Lesões em crianças causadas por acidente automobilístico : avaliação dos dispositivos de retenção infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613074 |
Resumo: | Orientador: Antonio Celso Fonseca de Arruda |
id |
UNICAMP-30_025e9694e055510407503b7666bdbf98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::775368 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Lesões em crianças causadas por acidente automobilístico : avaliação dos dispositivos de retenção infantilChildren injury caused by traffic accident : an evaluation of child restraint systemsAcidentes de trânsitoCriançasDispositivos de retenção infantil de uso automotivoAvaliaçãoTraffic accidentChildrenChild restraint devices for automotive useEvaluationOrientador: Antonio Celso Fonseca de ArrudaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: Os acidentes de trânsito representam uma causa comum de lesões em crianças passageiras de automóveis. Este trabalho buscou identificar o perfil dessas lesões e analisar biomecanicamente os dispositivos de retenção infantil, ou seja, cadeirinhas com sistema de cinco pontos e assentos elevatórios (boosters). Dessa forma, este trabalho apresenta duas linhas de pesquisa: uma que se caracteriza pela observação de lesões em crianças que sofreram acidente automobilístico por meio de estudo retrospectivo de casos e outra que trata do estudo experimental sobre conforto e segurança dos dispositivos. O estudo experimental compreendeu a análise de distribuição de pressão na interface assento-dummy, como forma de avaliar conforto, e a análise do posicionamento das tiras em relação a referências anatômicas específicas de um dummy, como forma de analisar o nível de segurança do dispositivo. Os resultados do estudo retrospectivo de casos mostraram que diferentes lesões ocorrem em crianças retidas e não-retidas e que essas lesões apresentam associação de ocorrência de acordo com o tipo de impacto e tipo de retenção usado. Em relação aos estudos experimentais, a distribuição de pressão nos diferentes dispositivos testados mostrou ser diferente conforme o método de inclinação do dispositivo, sendo mais ou menos confortável se a pressão no contato assento-dummy aumentava ou diminuía de acordo com o grau de inclinação. Em relação à segurança, a avaliação do posicionamento das tiras, tanto do sistema de cinco pontos quanto do cinto adulto, mostrou uma grande variação no seu posicionamento em relação ao dummy nos diferentes modelos testados. Como conclusão, tem-se que o próprio design do dispositivo influencia no direcionamento das tiras no corpo da criança, sendo que essas devem passar por pontos específicos de forma a prevenir lesõesAbstract: Traffic accidents are a common cause of injury in children as car passengers. The present study sought to analyze injury patterns in children younger than 10 years old and to evaluate harness systems and booster seats biomechanically. Hence, the present study follows two research lines: an observational study of children's injury pattern by a retrospective case review and an experimental study of comfort and safety level of car seats. The experimental study comprised on seat pressure distribution on the seat-dummy surface, as a comfort evaluation, and seat belt fit and harness fit as a safety evaluation of car seats. Results obtained from case reviews showed different injury patterns between restrained and unrestrained children. Such injuries can be related to impact direction and type of restraint used. Regarding to the experimental study, the pressure distribution may have been influenced by the method of inclination of car seat's back support on the different models tested thus being more or less comfortable according to pressure values on the specific angle of inclination. Regarding to car seats safety level, seat belt fit and harness fit varied broadly among car seats. It can be concluded that car seat's design has a significant influence on seat belt and harness fit that lead to different levels of car occupant protectionDoutoradoMateriais e Processos de FabricaçãoDoutor em Engenharia Mecânica[s.n.]Arruda, Antonio Celso Fonseca de, 1948-Mendes, Roberto TeixeiraBaracat, Emílio Carlos EliasFortulan, Carlos AlbertoPinto, Maria AparecidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLoffredo, Maria de Castro Monteiro2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf137 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613074LOFFREDO, Maria de Castro Monteiro. Lesões em crianças causadas por acidente automobilístico: avaliação dos dispositivos de retenção infantil. 2010. 137 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613074. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/775368porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:00:30Zoai::775368Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:00:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lesões em crianças causadas por acidente automobilístico : avaliação dos dispositivos de retenção infantil Children injury caused by traffic accident : an evaluation of child restraint systems |
title |
Lesões em crianças causadas por acidente automobilístico : avaliação dos dispositivos de retenção infantil |
spellingShingle |
Lesões em crianças causadas por acidente automobilístico : avaliação dos dispositivos de retenção infantil Loffredo, Maria de Castro Monteiro Acidentes de trânsito Crianças Dispositivos de retenção infantil de uso automotivo Avaliação Traffic accident Children Child restraint devices for automotive use Evaluation |
title_short |
Lesões em crianças causadas por acidente automobilístico : avaliação dos dispositivos de retenção infantil |
title_full |
Lesões em crianças causadas por acidente automobilístico : avaliação dos dispositivos de retenção infantil |
title_fullStr |
Lesões em crianças causadas por acidente automobilístico : avaliação dos dispositivos de retenção infantil |
title_full_unstemmed |
Lesões em crianças causadas por acidente automobilístico : avaliação dos dispositivos de retenção infantil |
title_sort |
Lesões em crianças causadas por acidente automobilístico : avaliação dos dispositivos de retenção infantil |
author |
Loffredo, Maria de Castro Monteiro |
author_facet |
Loffredo, Maria de Castro Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arruda, Antonio Celso Fonseca de, 1948- Mendes, Roberto Teixeira Baracat, Emílio Carlos Elias Fortulan, Carlos Alberto Pinto, Maria Aparecida Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loffredo, Maria de Castro Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acidentes de trânsito Crianças Dispositivos de retenção infantil de uso automotivo Avaliação Traffic accident Children Child restraint devices for automotive use Evaluation |
topic |
Acidentes de trânsito Crianças Dispositivos de retenção infantil de uso automotivo Avaliação Traffic accident Children Child restraint devices for automotive use Evaluation |
description |
Orientador: Antonio Celso Fonseca de Arruda |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613074 LOFFREDO, Maria de Castro Monteiro. Lesões em crianças causadas por acidente automobilístico: avaliação dos dispositivos de retenção infantil. 2010. 137 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613074. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613074 |
identifier_str_mv |
LOFFREDO, Maria de Castro Monteiro. Lesões em crianças causadas por acidente automobilístico: avaliação dos dispositivos de retenção infantil. 2010. 137 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613074. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/775368 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 137 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189039088074752 |