Cooperação e democracia na escola : a construção de parcerias no cotidiano escolar como formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Glaucia de Melo, 1958-
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596640
Resumo: Orientador: Corinta Maria Grisolia Geraldi
id UNICAMP-30_03d61032d3bc991a04ad01f5cf2c4407
oai_identifier_str oai::301910
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Cooperação e democracia na escola : a construção de parcerias no cotidiano escolar como formação continuadaFreinet, Célestin, 1896-1966Educação permanenteCotidiano escolarInovações educacionaisProfessores - FormaçãoOrientador: Corinta Maria Grisolia GeraldiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho refere-se a uma experiência de construção de proposta inovadora, no âmbito da rede particular de ensino do Brasil, tematizando nele a relação de mediação desempenhada pela coordenação pedagógica e a construção de parcerias para realizar o trabalho no cotidiano escolar que esta mediação permitiu. A história da escola é também a da constituição da formadora e do projeto de formação que foi possível desenvolver, sendo um trabalho com a pedagogia Fremet e não sobre ela. Os elementos fundamentais nessa empreitada foram: a minha própria experiência de trabalho nesta escola, a memória de professores e minha e o arquivo da escola com extenso material de documentação. O 1 ° capítulo contextualiza o surgimento de experiências inovadoras, mostra os pilares nos quais está assentada a escolarização e propõe o questionamento a estes pilares e apresenta, em linhas gerais as idéias de Freinet. O 2° capítulo traz o relato da história da escola, o 3° trata da construção de parcerias necessárias com professores, alunos e pais. O 4° capítulo extrai aprendizagens: sobre as dificuldades que enfrentam os projetos de inovação, sobre a mediação da coordenação nos processos de mudança, sobre o papel da escola como lugar da prática e da reflexão, sobre a importância do diálogo, sobre a pluralidade do espaço escolar e sobre a constituição de sujeitos na interação. Um aliado foi o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Continuada, da Unicamp, que se coloca na perspectiva de ver no trabalho do professor e dos que atuam na escola as possibilidades de produção de conhecimento que aí se originam, rejeitando modelos de teorização que prescrevem receitas e atribuem rótulos a estes atoresAbstract: This work reports the construction of an innovating project in the scope of the private schools in Brazil. Its main themes are the role played by the pedagogical coordination in mediating different parts and the establishment of partnerships in order to carry out the dai1y school work. The later is allowed by the former. The history of the school is also the history of the constitution of the coordinator and the project of coordination which was possible to develop; it is a work with Freinet' s Pedagogy and not about it. The basic elements in this work were: my own working experience in this school, the memory of the teachers, my own and the school files, with extensive documentation. Chapter One locates the emergence of innovating educational experiments, shows the basis on which schooling was built, questions these same basis and presents, in general lines, the ideas of Freinet. Chapter Two reports the history of the school. Chapter Three is about the establishment of the necessary partnerships with teachers, students and parents. Chapter Four offers lessons: on the obstacles which the innovating projects have to face, on the mediation of the coordination during the changing processes, on the role of the school as a place of practice and thinking, on the importance of dialogue, on the plurality of the school place and on the constitution of citizen through the interaction inside it. The Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Continuada, of Unicamp (Group of Studies and Research on Continuous Education of Unicamp) worked as a strong allied. It sees in the work of the teachers and the other people inside the school the potential of producing knowledge about it, thus refusing the theoretical models which give on1y prescriptions and labels to these actorsMestradoMestre em Educação[s.n.]Geraldi, Corinta Maria Grisolia, 1952-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFerreira, Glaucia de Melo, 1958-20042004-02-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf213p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596640FERREIRA, Glaucia de Melo. Cooperação e democracia na escola: a construção de parcerias no cotidiano escolar como formação continuada. 2004. 213p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596640. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/301910porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T08:05:07Zoai::301910Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T08:05:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cooperação e democracia na escola : a construção de parcerias no cotidiano escolar como formação continuada
title Cooperação e democracia na escola : a construção de parcerias no cotidiano escolar como formação continuada
spellingShingle Cooperação e democracia na escola : a construção de parcerias no cotidiano escolar como formação continuada
Ferreira, Glaucia de Melo, 1958-
Freinet, Célestin, 1896-1966
Educação permanente
Cotidiano escolar
Inovações educacionais
Professores - Formação
title_short Cooperação e democracia na escola : a construção de parcerias no cotidiano escolar como formação continuada
title_full Cooperação e democracia na escola : a construção de parcerias no cotidiano escolar como formação continuada
title_fullStr Cooperação e democracia na escola : a construção de parcerias no cotidiano escolar como formação continuada
title_full_unstemmed Cooperação e democracia na escola : a construção de parcerias no cotidiano escolar como formação continuada
title_sort Cooperação e democracia na escola : a construção de parcerias no cotidiano escolar como formação continuada
author Ferreira, Glaucia de Melo, 1958-
author_facet Ferreira, Glaucia de Melo, 1958-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Geraldi, Corinta Maria Grisolia, 1952-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Glaucia de Melo, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Freinet, Célestin, 1896-1966
Educação permanente
Cotidiano escolar
Inovações educacionais
Professores - Formação
topic Freinet, Célestin, 1896-1966
Educação permanente
Cotidiano escolar
Inovações educacionais
Professores - Formação
description Orientador: Corinta Maria Grisolia Geraldi
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-02-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596640
FERREIRA, Glaucia de Melo. Cooperação e democracia na escola: a construção de parcerias no cotidiano escolar como formação continuada. 2004. 213p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596640. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
FERREIRA, Glaucia de Melo. Cooperação e democracia na escola: a construção de parcerias no cotidiano escolar como formação continuada. 2004. 213p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596640. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/301910
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
213p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188899400974336