Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Maria Salette Mayer de, 1956-
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581566
Resumo: Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti
id UNICAMP-30_00bae2c2f300f58ed5b57f8ccdc05b74
oai_identifier_str oai::76756
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aulaProfessores e alunosLingua alemã - Estudo e ensinoAmbiente de sala de aula - PesquisaOrientador: Marilda do Couto CavalcantiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A presente pesquisa nasceu de um desconforto percebido pela professora-sujeito quando não sabia responder a questões de ordem lingüística formuladas pelos alunos. A fim deI comprovar se as questões que a preocupavam eram de fato as lingüísticas, elaborou-se a primeira pergunta de pesquisa: Em que ocasiões a professora hesita, ou seja, julga não ter uma resposta imediata adequada a fornecer aos alunos ou a si mesma durante a aula? Essa questão levou em primeira análise a resultados de ordem mais quantitativa. Já a segunda pergunta de pesquisa: O que as hesitações (e reações e sentimentos delas decorrentes) experienciadas em sala-de-aula evidenciam na interação professor x aluno e professor não-nativo x falante nativo?, pelo fato de ter privilegiado a interação propriamente dita, revelou o jogo de poder subjacente na sala-de-aula, mais acirrado inclusive pela autoridade dividida pela professora com um falante-nativo quando da coleta dos dados. Outro aspecto que pôde ser constatado foi a dimensão exacerbada dada à língua enquanto forma pela professora-sujeito. A referida coleta deu-se num ambiente universitário paulista em duas classes de ensino de alemão. Goffman (1959, 1974) foi tomado como autor principal no que diz respeito ao embasamento teóricoAbstract: Not informed.MestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-Almeida Filho, José Carlos Paes deSchmitz, John RobertUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAquino, Maria Salette Mayer de, 1956-19941994-08-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf162 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581566AQUINO, Maria Salette Mayer de. Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aula. 1994. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581566. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/76756porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:15:28Zoai::76756Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:15:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aula
title Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aula
spellingShingle Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aula
Aquino, Maria Salette Mayer de, 1956-
Professores e alunos
Lingua alemã - Estudo e ensino
Ambiente de sala de aula - Pesquisa
title_short Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aula
title_full Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aula
title_fullStr Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aula
title_full_unstemmed Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aula
title_sort Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aula
author Aquino, Maria Salette Mayer de, 1956-
author_facet Aquino, Maria Salette Mayer de, 1956-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-
Almeida Filho, José Carlos Paes de
Schmitz, John Robert
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino, Maria Salette Mayer de, 1956-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores e alunos
Lingua alemã - Estudo e ensino
Ambiente de sala de aula - Pesquisa
topic Professores e alunos
Lingua alemã - Estudo e ensino
Ambiente de sala de aula - Pesquisa
description Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
1994-08-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581566
AQUINO, Maria Salette Mayer de. Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aula. 1994. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581566. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581566
identifier_str_mv AQUINO, Maria Salette Mayer de. Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aula. 1994. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581566. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/76756
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
162 f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138308163371008