Lesões em crianças causadas por acidente automobilístico : avaliação dos dispositivos de retenção infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loffredo, Maria de Castro Monteiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613074
Resumo: Orientador: Antonio Celso Fonseca de Arruda
id UNICAMP-30_025e9694e055510407503b7666bdbf98
oai_identifier_str oai::775368
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Lesões em crianças causadas por acidente automobilístico : avaliação dos dispositivos de retenção infantilChildren injury caused by traffic accident : an evaluation of child restraint systemsAcidentes de trânsitoCriançasDispositivos de retenção infantil de uso automotivoAvaliaçãoTraffic accidentChildrenChild restraint devices for automotive useEvaluationOrientador: Antonio Celso Fonseca de ArrudaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: Os acidentes de trânsito representam uma causa comum de lesões em crianças passageiras de automóveis. Este trabalho buscou identificar o perfil dessas lesões e analisar biomecanicamente os dispositivos de retenção infantil, ou seja, cadeirinhas com sistema de cinco pontos e assentos elevatórios (boosters). Dessa forma, este trabalho apresenta duas linhas de pesquisa: uma que se caracteriza pela observação de lesões em crianças que sofreram acidente automobilístico por meio de estudo retrospectivo de casos e outra que trata do estudo experimental sobre conforto e segurança dos dispositivos. O estudo experimental compreendeu a análise de distribuição de pressão na interface assento-dummy, como forma de avaliar conforto, e a análise do posicionamento das tiras em relação a referências anatômicas específicas de um dummy, como forma de analisar o nível de segurança do dispositivo. Os resultados do estudo retrospectivo de casos mostraram que diferentes lesões ocorrem em crianças retidas e não-retidas e que essas lesões apresentam associação de ocorrência de acordo com o tipo de impacto e tipo de retenção usado. Em relação aos estudos experimentais, a distribuição de pressão nos diferentes dispositivos testados mostrou ser diferente conforme o método de inclinação do dispositivo, sendo mais ou menos confortável se a pressão no contato assento-dummy aumentava ou diminuía de acordo com o grau de inclinação. Em relação à segurança, a avaliação do posicionamento das tiras, tanto do sistema de cinco pontos quanto do cinto adulto, mostrou uma grande variação no seu posicionamento em relação ao dummy nos diferentes modelos testados. Como conclusão, tem-se que o próprio design do dispositivo influencia no direcionamento das tiras no corpo da criança, sendo que essas devem passar por pontos específicos de forma a prevenir lesõesAbstract: Traffic accidents are a common cause of injury in children as car passengers. The present study sought to analyze injury patterns in children younger than 10 years old and to evaluate harness systems and booster seats biomechanically. Hence, the present study follows two research lines: an observational study of children's injury pattern by a retrospective case review and an experimental study of comfort and safety level of car seats. The experimental study comprised on seat pressure distribution on the seat-dummy surface, as a comfort evaluation, and seat belt fit and harness fit as a safety evaluation of car seats. Results obtained from case reviews showed different injury patterns between restrained and unrestrained children. Such injuries can be related to impact direction and type of restraint used. Regarding to the experimental study, the pressure distribution may have been influenced by the method of inclination of car seat's back support on the different models tested thus being more or less comfortable according to pressure values on the specific angle of inclination. Regarding to car seats safety level, seat belt fit and harness fit varied broadly among car seats. It can be concluded that car seat's design has a significant influence on seat belt and harness fit that lead to different levels of car occupant protectionDoutoradoMateriais e Processos de FabricaçãoDoutor em Engenharia Mecânica[s.n.]Arruda, Antonio Celso Fonseca de, 1948-Mendes, Roberto TeixeiraBaracat, Emílio Carlos EliasFortulan, Carlos AlbertoPinto, Maria AparecidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLoffredo, Maria de Castro Monteiro2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf137 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613074LOFFREDO, Maria de Castro Monteiro. Lesões em crianças causadas por acidente automobilístico: avaliação dos dispositivos de retenção infantil. 2010. 137 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613074. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/775368porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:00:30Zoai::775368Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:00:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lesões em crianças causadas por acidente automobilístico : avaliação dos dispositivos de retenção infantil
Children injury caused by traffic accident : an evaluation of child restraint systems
title Lesões em crianças causadas por acidente automobilístico : avaliação dos dispositivos de retenção infantil
spellingShingle Lesões em crianças causadas por acidente automobilístico : avaliação dos dispositivos de retenção infantil
Loffredo, Maria de Castro Monteiro
Acidentes de trânsito
Crianças
Dispositivos de retenção infantil de uso automotivo
Avaliação
Traffic accident
Children
Child restraint devices for automotive use
Evaluation
title_short Lesões em crianças causadas por acidente automobilístico : avaliação dos dispositivos de retenção infantil
title_full Lesões em crianças causadas por acidente automobilístico : avaliação dos dispositivos de retenção infantil
title_fullStr Lesões em crianças causadas por acidente automobilístico : avaliação dos dispositivos de retenção infantil
title_full_unstemmed Lesões em crianças causadas por acidente automobilístico : avaliação dos dispositivos de retenção infantil
title_sort Lesões em crianças causadas por acidente automobilístico : avaliação dos dispositivos de retenção infantil
author Loffredo, Maria de Castro Monteiro
author_facet Loffredo, Maria de Castro Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arruda, Antonio Celso Fonseca de, 1948-
Mendes, Roberto Teixeira
Baracat, Emílio Carlos Elias
Fortulan, Carlos Alberto
Pinto, Maria Aparecida
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Loffredo, Maria de Castro Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Acidentes de trânsito
Crianças
Dispositivos de retenção infantil de uso automotivo
Avaliação
Traffic accident
Children
Child restraint devices for automotive use
Evaluation
topic Acidentes de trânsito
Crianças
Dispositivos de retenção infantil de uso automotivo
Avaliação
Traffic accident
Children
Child restraint devices for automotive use
Evaluation
description Orientador: Antonio Celso Fonseca de Arruda
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613074
LOFFREDO, Maria de Castro Monteiro. Lesões em crianças causadas por acidente automobilístico: avaliação dos dispositivos de retenção infantil. 2010. 137 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613074. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613074
identifier_str_mv LOFFREDO, Maria de Castro Monteiro. Lesões em crianças causadas por acidente automobilístico: avaliação dos dispositivos de retenção infantil. 2010. 137 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613074. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/775368
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
137 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189039088074752