Escola e trabalho : aspectos pedagogicos da relação hegemonica em Gramsci

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Antonio Tavares de
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580640
Resumo: Orientador : Paolo Nosella
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spelling Escola e trabalho : aspectos pedagogicos da relação hegemonica em GramsciGramsci, Antonio, 1891-1937EscolasTrabalhoOrientador : Paolo NosellaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Para Gramsci, a práxis revolucionária inclui, de maneira orgânica, o elemento cultural, o conhecimento, a escola como instrumentos de incorporação do homem individual ao homem coletivo. Meridioonalistas por nascimento procurou compreender os problemas do Mezzogiorno, sendo original à medida que acrescentou a sua vivência, mesclada de influencias sociais, religiosas e pedagógicas, as posteriores influencias político ideológicas provenientes das lutas operarias e da militância política. Tais elementos lhe proporcionaram uma visão dos problemas a nível nacional e internacional, impulsionando-o na busca dos instrumentos necessários para preparar a revolução operária-camponesa. A Escola considerada desde o inicio da tradição marxista, como principal instrumento de cultura, foi retomada por Gramsci como um dos principais instrumentos para o desenvolvimento de uma cultura socialista. Para o seu projeto de transformar a necessidade em liberdade, a escola burguesa é uma instituição a ser destruída, pois os interesses da classe proletária exigem uma nova cultura, uma nova escola. Somente a escola que tivesse como princípio o trabalho produtivo poderia satisfazer os interesses do socialismo. A escola única do trabalho que instruiria e educaria desinteressadamente o homem novo foi tema da reflexão teórica de Gramsci tanto em liberdade, como na prisão no caderno 12, ele manifestou, de modo particular, seu interesse pela educação, ou seja, pela formação do homem socialista, voltando sempre ao tema em outros Cadernos e Cartas. Porque a histórica, a escola pensada por Gramsci deveria acompanhar o desenvolvimento da sociedade, adaptando-se a cada estágio histórico. Como o trabalho, no tempo de Gramsci, chegara ao nível de desenvolvimento caracterizado no americanismo , ele defendia que o principio educativo da escola única era o trabalho industrial moderno, configurado na fábrica moderna. A escola de L¿Ordine Nuovo, a Escola de Partido, a Escola por Correspondência, são marcas da atividade prática e da militância política de Gramsci, enquanto nos permitem conhecer o significado de escola para ele. O socialismo visa superar através da escola única do trabalho industrial, as relações dicotômicas entre o trabalho intelectual e o trabalho manual, integrando todos os homens unilateralmente.. No socialismo, todos deveriam ser intelectuais, livres pela cultura, sem deixarem de ser trabalhadores ligados ao trabalho por uma necessidade histórica. Portando, a liberdade é o objetivo ultimo da escola de GramsciDoutoradoDoutor em Educação[s.n.]Nosella, Paolo, 1942-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASJesus, Antonio Tavares de19931993-06-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf[212]f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580640JESUS, Antonio Tavares de. Escola e trabalho: aspectos pedagogicos da relação hegemonica em Gramsci. 1993. [212]f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580640. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/65186porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T01:53:39Zoai::65186Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T01:53:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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