Estado, Universidade e desenvolvimento regional : um estudo do caso do programa de cooperação Sudene e universidades do nordeste do Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586957 |
Resumo: | Orientador: Renato Peixoto Dagnino |
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Estado, Universidade e desenvolvimento regional : um estudo do caso do programa de cooperação Sudene e universidades do nordeste do BrasilUniversidades e faculdades - PesquisaBrasil, NordesteUniversidades e faculdades - Cooperação - BrasilCiência e tecnologiaOrientador: Renato Peixoto DagninoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeocienciasResumo: O presente estudo enfoca a relação entre a comunidade acadêmica e a sociedade, em programas de relevância social, mediados pela burocracia. A pesquisa explora o Programa de Cooperação Interinstitucional SUDENE e Universidades do Nordeste do Brasil e abrange o período de 1986 a 1989. Sua tônica foi a promoção de pesquisas com relevância social e regional. Na primeira parte, o estudo identificou e relacionou variáveis qualitativas atinentes à conjuntura nacional, regional e institucional, aos processos de decisão e à adesão das elites, o que facultou isolar, como fatores relevantes do sucesso na Formulação do Programa, a conjunção favorável dessas variáveis e, como explicação (pelo menos parcial) do insucesso na Implementação, a reversão daquela conjuntura. Nessa parte, o estudo serviu-se do método de análise de políticas, proposto por HAM e HILL (1994) e de conceitos elaborados por MATUS (1996). Na segunda parte, aprofundou-se a investigação do insucesso do Programa, no momento de Implementação, empregando, como instrumento estatístico, a regressão linear com múltiplas variáveis, que relacionou os projetos elaborados pelas Universidades e enviados ao Programa com as categorias de Docentes Universitários, por Grau de Formação (Doutores, Mestres, Especialistas e Graduados). Dessa forma foi possível constatar que a categoria Doutores não foi incluída como variável explicativa dos projetos enviados ou financiados, ao contrário da categoria Mestres que apresentou bom poder explicativo, corroborando as expectativas iniciais. Em face disso, a pesquisa identificou os fatores que interferiram no processo, selecionou os mais importantes para o entendimento do problema central e destacou o mais relevante: o pouco interesse dos Doutores pelo Programa. O fato de que tal conclusão parece estar relacionada à orientação do Programa - a promoção de pesquisas de relevância social - sugere a necessidade de estudos mais aprofundados sobre a participação das universidades em pesquisas de relevância social, tomando-se como categorias de análise os Docentes, por grau de formação. Metodologicamente, a conjugação dos dois instrumentos a análise de políticas e a regressão linear com múltiplas variáveis - revelou-se promissora alternativa de abordagem desse tipo de problemaAbstract: The present study focuses the relationship between the academic community and the society intermediated by the bureaucracy. The research, concerning the 1986-89 period, deal with the Interinstitutional Cooperation Program between Northeast Brazil Development Agency (SUDENE) and the Brazilian Northeast Universities, which sponsored researches with social and regional relevance. In the first part, the study identifies and relates qualitative variables linked to the national, regional and institutional conjuncture, the processes of decision and the adhesion of the elites; it also take out, as important factors, the successful formulation of the Program, the favorable conjunction of those variables and, as a partial explanation of the unsuccessful implementation, the reversion of that conjuncture. In this part of the study were used the policy analysis proposed by HAM and HILL (1994) and some concepts elaborated by MATUS (1996). In the second part, the investigation of the Program unsuccessful implementation moment was deepened, using, as statistical instrument, the multiple variables linear regression which related the projects elaborated by the Universities and submitted to the Program with the College Teachers by Grade Category (Doctors, Masters, Specialists and Graduates). From the above, it may be seen that the Doctors category was not included as the projects correspondents' explanatory variable. Actually, the Masters category was presented as a good one. Thus, the research identifies the factors which are active in the process, and the more important ones are selected to understand the central problem. It highlights the most important, i. e., the small interest evidenced by the Doctors T eachers Grade Category for the Program The fact that such conclusion seems to be related to the orientation of the Program - the promotion of researches of social relevance - shows the need for more detailed studies on the participation of the universities on topics of social relevance, where Teachers by Academic Ranking - a promising subject by itself - are taken as analysis categories. To sum up, the conjunction of the two instruments - the policy analysisMestradoMestre em Política Científica e Tecnológica[s.n.]Dagnino, Renato Peixoto, 1948-Pellerin, Georges SebastiãoFurtado, André TosiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMonteiro Filho, Rubem Fernandes19981998-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf149f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586957MONTEIRO FILHO, Rubem Fernandes. Estado, Universidade e desenvolvimento regional: um estudo do caso do programa de cooperação Sudene e universidades do nordeste do Brasil. 1998. 149f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586957. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/170012porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:52:39Zoai::170012Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:52:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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