Avaliação de dispositivos de retenção para recém-nascidos prematuros em simulador de acidente por capotamento
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639431 |
Resumo: | Orientador: Antonio Celso Fonseca de Arruda |
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Avaliação de dispositivos de retenção para recém-nascidos prematuros em simulador de acidente por capotamentoEvaluation os retention devices for premature newborns in a rollover accident simulatorDispositivos de retenção infantil de uso automotivoRecém-nascido de baixo pesoSegurança de trânsitoChild restraint system in automobilesPremature infantsTraffic safetyOrientador: Antonio Celso Fonseca de ArrudaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: Esta pesquisa objetivou avaliar a retenção propiciada pelos Bebês Conforto no transporte de bebês de baixo peso e/ou prematuros nos casos de acidente por capotamento do veículo. Os dispositivos de retenção para transporte de crianças, no Brasil, devem passar por uma série de testes e ensaios para receberem um selo de certificação que os habilita para comercialização. Dentre os testes solicitados pelas normas técnicas brasileiras, um deles é vinculado à possibilidade do capotamento do veículo. O teste de capotamento é realizado com equipamento de ensaio normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, no caso a norma ABNT - NBR 14.400 - Veículos rodoviários automotores - Dispositivos de Retenção para Crianças - Requisitos de segurança. Estes testes são conduzidos para diferentes dispositivos de retenção para crianças utilizando os bonecos requeridos pela norma e que são padronizados para diferentes faixas etárias. No caso específico dos Bebês Conforto, o boneco utilizado é normalizado considerando determinado percentil de faixa etária para qual o dispositivo de retenção para crianças pode ser utilizado. Tal boneco tem dimensões e massas bem definidas. Tais dimensões e massas, muitas vezes, superam aquelas encontradas nos bebês nascidos com tempo de gestação inferior a trinta e sete semanas, e que são comumente chamados de prematuros. Os testes desta pesquisa foram conduzidos utilizando bonecos, não normatizados, com massas e dimensões compatíveis com os padrões utilizados para liberar os bebês nos hospitais e maternidades brasileiras, possibilitando o transporte para suas casas. Os ensaios foram realizados com o dispositivo de capotamento especial construído a partir da carcaça, bancos e cintos de segurança retráteis originais de um veículo de passeio. Os resultados evidenciam que os dispositivos de retenção para crianças, do tipo bebê conforto, que foram testados, não oferecem a proteção adequada para atender todos os requisitos de segurança para bebês prematuros nos casos de capotamento. Como conclusão, propõe soluções construtivas que agreguem as características de projeto que se mostraram mais eficazes nos diferentes dispositivos de retenção testados em ensaio de capotamento e que são compatíveis com a NBR 14.400Abstract: This research aimed to evaluate the retention intended for rear-facing car seat in the transport of low weight babies/premature in cases of vehicle overturning accident. The child transport seat in Brazil must pass a series of tests and trials to receive a certified seal of certification for commercialization. Among the tests required by the Brazilian technical standards, one of them is linked to the possibility of the vehicle overturning. The rollover test is performed with the test equipment standardized by the Brazilian Association of Technical Standards, in this case the standard ABNT - NBR 14.400 - Automotive road vehicles - Child restraints - Safety requirements. These tests are conducted for different child restraint devices using the standard required dolls that are standardized for different age groups. No specific case of car seat rear-facing is Dummy used is normalized considering a certain percentile of the age range for which child restraint can be used. Such a dummy has well defined dimensions and masses. Such dimensions and mass usually exceed those found in babies born with a gestation time of less than thirty-seven weeks and are commonly referred to as premature babies. The tests of this research were conducted using non-standardized dolls, with masses and dimensions, compatible with standards used to release babies in Brazilian hospitals and maternity hospitals, allowing the transport to their homes. The tests were performed using a special overturning simulator constructed from the original bodywork, seats and seat belts of a passenger vehicle. The results show that rear-facing car seat child restraints that have been tested do not provide adequate protection to meet all safety requirements for premature babies in the event of a rollover. In conclusion, it proposes constructive solutions that add the design characteristics that were most effective in the different retention devices tested in rollover test and that are compatible with NBR 14.400MestradoMateriais e Processos de FabricaçãoMestre em Engenharia Mecânica[s.n.]Arruda, Antonio Celso Fonseca de, 1948-Saramago, Marcos Antonio PortaBelangero, William DiasUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGonzaga, Thiago Henrique, 1982-20202020-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 68 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639431GONZAGA, Thiago Henrique. Avaliação de dispositivos de retenção para recém-nascidos prematuros em simulador de acidente por capotamento . 2020. 1 recurso online ( 68 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica , Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639431. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1141214Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-03T14:47:43Zoai::1141214Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-08-03T14:47:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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