The art, architecture and the sacred

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abumanssur, Edin Sued
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciencias Sociales y Religión (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/csr/article/view/8669416
Resumo: The beauty rises within Christians theologian’s reflections on the discussions about the possibility and ways to know God. The aesthetic issue is marked by the “gnosiologic” approach. The iconoclastic thinking doesn’t recognize on the sensation world a safe way towards God. The abstract art is the most finished expression of that. But, facing the problem of God knowledge, the architecture can’t be evaluated by the same way. The religious architecture follows its own way parallel to iconoclastic discussions. The Pentecostals religions in the big metropolis have used buildings made to other uses: theatres, factories, super markets, garages. The brand about the use of these buildings is the understanding of its provisory character. Now the provisory is, itself, part of the sacred space. This architecture is not exactly religious but the religious use of these buildings speaks about a kind of sacred. There is a convergence between the abstract art and the pentecostal experience about the sacred space. Will be able the futures generations to understand the actual religious spirit looking at these temples? What they will say about them?
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This architecture is not exactly religious but the religious use of these buildings speaks about a kind of sacred. There is a convergence between the abstract art and the pentecostal experience about the sacred space. Will be able the futures generations to understand the actual religious spirit looking at these temples? What they will say about them?O belo só surge nas reflexões dos teólogos cristãos no bojo das discussões sobre a possibilidade e formas do conhecimento de Deus. A questão estética é vista a partir deste ângulo gnosiológico. O pensamento iconoclasta, que não reconhece no mundo sensível um caminho seguro em direção a Deus, encontrou na arte abstrata a sua mais acabada expressão. Porém, diante do problema do conhecimento de Deus, suas possibilidades e formas, a arquitetura não pode ser avaliada pelo mesmo registro das artes plásticas. Por não buscar representar a Deus da mesma maneira que uma escultura ou uma pintura, a arquitetura religiosa seguiu um caminho próprio, paralelo às querelas iconoclastas. As religiões pentecostais nas grandes metrópoles têm se utilizado de edifícios construídos para outros fins, teatros, oficinas, supermercados, garagens de automóveis. A novidade no uso desses edifícios está no entendimento de seu caráter provisório. Agora a provisoriedade é, ela mesma, parte do espaço sagrado. Essa arquitetura não chega a ser religiosa mas o uso religioso desses edifícios fala de um sagrado. Há uma convergência entre a maneira como a arte abstrata e o espaço sagrado são experimentados. Gerações futuras poderão entender o espírito religioso atual olhando para essas igrejas? O que poderão dizer a respeito?O belo só surge nas reflexões dos teólogos cristãos no bojo das discussões sobre a possibilidade e formas do conhecimento de Deus. A questão estética é vista a partir deste ângulo gnosiológico. O pensamento iconoclasta, que não reconhece no mundo sensível um caminho seguro em direção a Deus, encontrou na arte abstrata a sua mais acabada expressão. Porém, diante do problema do conhecimento de Deus, suas possibilidades e formas, a arquitetura não pode ser avaliada pelo mesmo registro das artes plásticas. Por não buscar representar a Deus da mesma maneira que uma escultura ou uma pintura, a arquitetura religiosa seguiu um caminho próprio, paralelo às querelas iconoclastas. As religiões pentecostais nas grandes metrópoles têm se utilizado de edifícios construídos para outros fins, teatros, oficinas, supermercados, garagens de automóveis. A novidade no uso desses edifícios está no entendimento de seu caráter provisório. Agora a provisoriedade é, ela mesma, parte do espaço sagrado. Essa arquitetura não chega a ser religiosa mas o uso religioso desses edifícios fala de um sagrado. Há uma convergência entre a maneira como a arte abstrata e o espaço sagrado são experimentados. Gerações futuras poderão entender o espírito religioso atual olhando para essas igrejas? O que poderão dizer a respeito?Universidade Estadual de Campinas2000-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/csr/article/view/866941610.22456/1982-2650.2165Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião; Vol. 2 No. 2 (2000); 177-190Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião; Vol. 2 Núm. 2 (2000); 177-190Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião; v. 2 n. 2 (2000); 177-1901982-2650reponame:Ciencias Sociales y Religión (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:Unicampporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/csr/article/view/8669416/28718Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoDerechos de autor 2000 Edin Sued Abumanssurhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAbumanssur, Edin Sued2022-12-23T19:16:27Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8669416Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/csrPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/csr/oaicienciassocialesyreligion@gmail.com||1982-26501518-4463opendoar:2022-12-23T19:16:27Ciencias Sociales y Religión (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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