O "Ciência sem Fronteiras" pelo olhar da comunidade acadêmica : o caso da UNIFAL-MG e da UNIFEI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Bruno Pereira de Souza, 1987-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634437
Resumo: Orientador: Simone Pallone de Figueiredo
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spelling O "Ciência sem Fronteiras" pelo olhar da comunidade acadêmica : o caso da UNIFAL-MG e da UNIFEIThe "Science without Borders" program through the eye of the academic community : the case of UNIFAL-MG and UNIFEIProgramas de intercambio de estudantesEstudantes universitários - BrasilPolíticas públicas - BrasilCiênciaStudent exchange programsCollege students - BrazilPublic policy - BrazilScienceOrientador: Simone Pallone de FigueiredoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa buscou identificar, do ponto de vista de professores e ex-bolsistas de graduação sanduíche do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) vinculados à Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e à Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), no sul de Minas Gerais, qual é a percepção da comunidade acadêmica a respeito do programa, tendo como base os objetivos propostos no decreto de criação do CsF, que, nesta pesquisa, se configuraram em categorias de análise. Lançado em 2011, o CsF foi o projeto de maior destaque no âmbito das políticas de internacionalização da educação superior e ciência, tecnologia e inovação (CT&I) do Brasil, chamando a atenção de universidades e cidadãos, da mídia em geral e da comunidade científica, o que gerou elogios, mas também críticas, sobretudo em relação ao seu planejamento. A partir da literatura de internacionalização da educação superior e do próprio Programa Ciência sem Fronteiras, a pesquisa, ancorada em método de estudo de casos múltiplos, ajudou a entender a percepção do programa nas instituições em questão. Com abordagem qualitativa, este estudo de casos contou com a aplicação de questionários online à comunidade universitária, por meio da plataforma Online Pesquisa, o que subsidiou a coleta de dados. Também foram realizadas análise documental e entrevistas aos gestores de Relações Internacionais e Coordenadores Institucionais do CsF nas universidades investigadas. O exame interpretativo dos dados foi respaldado por análise de conteúdo. Os resultados obtidos foram que, pelo olhar da comunidade acadêmica da UNIFAL-MG e da UNIFEI, o maior ganho com a adesão ao CsF nessas universidades foi individual, ou seja, dos beneficiários, que declararam ter alcançado imenso crescimento pessoal e acadêmico. Em contrapartida, não foram observados ganhos institucionais relevantes, exceto pelo estímulo à internacionalização, visto que os objetivos do programa analisados neste trabalho não foram alcançados integralmente nessas instituições. Assim, o estudo permitiu concluir que, sem um planejamento adequado e avaliação específica que direcione as ações, a dificuldade em implementar os objetivos próprios de um programa de internacionalização como o CsF será perpetuada, fazendo com que altos investimentos não se convertam em benefícios amplos ao país e às instituições, senão em ganhos pessoais dos beneficiários desses financiamentosAbstract: This research aimed to identify, from the point of view of professors and former scholarship holders of the Science without Borders Program (SwB) enrolled at Federal University of Alfenas (UNIFAL-MG) and at Federal University of Itajubá (UNIFEI), in the State of Minas Gerais, Brazil, what is the perception of the academic community regarding the program, based on the objectives proposed in the decree that created SwB, which, in this research, were configured into categories of analysis. Launched in 2011, SwB was the most prominent project in the scope of Brazil's internationalization of higher education and science, technology and innovation (ST&I) policies, drawing the attention of universities and citizens, the media in general and the scientific community, which generated praise, but also criticism, especially in relation to its planning. Based on the literature on internationalization of higher education and the Science without Borders Program itself, the research, grounded on a multiple case study method, helped to understand the perception of the program in the institutions concerned. With a qualitative approach, this multiple case study was performed with the application of online questionnaires to the university community through the platform Online Pesquisa, which subsidized the data collection. Documentary analysis and interviews were also carried out with the managers of International Relations and Institutional Coordinators of the SwB program in the researched universities. The interpretive examination of the data was supported by content analysis. The results obtained were that, from the point of view of the academic community of UNIFAL-MG and UNIFEI, the biggest gain from joining SwB program was individual, that is, in benefit of the scholarship holders, who declared that they had immense personal and academic growth. On the other hand, no relevant institutional gains were observed, except for the stimulus to internationalization, since the objectives of the program analyzed in this work were not fully achieved in these institutions. Thus, the study allowed us to conclude that without adequate planning and a specific evaluation that guides the actions the difficulty in implementing the objectives of an internationalization program such as SwB will be perpetuated, so that high investments do not translate into broad benefits for the nation and its institutions, but rather into personal gains to the scholarship holders of these financingsMestradoDivulgação Científica e CulturalMestre em Divulgação Científica e Cultural[s.n.]Figueiredo, Simone Pallone de, 1967-Costa, Janaina Oliveira Pamplona daKnobel, MarceloUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Divulgação Científica e CulturalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAndrade, Bruno Pereira de Souza, 1987-20182018-08-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (185 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634437ANDRADE, Bruno Pereira de Souza. O "Ciência sem Fronteiras" pelo olhar da comunidade acadêmica: o caso da UNIFAL-MG e da UNIFEI. 2018. 1 recurso online (185 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634437. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1058043Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-10T10:46:54Zoai::1058043Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-10-10T10:46:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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