Democracia e discurso democrático na gestão escolar : estudo de uma escola de aplicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bispo, Vanderlei Pinheiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616698
Resumo: Orientador: Zacarias Pereira Borges
id UNICAMP-30_037a56de83858add64d6a0e5f0b0d61f
oai_identifier_str oai::839677
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Democracia e discurso democrático na gestão escolar : estudo de uma escola de aplicaçãoDemocracy and democratratic discourse in school : a study of school applicationGestão democráticaDemocraciaParticipaçãoRepresentaçõesQualidade de ensinoDemocratic administrationDemocracyParticipationRepresentationsTeaching qualityOrientador: Zacarias Pereira BorgesTese (doutorado) - Universidade Esdual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho buscou analisar alguns dos significados da democracia na gestão de uma escola. Uma das preocupações foi identificar como, no interior de uma unidade de educação básica, é utilizado o discurso democrático e quais os procedimentos considerados característicos da gestão. Foi importante analisar os discursos dos candidatos à gestão da escola e captar como pais e educadores qualificavam a gestão da instituição e o que esperavam dela para considerá-la realmente democrática. Foram analisadas atas de reuniões dos diferentes segmentos e relatório de grupos de trabalho que pautavam a avaliação do trabalho escolar e a proposição de encaminhamentos para as eventuais dificuldades e problemas identificados. Foi importante perceber que, mesmo proclamada como democrática nos documentos reguladores da vida institucional, nos discursos dos gestores e nos momentos de maiores dificuldades de gestão, ainda faltavam para pais e educadores mecanismos efetivamente democráticos, chegando a negar sua existência e considerando-a como democracia de fachada. Concluiu que a qualificação de práticas e procedimentos como democráticos legitimavam ações muitas vezes distantes da qualidade proclamada e que a gestão da escola por mecanismos de representação, no contexto de complexa heterogeneidade social, não garantia a construção e a busca de uma educação efetivamente voltada para o acesso e desenvolvimento cognitivo e intelectual de todos.Abstract: This work pursued to analyze some of the meanings of democracy in the management of a school. Identifying how, within a unit of basic education, democratic speech is used and what procedures are considered management characteristics was a point of concern. It was important to analyze the speeches of the candidates for school management and capture how parents and educators qualified the management of the institution and what they expected from it to consider it truly democratic. Minutes of meetings from the different segments and reports of working groups that lined the evaluation of school work and the proposition of referrals to the possible difficulties and problems identified were analyzed. It was important to realize that even proclaimed as democratic in the institutional life regulatory documents, in the speeches of the managers and at times of greater management difficulties, for parents and educators there was still a lack of effective democratic mechanisms, getting to the point of denying its existence and considering it as a fake democracy. It concluded that the classification as democratic of practices and procedures legitimized actions often far from the quality proclaimed and that school management through mechanisms of representation in the context of the complex social heterogeneity did not guarantee the construction and the pursuit of an education effectively focused on the access of the Cognitive and intellectual development of all.DoutoradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosDoutor em Educação[s.n.]Borges, Zacarias Pereira, 1944-Beisiegel, Celso de RuiMasculo, José CássioAguilar, Luis EnriqueSilva, Marta Leandro daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBispo, Vanderlei Pinheiro2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf283 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616698BISPO, Vanderlei Pinheiro. Democracia e discurso democrático na gestão escolar: estudo de uma escola de aplicação. 2011. 283 p. Tese (doutorado) - Universidade Esdual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616698. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/839677porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:27:55Zoai::839677Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:27:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Democracia e discurso democrático na gestão escolar : estudo de uma escola de aplicação
Democracy and democratratic discourse in school : a study of school application
title Democracia e discurso democrático na gestão escolar : estudo de uma escola de aplicação
spellingShingle Democracia e discurso democrático na gestão escolar : estudo de uma escola de aplicação
Bispo, Vanderlei Pinheiro
Gestão democrática
Democracia
Participação
Representações
Qualidade de ensino
Democratic administration
Democracy
Participation
Representations
Teaching quality
title_short Democracia e discurso democrático na gestão escolar : estudo de uma escola de aplicação
title_full Democracia e discurso democrático na gestão escolar : estudo de uma escola de aplicação
title_fullStr Democracia e discurso democrático na gestão escolar : estudo de uma escola de aplicação
title_full_unstemmed Democracia e discurso democrático na gestão escolar : estudo de uma escola de aplicação
title_sort Democracia e discurso democrático na gestão escolar : estudo de uma escola de aplicação
author Bispo, Vanderlei Pinheiro
author_facet Bispo, Vanderlei Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Zacarias Pereira, 1944-
Beisiegel, Celso de Rui
Masculo, José Cássio
Aguilar, Luis Enrique
Silva, Marta Leandro da
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bispo, Vanderlei Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Democracia
Participação
Representações
Qualidade de ensino
Democratic administration
Democracy
Participation
Representations
Teaching quality
topic Gestão democrática
Democracia
Participação
Representações
Qualidade de ensino
Democratic administration
Democracy
Participation
Representations
Teaching quality
description Orientador: Zacarias Pereira Borges
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616698
BISPO, Vanderlei Pinheiro. Democracia e discurso democrático na gestão escolar: estudo de uma escola de aplicação. 2011. 283 p. Tese (doutorado) - Universidade Esdual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616698. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616698
identifier_str_mv BISPO, Vanderlei Pinheiro. Democracia e discurso democrático na gestão escolar: estudo de uma escola de aplicação. 2011. 283 p. Tese (doutorado) - Universidade Esdual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616698. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/839677
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
283 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189066647797760