Democracia e discurso democrático na gestão escolar : estudo de uma escola de aplicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616698 |
Resumo: | Orientador: Zacarias Pereira Borges |
id |
UNICAMP-30_037a56de83858add64d6a0e5f0b0d61f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::839677 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Democracia e discurso democrático na gestão escolar : estudo de uma escola de aplicaçãoDemocracy and democratratic discourse in school : a study of school applicationGestão democráticaDemocraciaParticipaçãoRepresentaçõesQualidade de ensinoDemocratic administrationDemocracyParticipationRepresentationsTeaching qualityOrientador: Zacarias Pereira BorgesTese (doutorado) - Universidade Esdual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho buscou analisar alguns dos significados da democracia na gestão de uma escola. Uma das preocupações foi identificar como, no interior de uma unidade de educação básica, é utilizado o discurso democrático e quais os procedimentos considerados característicos da gestão. Foi importante analisar os discursos dos candidatos à gestão da escola e captar como pais e educadores qualificavam a gestão da instituição e o que esperavam dela para considerá-la realmente democrática. Foram analisadas atas de reuniões dos diferentes segmentos e relatório de grupos de trabalho que pautavam a avaliação do trabalho escolar e a proposição de encaminhamentos para as eventuais dificuldades e problemas identificados. Foi importante perceber que, mesmo proclamada como democrática nos documentos reguladores da vida institucional, nos discursos dos gestores e nos momentos de maiores dificuldades de gestão, ainda faltavam para pais e educadores mecanismos efetivamente democráticos, chegando a negar sua existência e considerando-a como democracia de fachada. Concluiu que a qualificação de práticas e procedimentos como democráticos legitimavam ações muitas vezes distantes da qualidade proclamada e que a gestão da escola por mecanismos de representação, no contexto de complexa heterogeneidade social, não garantia a construção e a busca de uma educação efetivamente voltada para o acesso e desenvolvimento cognitivo e intelectual de todos.Abstract: This work pursued to analyze some of the meanings of democracy in the management of a school. Identifying how, within a unit of basic education, democratic speech is used and what procedures are considered management characteristics was a point of concern. It was important to analyze the speeches of the candidates for school management and capture how parents and educators qualified the management of the institution and what they expected from it to consider it truly democratic. Minutes of meetings from the different segments and reports of working groups that lined the evaluation of school work and the proposition of referrals to the possible difficulties and problems identified were analyzed. It was important to realize that even proclaimed as democratic in the institutional life regulatory documents, in the speeches of the managers and at times of greater management difficulties, for parents and educators there was still a lack of effective democratic mechanisms, getting to the point of denying its existence and considering it as a fake democracy. It concluded that the classification as democratic of practices and procedures legitimized actions often far from the quality proclaimed and that school management through mechanisms of representation in the context of the complex social heterogeneity did not guarantee the construction and the pursuit of an education effectively focused on the access of the Cognitive and intellectual development of all.DoutoradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosDoutor em Educação[s.n.]Borges, Zacarias Pereira, 1944-Beisiegel, Celso de RuiMasculo, José CássioAguilar, Luis EnriqueSilva, Marta Leandro daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBispo, Vanderlei Pinheiro2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf283 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616698BISPO, Vanderlei Pinheiro. Democracia e discurso democrático na gestão escolar: estudo de uma escola de aplicação. 2011. 283 p. Tese (doutorado) - Universidade Esdual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616698. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/839677porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:27:55Zoai::839677Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:27:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Democracia e discurso democrático na gestão escolar : estudo de uma escola de aplicação Democracy and democratratic discourse in school : a study of school application |
title |
Democracia e discurso democrático na gestão escolar : estudo de uma escola de aplicação |
spellingShingle |
Democracia e discurso democrático na gestão escolar : estudo de uma escola de aplicação Bispo, Vanderlei Pinheiro Gestão democrática Democracia Participação Representações Qualidade de ensino Democratic administration Democracy Participation Representations Teaching quality |
title_short |
Democracia e discurso democrático na gestão escolar : estudo de uma escola de aplicação |
title_full |
Democracia e discurso democrático na gestão escolar : estudo de uma escola de aplicação |
title_fullStr |
Democracia e discurso democrático na gestão escolar : estudo de uma escola de aplicação |
title_full_unstemmed |
Democracia e discurso democrático na gestão escolar : estudo de uma escola de aplicação |
title_sort |
Democracia e discurso democrático na gestão escolar : estudo de uma escola de aplicação |
author |
Bispo, Vanderlei Pinheiro |
author_facet |
Bispo, Vanderlei Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borges, Zacarias Pereira, 1944- Beisiegel, Celso de Rui Masculo, José Cássio Aguilar, Luis Enrique Silva, Marta Leandro da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bispo, Vanderlei Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Democracia Participação Representações Qualidade de ensino Democratic administration Democracy Participation Representations Teaching quality |
topic |
Gestão democrática Democracia Participação Representações Qualidade de ensino Democratic administration Democracy Participation Representations Teaching quality |
description |
Orientador: Zacarias Pereira Borges |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616698 BISPO, Vanderlei Pinheiro. Democracia e discurso democrático na gestão escolar: estudo de uma escola de aplicação. 2011. 283 p. Tese (doutorado) - Universidade Esdual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616698. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616698 |
identifier_str_mv |
BISPO, Vanderlei Pinheiro. Democracia e discurso democrático na gestão escolar: estudo de uma escola de aplicação. 2011. 283 p. Tese (doutorado) - Universidade Esdual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616698. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/839677 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 283 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189066647797760 |