Professores de lingua estrangeira em formação : seu discurso em um evento de letramento em curso de licenciatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertoldo, Ernesto Sérgio
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582842
Resumo: Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti
id UNICAMP-30_01c3f3b439ccb4b44cdd6692535a83b8
oai_identifier_str oai::95298
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Professores de lingua estrangeira em formação : seu discurso em um evento de letramento em curso de licenciaturaLetramentoDiscursoOrientador: Marilda do Couto CavalcantiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta dissertação focaliza, como um evento de letramento, a produção oral de um grupo de estudantes universitários de Letras, futuros professores de língua inglesa. O evento de letramento, intitulado de Discussão de tópicos em língua inglesa, constituíase como prática recorrente das aulas da disciplina Prática Oral por nós observadas no instituto de letras de uma universidade privada do estado de São Paulo. Interessava-nos caracterizar o discurso oral dos alunos, tendo em vista as condições de produção do mesmo. Essa caracterização a que nos referimos foi verificada, basicamente, através de dois momentos distintos. No primeiro, analisamos as falas dos alunos sobre questões relativas à sua graduação. No segundo momento, analisamos as falas dos alunos propriamente ditas, quando do desenvolvimento das discussões orais nas aulas de Prática Oral. Para isso, utilizamos como instrumentos de coleta de dados, gravações em vídeo e em áudio de aulas de prática oral, diários de campo referentes às aulas gravadas e questionários informativos aplicados a alunos e professores da instituição. O resultado da análise indicou que os alunos não demonstram uma produção no referido evento que possibilite afirmar que os mesmos tenham adquirido o discurso acadêmico. Ao contrário, os alunos demonstram insegurança quando são chamados a se posicionar com relação às idéias advindas dos textos propostos para discussão. Dentre as várias implicações desse estudo para a formação de professores de língua estrangeira, destacamos, neste contexto, a necessidade de que os mesmos considerem que ensinar uma língua estrangeira consiste, dentre outras coisas, em trabalhar as práticas discursivas que encerram o dizer dessa língua, possibilitando, com isso, uma inserção dos alunos na comunidade discursiva acadêmicaAbstract: This dissertation aims at analysing the oral production of a fourth-year "Letras" college students, future English teachers. Such analysis was carried out from the point of view of a literacy event named Topie Discussion in Eng/ish, which was a current procedure of the Oral Practiee Course we observed in the "Letras" Institute of a private university in the state of São Paulo. We were interested in characterizing the students' oral discourse concerning its conditions of production. Basically, our investigation had two distinct moments. The first one refers to the analysis of students' talk while discussing topics. The second has to do with students' and professors' thoughts about issues related to the graduation in which both of them are engaged. In order to achieve our aim, we used video and audio recordings to collect data. Beyond that, joumals were also used as well as questionnaires applied to students and professors. The analysis of students' oral production indicates that students do not present a language in the literacy event that allows us to say that they master the academic discourse fluently. On the contrary, students show weak arguments while discussing the texts proposed. Among the several implications of this research to the qualification of foreign language teachers, we point out the necessity to make teachers aware of the fact that teaching a foreign language consists of teaching the discourse practices of the language, which can contribute for students to become members of the academic communityMestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-Lopes, Luis Paulo da MoitaCoracini, Maria José Rodrigues FariaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBertoldo, Ernesto Sérgio19951995-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf141f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582842BERTOLDO, Ernesto Sérgio. Professores de lingua estrangeira em formação: seu discurso em um evento de letramento em curso de licenciatura. 1995. 141f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582842. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/95298porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:21:53Zoai::95298Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:21:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores de lingua estrangeira em formação : seu discurso em um evento de letramento em curso de licenciatura
title Professores de lingua estrangeira em formação : seu discurso em um evento de letramento em curso de licenciatura
spellingShingle Professores de lingua estrangeira em formação : seu discurso em um evento de letramento em curso de licenciatura
Bertoldo, Ernesto Sérgio
Letramento
Discurso
title_short Professores de lingua estrangeira em formação : seu discurso em um evento de letramento em curso de licenciatura
title_full Professores de lingua estrangeira em formação : seu discurso em um evento de letramento em curso de licenciatura
title_fullStr Professores de lingua estrangeira em formação : seu discurso em um evento de letramento em curso de licenciatura
title_full_unstemmed Professores de lingua estrangeira em formação : seu discurso em um evento de letramento em curso de licenciatura
title_sort Professores de lingua estrangeira em formação : seu discurso em um evento de letramento em curso de licenciatura
author Bertoldo, Ernesto Sérgio
author_facet Bertoldo, Ernesto Sérgio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-
Lopes, Luis Paulo da Moita
Coracini, Maria José Rodrigues Faria
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertoldo, Ernesto Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Discurso
topic Letramento
Discurso
description Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1995-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582842
BERTOLDO, Ernesto Sérgio. Professores de lingua estrangeira em formação: seu discurso em um evento de letramento em curso de licenciatura. 1995. 141f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582842. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
BERTOLDO, Ernesto Sérgio. Professores de lingua estrangeira em formação: seu discurso em um evento de letramento em curso de licenciatura. 1995. 141f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582842. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/95298
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
141f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188780001722368