Entre a oratória e a poesia: o gênio em Kant
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Kant e-prints (Online) |
Texto Completo: | https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1243 |
Resumo: | Retomando a questão colocada por Kant, na Crítica da faculdade do Juízo, de saber se importa mais às belas artes o gosto ou o gênio, o presente texto circunscreve este problema a partir da função desempenhada pela figura genial no uso de suas faculdades, imaginação e entendimento. A arte poética e a arte retórica são aqui apresentadas como possibilidades do uso dessas faculdades, demonstrando ao mesmo tempo como o contraste entre ambas noções de arte lança luz sobre a proposição kantiana de poder existir um gênio sem gosto ou um gosto sem gênio. |
id |
UNICAMP-27_c93a12c81038c80bef0907e8438ca858 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.cle.unicamp.br/eprints/:article/1243 |
network_acronym_str |
UNICAMP-27 |
network_name_str |
Kant e-prints (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre a oratória e a poesia: o gênio em KantpoesiaoratóriagênioKantRetomando a questão colocada por Kant, na Crítica da faculdade do Juízo, de saber se importa mais às belas artes o gosto ou o gênio, o presente texto circunscreve este problema a partir da função desempenhada pela figura genial no uso de suas faculdades, imaginação e entendimento. A arte poética e a arte retórica são aqui apresentadas como possibilidades do uso dessas faculdades, demonstrando ao mesmo tempo como o contraste entre ambas noções de arte lança luz sobre a proposição kantiana de poder existir um gênio sem gosto ou um gosto sem gênio.Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE)2018-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1243Kant e-prints; v. 12 n. 2 (2017): Dossiê Intuição e objetividade: aparência, aparecimento e fenômeno; 249-262Kant e-Prints; Vol. 12 No. 2 (2017): Dossiê Intuição e objetividade: aparência, aparecimento e fenômeno; 249-2621677-163Xreponame:Kant e-prints (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:Unicampporhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1243/1028Havana dos Reis Pasqualatto, Tamarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-17T22:44:23Zoai:www.cle.unicamp.br/eprints/:article/1243Revistahttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/PUBhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/oaiclekant@unicamp.br||danielomarperez@hotmail.com||daniel.omar.perez@pq.cnpq.br1677-163X1677-163Xopendoar:2021-10-17T22:44:23Kant e-prints (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre a oratória e a poesia: o gênio em Kant |
title |
Entre a oratória e a poesia: o gênio em Kant |
spellingShingle |
Entre a oratória e a poesia: o gênio em Kant Havana dos Reis Pasqualatto, Tamara poesia oratória gênio Kant |
title_short |
Entre a oratória e a poesia: o gênio em Kant |
title_full |
Entre a oratória e a poesia: o gênio em Kant |
title_fullStr |
Entre a oratória e a poesia: o gênio em Kant |
title_full_unstemmed |
Entre a oratória e a poesia: o gênio em Kant |
title_sort |
Entre a oratória e a poesia: o gênio em Kant |
author |
Havana dos Reis Pasqualatto, Tamara |
author_facet |
Havana dos Reis Pasqualatto, Tamara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Havana dos Reis Pasqualatto, Tamara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
poesia oratória gênio Kant |
topic |
poesia oratória gênio Kant |
description |
Retomando a questão colocada por Kant, na Crítica da faculdade do Juízo, de saber se importa mais às belas artes o gosto ou o gênio, o presente texto circunscreve este problema a partir da função desempenhada pela figura genial no uso de suas faculdades, imaginação e entendimento. A arte poética e a arte retórica são aqui apresentadas como possibilidades do uso dessas faculdades, demonstrando ao mesmo tempo como o contraste entre ambas noções de arte lança luz sobre a proposição kantiana de poder existir um gênio sem gosto ou um gosto sem gênio. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1243 |
url |
https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1243/1028 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Kant e-prints; v. 12 n. 2 (2017): Dossiê Intuição e objetividade: aparência, aparecimento e fenômeno; 249-262 Kant e-Prints; Vol. 12 No. 2 (2017): Dossiê Intuição e objetividade: aparência, aparecimento e fenômeno; 249-262 1677-163X reponame:Kant e-prints (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:Unicamp |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
Unicamp |
institution |
Unicamp |
reponame_str |
Kant e-prints (Online) |
collection |
Kant e-prints (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Kant e-prints (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
clekant@unicamp.br||danielomarperez@hotmail.com||daniel.omar.perez@pq.cnpq.br |
_version_ |
1754842243594715136 |