Desenvolvimento do judô paralímpico : indicativos para o fortalecimento da modalidade a partir das federações estaduais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Harnisch, Gabriela Simone, 1991-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632684
Resumo: Orientador: José Júlio Gavião de Almeida
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spelling Desenvolvimento do judô paralímpico : indicativos para o fortalecimento da modalidade a partir das federações estaduaisDevelopment of paralympic judo : indicatives to improve the modality from state federationsEsportes paraolímpicosJudô - DesenvolvimentoPessoas com deficiência visualParalympic SportJudo - DevelopmentVisually impaired personsOrientador: José Júlio Gavião de AlmeidaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: O judô voltado a pessoas com Deficiência Visual (DV) é um esporte paralímpico em constante ascensão no território brasileiro, bem como no mundo inteiro. Com isso, são necessários avanços em relação às políticas públicas, formação de professores, renovação de atletas, aumento no número de entidades filiadas que oferecem a modalidade, competições em nível regional e estadual, dentre outras estratégias para o desenvolvimento do esporte. Neste sentido, o objetivo do presente estudo foi de verificar indicativos passíveis de ações que fortaleçam o Judô Paralímpico brasileiro por meio das federações estaduais de judô. Para o desfecho da pesquisa, a mesma caracterizou-se como qualitativa de cunho descritivo, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário elaborado, testado e aplicado pelos pesquisadores. Na sequência, tal questionário foi aplicado à 85 professores filiados à Federação Paranaense de Judô, participantes do Curso anual obrigatório de Credenciamento de Técnicos que desejam atuar ao longo do ano. Os dados foram submetidos análise de conteúdo e posteriormente à tratamento qualitativo. Os resultados demonstraram que 53 professores estão cursando ou já concluíram a graduação em Educação Física. Quanto à formação no judô, 29 são graduados acima de 3º dan, podendo assim, responder por uma associação/entidade de judô. Ainda, enfatiza-se que apenas 25, dentre os 85 participantes, possuem ambas as formações. Ainda, verificou-se que apenas 34,11% dos participantes se sentem preparados para ministrar aulas de judô para pessoas com DV, justificando a necessidade de conhecer as características da deficiência, a falta de experiência, a falta de conhecimento da modalidade de cunho paralímpico, dentre outras justificativas. Apesar disso, 68% da amostra relatou já ter ministrado aulas de judô para pessoas com DV em algum momento, justificando que o judô é um esporte para todos, que necessita apenas de algumas adaptações quanto aos métodos de ensino para que haja sucesso na aprendizagem. Os professores ainda realizaram sugestões para que a modalidade se desenvolvesse de forma mais efetiva no estado, destacando-se a realização de cursos regionais e estaduais para formação de professores; a efetivação de parcerias com universidades, órgãos governamentais, instituições especializadas no atendimento a pessoas com DV; a realização de competições regionais e estaduais como forma de motivação para professores e atletas e a necessidade de maiores investimentos na modalidade, podendo ser revertidos em centros de excelência em judô paralímpico. Por fim, espera-se que as contribuições realizadas no presente estudo sejam passíveis de ações para que o desenvolvimento do judô paralímpico no estado do Paraná se desenvolva com mais efetividade, podendo ser até modelo para outros estados e entidades que representam o judô em território brasileiroAbstract: Judo for people with Visual Impairment (VI) is a paralympic sport in constant grow, not only in Brazil, but also worldwide. Having said that, advances in public policies, teacher training, athlete replenishment, expansion of affiliated entities that offer the sport, regional and state competitions and other strategies for the development of the sport are needed. Therefore, the present study aims to verify indications for actions that improve Brazilian Paralympic Judo through the state federations of judo. The research was characterized as a descriptive study with a qualitative approach, having as data collection instrument a questionnaire that was drawn up, tested and applied by the researchers. The questionnaire was applied to 85 teachers affiliated to the Judo Federation from the state of Paraná, who were attending the annual Course of Accreditation for Coaches, a course for teachers who are interested in taking action throughout the year. The data were submitted to content analysis and then to qualitative treatment. The results showed that 53 teachers are attending or have already finished their degree in Physical Education. Regarding to judo qualification, 29 are graduated above third dan grade (sandan), and can thus have administrative autonomy for an association or judo entity. It should be emphasized that only 25 of the 85 participants have both formations ¿ a degree and judo qualification. Also, it was verified that only 34.11% of the participants feel prepared to teach judo classes for people with VI, justifying it with personal lack of awareness about this impairment, lack of experience and lack of knowledge about the paralympic mode, among other justifications. Despite this, 68% of the sample reported having already taught judo classes to people with VI at some point, justifying that judo is a sport to everyone, a sport that only needs some adaptation about teaching methods. Teachers also made suggestions for effective development of the modality in the state, with special emphasis on regional and state courses for coaching qualification. The suggestions also envolved partnerships with universities, government agencies, institutions specialized in care for people with VI and the accomplishment of regional and state competitions as a form of motivation for teachers and athletes, as well as the necessity of greater investments in the modality, resulting in excellence centers of paralympic judo. Finally, it is expected that the contributions made in this study shall result an impact to further assistance on actions for the development of paralympic judo in the state of Paraná, which has the potential to even be a model for other states and entities that represent judo in Brazilian territoryDoutoradoAtividade Física AdaptadaDoutora em Educação FísicaCAPES01-P-04373/2015[s.n.]Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-Duarte, EdisonAlves, Maria Luiza TanureBorella, Douglas RobertoNazareth, Valber LazaroUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASHarnisch, Gabriela Simone, 1991-20172017-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (98 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632684HARNISCH, Gabriela Simone. Desenvolvimento do judô paralímpico: indicativos para o fortalecimento da modalidade a partir das federações estaduais. 2017. 1 recurso online (98 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632684. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/990656Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-08T14:42:53Zoai::990656Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-02-08T14:42:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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