Politik und Geschichstphilosophie bei Kant

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: R. Aramayo, Roberto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Kant e-prints (Online)
Texto Completo: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/432
Resumo: Este artigo objetiva demonstrar que a historia da filosofia política em Kant é o exercício de um historiador filosófico da política, visto que essa história é organizada por uma ideia da razão. Assim, ela não é simplesmente uma narrativa fundada em acontecimentos históricos, ao contrário, é a organização de tais fatos ordenados por um fio condutor, que numa visão panorâmica da produção kantiana foi chamado de propósito da natureza, providência ou destino e de fio condutor. A apresentação da ideia da razão que organiza a história da política será apresentada em ordem cronológica da produção kantiana, assim demonstrando as diferentes ideias da razão que organizam a narrativa história política do gênero humano e como tal ideia organizadora era um propósito da natureza e tornou-se um tipo de entusiasmo republicano. Por fim, evidenciando que tais mudanças da ideia organizadora da história do gênero humana não implicam em contradições no alinhamento delas, pelo contrário, sinalizam para tal história como um esboço de uma história da filosofia política.
id UNICAMP-27_f2f73a24eb71accdb8faa1ceace8ad36
oai_identifier_str oai:www.cle.unicamp.br/eprints/:article/432
network_acronym_str UNICAMP-27
network_name_str Kant e-prints (Online)
repository_id_str
spelling Politik und Geschichstphilosophie bei KantHistóriaNaturezaIdeiaEntusiasmoRepúblicaEste artigo objetiva demonstrar que a historia da filosofia política em Kant é o exercício de um historiador filosófico da política, visto que essa história é organizada por uma ideia da razão. Assim, ela não é simplesmente uma narrativa fundada em acontecimentos históricos, ao contrário, é a organização de tais fatos ordenados por um fio condutor, que numa visão panorâmica da produção kantiana foi chamado de propósito da natureza, providência ou destino e de fio condutor. A apresentação da ideia da razão que organiza a história da política será apresentada em ordem cronológica da produção kantiana, assim demonstrando as diferentes ideias da razão que organizam a narrativa história política do gênero humano e como tal ideia organizadora era um propósito da natureza e tornou-se um tipo de entusiasmo republicano. Por fim, evidenciando que tais mudanças da ideia organizadora da história do gênero humana não implicam em contradições no alinhamento delas, pelo contrário, sinalizam para tal história como um esboço de uma história da filosofia política.Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE)2013-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/432Kant e-prints; v. 8 n. 1 (2013); 1-24Kant e-Prints; Vol. 8 No. 1 (2013); 1-241677-163Xreponame:Kant e-prints (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:Unicampporhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/432/334Copyright (c) 2015 Kant e-Printsinfo:eu-repo/semantics/openAccessR. Aramayo, Roberto2021-10-19T14:58:16Zoai:www.cle.unicamp.br/eprints/:article/432Revistahttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/PUBhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/oaiclekant@unicamp.br||danielomarperez@hotmail.com||daniel.omar.perez@pq.cnpq.br1677-163X1677-163Xopendoar:2021-10-19T14:58:16Kant e-prints (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Politik und Geschichstphilosophie bei Kant
title Politik und Geschichstphilosophie bei Kant
spellingShingle Politik und Geschichstphilosophie bei Kant
R. Aramayo, Roberto
História
Natureza
Ideia
Entusiasmo
República
title_short Politik und Geschichstphilosophie bei Kant
title_full Politik und Geschichstphilosophie bei Kant
title_fullStr Politik und Geschichstphilosophie bei Kant
title_full_unstemmed Politik und Geschichstphilosophie bei Kant
title_sort Politik und Geschichstphilosophie bei Kant
author R. Aramayo, Roberto
author_facet R. Aramayo, Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv R. Aramayo, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv História
Natureza
Ideia
Entusiasmo
República
topic História
Natureza
Ideia
Entusiasmo
República
description Este artigo objetiva demonstrar que a historia da filosofia política em Kant é o exercício de um historiador filosófico da política, visto que essa história é organizada por uma ideia da razão. Assim, ela não é simplesmente uma narrativa fundada em acontecimentos históricos, ao contrário, é a organização de tais fatos ordenados por um fio condutor, que numa visão panorâmica da produção kantiana foi chamado de propósito da natureza, providência ou destino e de fio condutor. A apresentação da ideia da razão que organiza a história da política será apresentada em ordem cronológica da produção kantiana, assim demonstrando as diferentes ideias da razão que organizam a narrativa história política do gênero humano e como tal ideia organizadora era um propósito da natureza e tornou-se um tipo de entusiasmo republicano. Por fim, evidenciando que tais mudanças da ideia organizadora da história do gênero humana não implicam em contradições no alinhamento delas, pelo contrário, sinalizam para tal história como um esboço de uma história da filosofia política.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/432
url https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/432/334
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Kant e-Prints
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Kant e-Prints
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE)
publisher.none.fl_str_mv Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE)
dc.source.none.fl_str_mv Kant e-prints; v. 8 n. 1 (2013); 1-24
Kant e-Prints; Vol. 8 No. 1 (2013); 1-24
1677-163X
reponame:Kant e-prints (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:Unicamp
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str Unicamp
institution Unicamp
reponame_str Kant e-prints (Online)
collection Kant e-prints (Online)
repository.name.fl_str_mv Kant e-prints (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv clekant@unicamp.br||danielomarperez@hotmail.com||daniel.omar.perez@pq.cnpq.br
_version_ 1754842243247636480