Judô paralímpico : atuação profissional na iniciação esportiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636833 |
Resumo: | Orientador: José Julio Gavião de Almeida |
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Judô paralímpico : atuação profissional na iniciação esportivaParalympic judo : professional performance in sports initiationJudôEsportes paraolímpicosDeficiência visualJudoParalympic sportVisual impairmentOrientador: José Julio Gavião de AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: O judô é uma das modalidades inclusas nos jogos paralímpicos e vem mostrando grande crescimento no Brasil em resultados e em número de praticantes. No entanto, as atuais práticas de aprendizado e sua influência no envolvimento e permanência do praticante no esporte ainda são pouco abordadas na pesquisa científica. O objetivo desse estudo foi realizar um levantamento sobre a atuação profissional de treinadores de judô paralímpicos de diferentes países das Américas e Europa no processo de iniciação esportiva com crianças, jovens e adultos. Esta pesquisa de caráter quantitativa utilizou do método survey com escala likert de 5 pontos para mapear o tempo de experiência como treinador, formação acadêmica, atuação profissional e materiais utilizados por esses treinadores de referência. As questões sobre a atuação profissional foram divididas em dois grupos: tradicional e inovador. Essa investigação contou com a participação de 20 treinadores de judô paralímpico de 11 países das Américas (Brasil, Argentina, Colômbia, México, Chile, Honduras, Estados Unidos, Canada, Porto Rico) e Europa (Grã-Bretanha e França) que participaram dos Jogos Parapan Americanos de Jovens ¿ São Paulo 2017, American Judo Championships IBSA ¿ São Paulo 2017 e Gran Prix Internacional de Judô Paralímpico ¿ São Paulo 2017. Todos os treinadores possuem curso superior sendo em sua maioria em Educação Física ou similar 70% (14). Os materiais utilizados citados pelos treinadores foram: cordas (25%) bolas (23,3%), panos (11,6%), balões (10%), arcos (10%), pregadores (6,6%), cordas elásticas (5%), halteres (1,6%), cones (1,6%), faixas (1,6%), meias (1,6%) e mascaras (1,6%). A partir da análise estatista no programa SPSS, foi realizado o teste de Wilcoxon, mediana e moda, revelando diferença significante (p<0.05) entre as respostas de ambas as categorias, revelando que todos os treinadores participantes mesclam em sua atuação profissional aspectos relacionados a categoria tradicional e inovadora, porém com maior ênfase nos aspectos inovadores. Já a partir do teste de Mann-Whitney não foi encontrada relação significativa (p>0.05) entre a formação acadêmica, tempo de experiência como treinador de judô e judô paralímpico com as respostas das duas categorias As questões com o maior percentual (75%+) de número 5 (extremamente) na escala likert entre os treinadores foram: a utilização do tato e comunicação verbal para auxiliar no ensino de alunos com deficiência visual; a importância de sempre buscar novas estratégias de ensino e a importância em manter a tradição do ensino do judô para os alunos com deficiência visual. Acreditamos que os resultados desta pesquisa tragam novas perspectivas, baseada em treinadores de referência da modalidade, aos futuros treinadores de judô paralímpico, possibilitando novas abordagens e práticas profissionaisAbstract: Judo is one of the sports included in the Paralympic Games and has increased significantly in Brazil with great positive results and in number of practitioners. However, the current learning practices and their influence on practitioner¿s engagement and permanence in the sport are still poorly addressed in scientific research. The objective of this research was to investigate the professional performance in coaching practices of Paralympic judo in different countries of the Americas and Europe, and how these practices influence sports initiation with children, youth and adults. This quantitative research used the survey method with 5 points Likert scale to map information such as: time of experience as coaches, formal academic training, professional performance and materials used by these reference coaches. The questions about professional performance were divided into two categories: traditional and innovator. This research was answered by 20 Paralympic judo coaches from 11 countries in the Americas (Brazil, Argentina, Colombia, Mexico, Chile, Honduras, United States, Canada, Puerto Rico) and Europe (Great Britain and France) during the American Youth Parapan Games - Sao Paulo 2017, American Judo Championships IBSA - São Paulo 2017 and the Gran Prix Internacional de Paralympic Judo - São Paulo 2017. All the coaches declared to possess undergraduate degrees, mostly in Physical Education or similar 70% (14). The materials used by the coaches were: ropes (25%), balls (23,3%), cloth pieces (11,6%), balloons (10%), hula hoops (10%), cloth fasteners (6,6%), therabands (5%), dumbbells (1,6%), cones (1,6%), bands(1,6%), socks (1,6%) and masks (1,6%). The analyses were conducted in the SPSS program. As results of the Wilcoxon test there were significant differences (p<0.05) between the answers of both categories (traditional and innovator), what lead to the understanding that all the participating coaches, despite merging aspects of the traditional and innovative category in their professional work, had greater emphasis in innovator aspects. The results from the Mann-Whitney test showed no significant relationship (p>0.05) between academic degree, experience as a judo coach, and Paralympic judo with the answers of the two categories. Questions with the highest percentage (75% +) of score 5 (extremely) on Likert scale among the coaches were: the use of sensorial touch and verbal communication to assist the teaching process for students with visual impairment; the importance to always seek new teaching strategies and maintaining the judo teaching tradition for students with visual impairments. We believe that the result of this research brings a new perspective, based on the successful coaches of reference of this sport modality, to the future trainers of Paralympic judo, favoring new approaches and professional practicesMestradoAtividade Física AdaptadaMestre em Educação FísicaCNPQ130903/2017-5[s.n.]Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-Duarte, EdisonAntunes, Marcelo MoreiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBaião Júnior, Arlindo Antonio, 1991-20192019-05-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (59 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636833BAIÃO JÚNIOR, Arlindo Antonio. Judô paralímpico: atuação profissional na iniciação esportiva. 2019. 1 recurso online (59 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636833. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1091611Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-22T10:53:02Zoai::1091611Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-08-22T10:53:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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