O aviltamento do trabalho e o declinio do patrimonio ferroviario paulista
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urbana (Campinas) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8635122 |
Resumo: | Este artigo apresenta o processo de unificação e privatização das estradas de ferro paulista, a partir da configuração das relações de trabalho estabelecidas nos anos 1970. Por meio do relato de um antigo ferroviário é possível compreender as razões da decadência ferroviária, que vão além da mera concorrência rodoviária. Se no passado as ferrovias representavam progresso e eram grandes empregadoras de trabalhadores, hoje representam abandono. Assim como prédios de oficinas, estações, moradias operárias, o sentido do patrimônio ferroviário está ligado à história do trabalho na ferrovia. A privatização extinguiu os elementos que reproduziam a identidade ferroviária, atualmente o patrimônio está na marcha do seu desaparecimento, ao menos simbólico. |
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O aviltamento do trabalho e o declinio do patrimonio ferroviario paulistaUnificação. Privatização e trabalho.Este artigo apresenta o processo de unificação e privatização das estradas de ferro paulista, a partir da configuração das relações de trabalho estabelecidas nos anos 1970. Por meio do relato de um antigo ferroviário é possível compreender as razões da decadência ferroviária, que vão além da mera concorrência rodoviária. Se no passado as ferrovias representavam progresso e eram grandes empregadoras de trabalhadores, hoje representam abandono. Assim como prédios de oficinas, estações, moradias operárias, o sentido do patrimônio ferroviário está ligado à história do trabalho na ferrovia. A privatização extinguiu os elementos que reproduziam a identidade ferroviária, atualmente o patrimônio está na marcha do seu desaparecimento, ao menos simbólico.Universidade Estadual de Campinas2011-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/863512210.20396/urbana.v3i1.8635122URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade; Vol. 3 No. 1 (2011): jan./dez. [3] - Dossiê: Patrimônio Industrial; 1-27URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade; Vol. 3 Núm. 1 (2011): jan./dez. [3] - Dossiê: Patrimônio Industrial; 1-27URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade; v. 3 n. 1 (2011): jan./dez. [3] - Dossiê: Patrimônio Industrial; 1-271982-0569reponame:Urbana (Campinas)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8635122/2937Copyright (c) 2011 URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessZambello, Marco Henrique2017-10-24T09:20:37Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8635122Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbanaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/oaiurbana.ciec@gmail.com1982-05691982-0569opendoar:2017-10-24T09:20:37Urbana (Campinas) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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