O material didático de um curso livre de Porto Alegre : incoerência entre o discurso institucional e a prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Isis Duarte
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/79034
Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar o material didático utilizado por uma escola privada de Língua Inglesa da cidade de Porto Alegre, a qual é franqueada a uma rede presente em todo o Brasil e verificar até que ponto este material condiz com os pressupostos teórico-metodológicos anunciados pela escola. O principal foco do estudo foi o material de áudio utilizado pelos alunos na preparação para as aulas. Visei principalmente a verificar as características desse material em relação à afirmação dos documentos oficiais da rede de escolas de que o curso adota uma abordagem comunicativa. Para tanto, realizei uma análise dos áudios do método e do material escrito, que consiste em parte em uma extensão do material de listening (transcrições). Após a análise dos dados, é possível apontar que o método baseia-se principalmente nos pressupostos característicos do método áudio-lingual, os quais são focados em atividades de repetição e memorização e em substituição de palavras/formas dentro de estruturas fechadas.
id UFRGS-2_b9979f7b6a307baebeafc2532890c4db
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79034
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fernandes, Isis DuarteSarmento, Simone2013-10-12T01:52:23Z2013http://hdl.handle.net/10183/79034000900875O objetivo do presente trabalho é analisar o material didático utilizado por uma escola privada de Língua Inglesa da cidade de Porto Alegre, a qual é franqueada a uma rede presente em todo o Brasil e verificar até que ponto este material condiz com os pressupostos teórico-metodológicos anunciados pela escola. O principal foco do estudo foi o material de áudio utilizado pelos alunos na preparação para as aulas. Visei principalmente a verificar as características desse material em relação à afirmação dos documentos oficiais da rede de escolas de que o curso adota uma abordagem comunicativa. Para tanto, realizei uma análise dos áudios do método e do material escrito, que consiste em parte em uma extensão do material de listening (transcrições). Após a análise dos dados, é possível apontar que o método baseia-se principalmente nos pressupostos característicos do método áudio-lingual, os quais são focados em atividades de repetição e memorização e em substituição de palavras/formas dentro de estruturas fechadas.The aim of this study is to analyze the teaching material used by a private English school from Porto Alegre, which is a franchise that can be found throughout Brazil. I intend to verify the extent to which this material is consistent with the theoretical and methodological premises announced by the school. The main focus of this study was the listening material used by the students in their preparation for classes. My main goal was to check the characteristics of the material in relation to the statement found in the schools’ official documents that the course adopts a communicative approach. In order to do that, I conducted an analysis of the audio CDs and the written method, which consists mainly of an extension of the listening material (transcriptions). After analyzing the data, it is possible to point out that the method is mainly based on the assumptions characteristic of the audio-lingual method, which are focused on repetition, memorization and substitution of words/forms within closed structures.application/pdfporEnsino de língua estrangeira (inglês)Material didáticoListeningEnglish languageTeaching materialTeachingAudiolingual methodCommunicative approachO material didático de um curso livre de Porto Alegre : incoerência entre o discurso institucional e a práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000900875.pdf000900875.pdfTexto completoapplication/pdf2979416http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79034/1/000900875.pdf534897b1396a3954e5647d2ed386809bMD51TEXT000900875.pdf.txt000900875.pdf.txtExtracted Texttext/plain154019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79034/2/000900875.pdf.txt015b0db159d6ba61ab6ae46011d285cfMD52THUMBNAIL000900875.pdf.jpg000900875.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79034/3/000900875.pdf.jpgfddc0987b39dfb1c10c860d6692c19ebMD5310183/790342022-08-06 04:47:46.150919oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79034Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:47:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O material didático de um curso livre de Porto Alegre : incoerência entre o discurso institucional e a prática
title O material didático de um curso livre de Porto Alegre : incoerência entre o discurso institucional e a prática
spellingShingle O material didático de um curso livre de Porto Alegre : incoerência entre o discurso institucional e a prática
Fernandes, Isis Duarte
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Material didático
Listening
English language
Teaching material
Teaching
Audiolingual method
Communicative approach
title_short O material didático de um curso livre de Porto Alegre : incoerência entre o discurso institucional e a prática
title_full O material didático de um curso livre de Porto Alegre : incoerência entre o discurso institucional e a prática
title_fullStr O material didático de um curso livre de Porto Alegre : incoerência entre o discurso institucional e a prática
title_full_unstemmed O material didático de um curso livre de Porto Alegre : incoerência entre o discurso institucional e a prática
title_sort O material didático de um curso livre de Porto Alegre : incoerência entre o discurso institucional e a prática
author Fernandes, Isis Duarte
author_facet Fernandes, Isis Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Isis Duarte
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sarmento, Simone
contributor_str_mv Sarmento, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua estrangeira (inglês)
Material didático
topic Ensino de língua estrangeira (inglês)
Material didático
Listening
English language
Teaching material
Teaching
Audiolingual method
Communicative approach
dc.subject.eng.fl_str_mv Listening
English language
Teaching material
Teaching
Audiolingual method
Communicative approach
description O objetivo do presente trabalho é analisar o material didático utilizado por uma escola privada de Língua Inglesa da cidade de Porto Alegre, a qual é franqueada a uma rede presente em todo o Brasil e verificar até que ponto este material condiz com os pressupostos teórico-metodológicos anunciados pela escola. O principal foco do estudo foi o material de áudio utilizado pelos alunos na preparação para as aulas. Visei principalmente a verificar as características desse material em relação à afirmação dos documentos oficiais da rede de escolas de que o curso adota uma abordagem comunicativa. Para tanto, realizei uma análise dos áudios do método e do material escrito, que consiste em parte em uma extensão do material de listening (transcrições). Após a análise dos dados, é possível apontar que o método baseia-se principalmente nos pressupostos característicos do método áudio-lingual, os quais são focados em atividades de repetição e memorização e em substituição de palavras/formas dentro de estruturas fechadas.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-12T01:52:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/79034
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000900875
url http://hdl.handle.net/10183/79034
identifier_str_mv 000900875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79034/1/000900875.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79034/2/000900875.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79034/3/000900875.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 534897b1396a3954e5647d2ed386809b
015b0db159d6ba61ab6ae46011d285cf
fddc0987b39dfb1c10c860d6692c19eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224455336230912