceptions of what kind of experiences of challenges might have influenced those changes. Teachers’ thought was interpreted as encompassing teachers’ knowledge end beliefs about mathematics, mathematics teaching, and mathematics learning. The discussion of teachers’ knowledge as concentrated on content knowledge, pedagogical content knowledge, and curriculum knowledge. Topical life history was chosen as a research methodology, focusing participants’ mathematics teaching life histories. Lasting changes occurred when teachers developed ownership in how to teach a content. Comprehensive changes occurred when teachers changed the view of their role as teachers.
id UNICAMP-21_d6cab8557b4db628868b88ca94aaf0f4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646862
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling História de vida relacionada ao ensino de matemática no estudo dos processos de mudança e desenvolvimento de professoresHistória de vida relacionada ao ensino de matemática no estudo dos processos de mudança e desenvolvimento de professoresPercepçãoMudançaMatemáticaHistória de vidaCurriculoSelecionado:PerceptionChange MathematicsLife historyCurriculumThe purpose of the research study was to identify teachers’ perceptions of their own development. That is, teachers’ perceptions of changes that occurred in their thought and/or practice over time and their perceptions of what kind of experiences of challenges might have influenced those changes. Teachers’ thought was interpreted as encompassing teachers’ knowledge end beliefs about mathematics, mathematics teaching, and mathematics learning. The discussion of teachers’ knowledge as concentrated on content knowledge, pedagogical content knowledge, and curriculum knowledge. Topical life history was chosen as a research methodology, focusing participants’ mathematics teaching life histories. Lasting changes occurred when teachers developed ownership in how to teach a content. Comprehensive changes occurred when teachers changed the view of their role as teachers.O objetivo do estudo foi identificar as percepções dos professores em relação ao seu próprio desenvolvimento. Isto é, percepções de mudanças que ocorreram em seu pensamento e/ou prática através dos anos e suas percepções de que tipo de experiências ou desafios poderiam ter influenciado estas mudanças. O pensamento dos professores foi interpretado como incorporando o conhecimento e crenças/visões com relação à Matemática, ao ensino da Matemática e à aprendizagem da Matemática. A discussão do conhecimento dos professores concentrou-se na discussão do conhecimento do conteúdo, do conhecimento de lecionar o conteúdo e do conhecimento do currículo. História de vida de um tópico foi escolhida como metodologia de pesquisa, enfatizando a história de vida relacionada ao ensino da Matemática dos participantes. Apoio próximo foi importante no início do processo de mudanças deles. Mudanças duradouras ocorreram quando os professores desenvolveram um senso de propriedade das idéias de como lecionar um determinado conteúdo. Mudanças mais abrangentes ocorreram quando os professores mudaram a visão de sua função como professores. Palavras-chave Percepção; Mudança; Matemática; História de vida; Curriculo Abstract The purpose of the research study was to identify teachers’ perceptions of their own development. That is, teachers’ perceptions of changes that occurred in their thought and/or practice over time and their perceptions of what kind of experiences of challenges might have influenced those changes. Teachers’ thought was interpreted as encompassing teachers’ knowledge end beliefs about mathematics, mathematics teaching, and mathematics learning. The discussion of teachers’ knowledge as concentrated on content knowledge, pedagogical content knowledge, and curriculum knowledge. Topical life history was chosen as a research methodology, focusing participants’ mathematics teaching life histories. Lasting changes occurred when teachers developed ownership in how to teach a content. Comprehensive changes occurred when teachers changed the view of their role as teachers. Keywords Perception; Change; Mathematics; Life history; Curriculum Universidade Estadual de Campinas1996-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864686210.20396/zet.v4i5.8646862Zetetike; Vol. 4 No. 1 (1996): jan./jun. [5]; 29-48Zetetike; Vol. 4 Núm. 1 (1996): jan./jun. [5]; 29-48Zetetike; v. 4 n. 1 (1996): jan./jun. [5]; 29-482176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646862/13763Brasil; 1996Brasil; 1996Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPolettini, Altair F. F.2023-10-26T11:47:55Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646862Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T11:47:55Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv História de vida relacionada ao ensino de matemática no estudo dos processos de mudança e desenvolvimento de professores
História de vida relacionada ao ensino de matemática no estudo dos processos de mudança e desenvolvimento de professores
title História de vida relacionada ao ensino de matemática no estudo dos processos de mudança e desenvolvimento de professores
spellingShingle História de vida relacionada ao ensino de matemática no estudo dos processos de mudança e desenvolvimento de professores
Polettini, Altair F. F.
Percepção
Mudança
Matemática
História de vida
Curriculo
Selecionado:Perception
Change
Mathematics
Life history
Curriculum
title_short História de vida relacionada ao ensino de matemática no estudo dos processos de mudança e desenvolvimento de professores
title_full História de vida relacionada ao ensino de matemática no estudo dos processos de mudança e desenvolvimento de professores
title_fullStr História de vida relacionada ao ensino de matemática no estudo dos processos de mudança e desenvolvimento de professores
title_full_unstemmed História de vida relacionada ao ensino de matemática no estudo dos processos de mudança e desenvolvimento de professores
title_sort História de vida relacionada ao ensino de matemática no estudo dos processos de mudança e desenvolvimento de professores
author Polettini, Altair F. F.
author_facet Polettini, Altair F. F.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Polettini, Altair F. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção
Mudança
Matemática
História de vida
Curriculo
Selecionado:Perception
Change
Mathematics
Life history
Curriculum
topic Percepção
Mudança
Matemática
História de vida
Curriculo
Selecionado:Perception
Change
Mathematics
Life history
Curriculum
description The purpose of the research study was to identify teachers’ perceptions of their own development. That is, teachers’ perceptions of changes that occurred in their thought and/or practice over time and their perceptions of what kind of experiences of challenges might have influenced those changes. Teachers’ thought was interpreted as encompassing teachers’ knowledge end beliefs about mathematics, mathematics teaching, and mathematics learning. The discussion of teachers’ knowledge as concentrated on content knowledge, pedagogical content knowledge, and curriculum knowledge. Topical life history was chosen as a research methodology, focusing participants’ mathematics teaching life histories. Lasting changes occurred when teachers developed ownership in how to teach a content. Comprehensive changes occurred when teachers changed the view of their role as teachers.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646862
10.20396/zet.v4i5.8646862
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646862
identifier_str_mv 10.20396/zet.v4i5.8646862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646862/13763
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; 1996
Brasil; 1996
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 4 No. 1 (1996): jan./jun. [5]; 29-48
Zetetike; Vol. 4 Núm. 1 (1996): jan./jun. [5]; 29-48
Zetetike; v. 4 n. 1 (1996): jan./jun. [5]; 29-48
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329591107944448