É verdade ou faz-de-conta? : observando a sala de aula de lingua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caltabiano, Maria Aparecida, 1949-
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587791
Resumo: Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti
id UNICAMP-30_04dfc2596fe63304dc9aaaf302e5ab9a
oai_identifier_str oai::175997
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling É verdade ou faz-de-conta? : observando a sala de aula de lingua estrangeiraLíngua inglesaInteração socialEnglish language teachingSocial interactionCommunicative approachOrientador: Marilda do Couto CavalcantiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O objetivo desta pesquisa é investigar a interação que ocorre entre os membros de um determinado grupo de adultos, aprendizes da língua inglesa, focalizando a interrelação entre os momentos de verdade e faz-de-conta em aulas comunicativas. O foco da investigação é uma escola de línguas de São Paulo, capital. A pesquisadora, matriculada como aluna regular, acompanhou e fez parte de um grupo de adultos freqüentando os estágios correspondentes aos níveis 8 e 9 (intermediário), durante o período de junho a novembro de 1994. A presente pesquisa, de natureza etnográfica, utilizou os seguintes instrumentos para coleta de registros: gravação em áudio, notas de campo, diários e entrevistas informais feitas com os alunos participantes do grupo-foco de estudo e com professores responsáveis pelo curso e pelo treinamento dado pela escola. Para análise dos dados, foram utilizados como base teórica, estudos de autores como Widdowson (1978, 1979), Breen e Candlin (1980), Canale. e Swain (1980), Swan (1985), Almeida Filho (1993), entre outros, sobre a abordagem comunicativa, atualmente proposta para o ensino de línguas estrangeiras e trabalhos sobre interação social de Erving Goffman, destacando conceitos de papéis (1981) e preservação da face (1967) para a análise da interação na sala de aulaAbstract: This research aims at discussing some aspects related to the language teaching and learning process, analysing the interaction occurring among a group of adult learners in the English language classroom. Taking into account that the classes are considered communicative, the analysis focuses on the authenticity of the interaction among the group, analyzing some simulated and non-simulated situations. The data were collected in a private language schoollocated in São Paulo. The researcher attended the classes as a regular student from June to November in 1994. Being na ethnographic research, the following procedures were used: the classes were audio recorded, fieldnotes were taken and some informal interviews were made with the participants: teachers and students. The analyses were based on some works of Widdowson (1978, 1979), Breen and Candlin (1980), Canale e Swain (1980), Swan (1985), A1meida Filho (1993) about communicative approach. Studies in the social interaction area, as made by Goffman (1967, 1981), were also aken in account in order to analyze the interaction in the English language classroomDoutoradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-Almeida Filho, José Carlos Paes deBarbara, LeilaFreitas, Alice Cunha deAbrahão, Maria Helena VieiraUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCaltabiano, Maria Aparecida, 1949-19991999-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf164 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587791CALTABIANO, Maria Aparecida. É verdade ou faz-de-conta?: observando a sala de aula de lingua estrangeira. 1999. 164 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587791. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175997porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:58:44Zoai::175997Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:58:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv É verdade ou faz-de-conta? : observando a sala de aula de lingua estrangeira
title É verdade ou faz-de-conta? : observando a sala de aula de lingua estrangeira
spellingShingle É verdade ou faz-de-conta? : observando a sala de aula de lingua estrangeira
Caltabiano, Maria Aparecida, 1949-
Língua inglesa
Interação social
English language teaching
Social interaction
Communicative approach
title_short É verdade ou faz-de-conta? : observando a sala de aula de lingua estrangeira
title_full É verdade ou faz-de-conta? : observando a sala de aula de lingua estrangeira
title_fullStr É verdade ou faz-de-conta? : observando a sala de aula de lingua estrangeira
title_full_unstemmed É verdade ou faz-de-conta? : observando a sala de aula de lingua estrangeira
title_sort É verdade ou faz-de-conta? : observando a sala de aula de lingua estrangeira
author Caltabiano, Maria Aparecida, 1949-
author_facet Caltabiano, Maria Aparecida, 1949-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-
Almeida Filho, José Carlos Paes de
Barbara, Leila
Freitas, Alice Cunha de
Abrahão, Maria Helena Vieira
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Caltabiano, Maria Aparecida, 1949-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Interação social
English language teaching
Social interaction
Communicative approach
topic Língua inglesa
Interação social
English language teaching
Social interaction
Communicative approach
description Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587791
CALTABIANO, Maria Aparecida. É verdade ou faz-de-conta?: observando a sala de aula de lingua estrangeira. 1999. 164 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587791. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CALTABIANO, Maria Aparecida. É verdade ou faz-de-conta?: observando a sala de aula de lingua estrangeira. 1999. 164 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587791. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175997
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
164 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138342867042304