Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581566 |
Resumo: | Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti |
id |
UNICAMP-30_00bae2c2f300f58ed5b57f8ccdc05b74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::76756 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aulaProfessores e alunosLingua alemã - Estudo e ensinoAmbiente de sala de aula - PesquisaOrientador: Marilda do Couto CavalcantiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A presente pesquisa nasceu de um desconforto percebido pela professora-sujeito quando não sabia responder a questões de ordem lingüística formuladas pelos alunos. A fim deI comprovar se as questões que a preocupavam eram de fato as lingüísticas, elaborou-se a primeira pergunta de pesquisa: Em que ocasiões a professora hesita, ou seja, julga não ter uma resposta imediata adequada a fornecer aos alunos ou a si mesma durante a aula? Essa questão levou em primeira análise a resultados de ordem mais quantitativa. Já a segunda pergunta de pesquisa: O que as hesitações (e reações e sentimentos delas decorrentes) experienciadas em sala-de-aula evidenciam na interação professor x aluno e professor não-nativo x falante nativo?, pelo fato de ter privilegiado a interação propriamente dita, revelou o jogo de poder subjacente na sala-de-aula, mais acirrado inclusive pela autoridade dividida pela professora com um falante-nativo quando da coleta dos dados. Outro aspecto que pôde ser constatado foi a dimensão exacerbada dada à língua enquanto forma pela professora-sujeito. A referida coleta deu-se num ambiente universitário paulista em duas classes de ensino de alemão. Goffman (1959, 1974) foi tomado como autor principal no que diz respeito ao embasamento teóricoAbstract: Not informed.MestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-Almeida Filho, José Carlos Paes deSchmitz, John RobertUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAquino, Maria Salette Mayer de, 1956-19941994-08-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf162 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581566AQUINO, Maria Salette Mayer de. Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aula. 1994. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581566. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/76756porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:15:28Zoai::76756Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:15:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aula |
title |
Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aula |
spellingShingle |
Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aula Aquino, Maria Salette Mayer de, 1956- Professores e alunos Lingua alemã - Estudo e ensino Ambiente de sala de aula - Pesquisa |
title_short |
Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aula |
title_full |
Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aula |
title_fullStr |
Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aula |
title_full_unstemmed |
Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aula |
title_sort |
Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aula |
author |
Aquino, Maria Salette Mayer de, 1956- |
author_facet |
Aquino, Maria Salette Mayer de, 1956- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948- Almeida Filho, José Carlos Paes de Schmitz, John Robert Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aquino, Maria Salette Mayer de, 1956- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores e alunos Lingua alemã - Estudo e ensino Ambiente de sala de aula - Pesquisa |
topic |
Professores e alunos Lingua alemã - Estudo e ensino Ambiente de sala de aula - Pesquisa |
description |
Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994 1994-08-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581566 AQUINO, Maria Salette Mayer de. Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aula. 1994. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581566. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581566 |
identifier_str_mv |
AQUINO, Maria Salette Mayer de. Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aula. 1994. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581566. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/76756 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 162 f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1822248310483714048 |