Leitura à primeira-vista na formação do pianista colaborador a partir de uma abordagem qualitativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Jose Francisco da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617269
Resumo: Orientadores: Ricardo Goldemberg, Luiz Ricardo Basso Ballestero
id UNICAMP-30_00dd6ef4e6a98df066f2cd2adf580641
oai_identifier_str oai::849322
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Leitura à primeira-vista na formação do pianista colaborador a partir de uma abordagem qualitativaSight-reading in the formative years of collaborative pianists from a qualitative approachLeituraPianistasMúsica de câmaraAcompanhamento musicalReadingPianistChamber musicAccompaniment, musicalOrientadores: Ricardo Goldemberg, Luiz Ricardo Basso BallesteroTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Durante sua formação, um pianista pode receber treinamento para atuar em diversos campos profissionais: concertos e recitais, música de câmara, ensino e pesquisa, entre outras. Especialmente para algumas atividades relacionadas à música feita em conjunto, o pianista precisa ter a habilidade de ler à primeira-vista com desenvoltura e conseguir, através de uma leitura eficiente, preparar repertório em pouco tempo. Entretanto, leitura à primeira-vista é considerada por muitos jovens pianistas como uma habilidade inata, exigindo grandes esforços para adquiri-la. O fato é que os estudantes de piano, em sua maioria, não recebem o devido treinamento em leitura ao longo dos anos de sua formação, criando-se uma lacuna entre o nível de dificuldade do repertório solo e o da capacidade de reconhecimento, durante a leitura à primeira-vista, das informações contidas na partitura. Esta pesquisa, dividida em três etapas, procurou, inicialmente, a constatação deste fato através de testes de leitura à primeira-vista, aplicados a estudantes de graduação em piano. A segunda etapa tratou da criação de um laboratório experimental de leitura à primeira-vista aplicada à colaboração pianística, com o intuito de fornecer subsídios para a formação dos jovens pianistas nesta área. Contando com a participação voluntária de estudantes de graduação em piano, foi possível aplicar e avaliar esta proposta, utilizando-se como base o repertório para canto e piano. Por fim, buscou-se a confirmação desta deficiência em pianistas experientes e atuantes profissionalmente na área da colaboração pianística, através de entrevistas de caráter biográfico. Diferentemente de outros trabalhos, cujo foco principal é o levantamento bibliográfico, esta pesquisa se propôs a extrair dos sujeitos suas impressões, vivências e observações, através da coleta de dados contidos em depoimentos. A metodologia que mais se adequa a este tipo de abordagem é a qualitativa, tendo como ferramenta de tratamento dos dados a análise de conteúdo, a fim de organizar, categorizar e analisar os discursos. Comprovou-se, ao mesmo tempo, a deficiência na formação dos pianistas em leitura à primeiravista e as inúmeras contribuições que este treinamento, devidamente orientado, pode trazer em sua atuação profissional, especialmente na colaboração pianísticaAbstract: During their formative years pianists can receive extensive training to act in several professional fields: concerts and recitals, chamber music, teaching and research, among others. Especially in activities related to ensemble playing, pianists need to develop the ability to sight-read with ease and should be able to prepare repertoire on short notice. However, sight-reading is regarded by many young pianists as either an innate ability or a very hard skill to acquire. The fact that the majority of the students do not receive specific training in sight-reading throughout their musical education creates a gap between the level of their solo piano repertoire and their capacity to recognize musical information on the score during their sight reading. This research is divided into three parts. The first one aimed to verify this fact by applying sight-reading assessment tests to undergraduate piano students. The second step dealt with the creation of an experimental laboratory of sight-reading applied to the collaborative piano in order to provide tools to improve undergraduate piano students' sight-reading skills. Using diverse vocal repertoire, it was possible to apply and evaluate this plan with volunteer undergraduate students. Finally, we sought to confirm similar absence of specific training in experienced and professional pianists, who are active in the collaborative piano field, through biographical interviews. Unlike other studies, whose primary focus is the literature, this research set out to assimilate the impressions, experiences and observations from the respondents, by collecting data in interviews. The methodology most suited to this type of approach is the qualitative one, and as a tool for data processing, we have used the content analysis (procedures) in order to organize, categorize and analyze speeches. The research demonstrated both the deficiency in the training of pianists in sightreading and the many contributions that a well oriented training can bring in their professional practice, especially in collaborative pianoDoutoradoFundamentos TeóricosDoutor em Música[s.n.]Goldemberg, Ricardo, 1956-Ballestero, Luiz Ricardo BassoKayama, Adriana GiarolaMartin, Mauricy MatosPicchi, Achille GuidoVideira Junior, Mário RodriguesUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Jose Francisco da2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf277 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617269COSTA, Jose Francisco da. Leitura à primeira-vista na formação do pianista colaborador a partir de uma abordagem qualitativa. 2011. 277 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617269. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/849322porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:33:03Zoai::849322Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:33:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura à primeira-vista na formação do pianista colaborador a partir de uma abordagem qualitativa
Sight-reading in the formative years of collaborative pianists from a qualitative approach
title Leitura à primeira-vista na formação do pianista colaborador a partir de uma abordagem qualitativa
spellingShingle Leitura à primeira-vista na formação do pianista colaborador a partir de uma abordagem qualitativa
Costa, Jose Francisco da
Leitura
Pianistas
Música de câmara
Acompanhamento musical
Reading
Pianist
Chamber music
Accompaniment, musical
title_short Leitura à primeira-vista na formação do pianista colaborador a partir de uma abordagem qualitativa
title_full Leitura à primeira-vista na formação do pianista colaborador a partir de uma abordagem qualitativa
title_fullStr Leitura à primeira-vista na formação do pianista colaborador a partir de uma abordagem qualitativa
title_full_unstemmed Leitura à primeira-vista na formação do pianista colaborador a partir de uma abordagem qualitativa
title_sort Leitura à primeira-vista na formação do pianista colaborador a partir de uma abordagem qualitativa
author Costa, Jose Francisco da
author_facet Costa, Jose Francisco da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goldemberg, Ricardo, 1956-
Ballestero, Luiz Ricardo Basso
Kayama, Adriana Giarola
Martin, Mauricy Matos
Picchi, Achille Guido
Videira Junior, Mário Rodrigues
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Jose Francisco da
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Pianistas
Música de câmara
Acompanhamento musical
Reading
Pianist
Chamber music
Accompaniment, musical
topic Leitura
Pianistas
Música de câmara
Acompanhamento musical
Reading
Pianist
Chamber music
Accompaniment, musical
description Orientadores: Ricardo Goldemberg, Luiz Ricardo Basso Ballestero
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617269
COSTA, Jose Francisco da. Leitura à primeira-vista na formação do pianista colaborador a partir de uma abordagem qualitativa. 2011. 277 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617269. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617269
identifier_str_mv COSTA, Jose Francisco da. Leitura à primeira-vista na formação do pianista colaborador a partir de uma abordagem qualitativa. 2011. 277 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617269. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/849322
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
277 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138494019272704