Processos reflexivos na relação com outros : orientação pedagógica e formação colaborativo-discursiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/18029 |
Resumo: | Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão |
id |
UNICAMP-30_04e9157f2ab7d8af56c6cbff4b040b0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1389720 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos reflexivos na relação com outros : orientação pedagógica e formação colaborativo-discursivaReflective processes in relation with others : academic coordination and collaborative-discursive trainingReflexividadeOrientação pedagógicaEquipes de ensinoInquérito narrativo (Método de pesquisa)Memorial de formaçãoReflexivityPedagogical guidanceTeaching teamsNarrative inquiry (Research method)Training memorialOrientador: Ana Maria Falcão de AragãoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Nesta Dissertação apresento a pesquisa narrativa (auto)biográfica que conta a história da pesquisa na relação com a trajetória de vida pessoal, profissional e diferentes histórias narradas. Atuo como orientadora pedagógica em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, de Educação Integral, em Campinas-SP. Abordo, nesta Dissertação, o tema da prática reflexiva que tem como objeto de pesquisa o processo de reflexividade em meu trabalho formativo na relação interativa com as professoras. Buscando responder ao problema de pesquisa: como posso compreender o processo de reflexividade no meu processo formativo virtual com as professoras? Esta pesquisa tem o objetivo de compreender como se dá o processo de reflexividade na minha atuação formativa, na relação com as docentes, a partir da escuta como acolhimento, colaboração como estratégia formativa e da dialogia no trabalho reflexivo. Apresento minhas ações articuladoras nos diferentes tempos e espaços formativos na escola, dando a ver meus processos reflexivos a partir das escritas colaborativas, das narrativas reflexivas, dos diálogos nos diferentes tempos e espaços na escola. Em diálogo com o memorial formativo, o inventário de pesquisa das produções e publicações, dos conhecimentos produzidos com as professoras nos cotidianos escolares, e o inventário de pesquisa dos materiais produzidos antes e durante o período pandêmico de 2020, como parte da pesquisa narrativa (auto)biográfica. Os indícios revelados no decorrer da pesquisa narrativa (auto)biográfica mostram os processos de reflexividade na relação com as professoras, nos diferentes tempos e espaços formativos e a criação de um novo tempo e espaço para a escuta e acolhimento as professoras, em situações de insegurança e incertezas. A narrativa da pesquisa mostra, nos diferentes momentos, as fragilidades, medos e conflitos vividos no contexto pandêmico, superados pela parceria com a comunidade escolar e pelo trabalho colaborativo, com vistas a transformar a realidade vividaAbstract: This is a Dissertation constituted by (auto)biographical narrative research that relates the research process with the personal and professional life trajectory and different stories narrated. As an academic coordinator at a public elementary school in Campinas-SP, my dissertation addresses the topic of reflective practice. My research focuses on the process of reflexivity in my formative work with teachers, and seeking to address the research question: How can I comprehend the process of reflexivity in my virtual training process with teachers? This research aims to comprehend the mechanism by which reflexivity is induced in my training and in my relationship with teachers. It is based on the principles of collaboration as a training approach, listening as a safety area, and dialogue in reflective work. I am able to demonstrate my reflective processes based on collaborative writing, reflective narratives, and dialogues in different training times and spaces at school. I can also demonstrate my reflective processes based on collaborative writing, reflective narratives, and dialogues in different times and spaces at school. The evidence uncovered during the (auto)biographical narrative research reveals the processes of reflection in the relationship with teachers, across various training times and spaces, and the creation of a new time and kind space for teachers being heard, even in uncertain circumstances. The narrative inquiry reveals, at various points, the flaws, anxieties, and disagreements encountered in the context of the pandemic, which are overcome through partnership with the school community and cooperative efforts, with the aim of transforming the lived experienceAbertoMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-Prado, Guilherme do Val ToledoFerreira, Luciana HaddadUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Idelvandre Vilas Boas de Santana, 1971-20232023-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (216 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/18029SANTOS, Idelvandre Vilas Boas de Santana. Processos reflexivos na relação com outros: orientação pedagógica e formação colaborativo-discursiva. 2023. 1 recurso online (216 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18029. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1389720Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1389720Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T11:40:35Zoai::1389720Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-06-10T11:40:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos reflexivos na relação com outros : orientação pedagógica e formação colaborativo-discursiva Reflective processes in relation with others : academic coordination and collaborative-discursive training |
title |
Processos reflexivos na relação com outros : orientação pedagógica e formação colaborativo-discursiva |
spellingShingle |
Processos reflexivos na relação com outros : orientação pedagógica e formação colaborativo-discursiva Santos, Idelvandre Vilas Boas de Santana, 1971- Reflexividade Orientação pedagógica Equipes de ensino Inquérito narrativo (Método de pesquisa) Memorial de formação Reflexivity Pedagogical guidance Teaching teams Narrative inquiry (Research method) Training memorial |
title_short |
Processos reflexivos na relação com outros : orientação pedagógica e formação colaborativo-discursiva |
title_full |
Processos reflexivos na relação com outros : orientação pedagógica e formação colaborativo-discursiva |
title_fullStr |
Processos reflexivos na relação com outros : orientação pedagógica e formação colaborativo-discursiva |
title_full_unstemmed |
Processos reflexivos na relação com outros : orientação pedagógica e formação colaborativo-discursiva |
title_sort |
Processos reflexivos na relação com outros : orientação pedagógica e formação colaborativo-discursiva |
author |
Santos, Idelvandre Vilas Boas de Santana, 1971- |
author_facet |
Santos, Idelvandre Vilas Boas de Santana, 1971- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959- Prado, Guilherme do Val Toledo Ferreira, Luciana Haddad Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Idelvandre Vilas Boas de Santana, 1971- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexividade Orientação pedagógica Equipes de ensino Inquérito narrativo (Método de pesquisa) Memorial de formação Reflexivity Pedagogical guidance Teaching teams Narrative inquiry (Research method) Training memorial |
topic |
Reflexividade Orientação pedagógica Equipes de ensino Inquérito narrativo (Método de pesquisa) Memorial de formação Reflexivity Pedagogical guidance Teaching teams Narrative inquiry (Research method) Training memorial |
description |
Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-12-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/18029 SANTOS, Idelvandre Vilas Boas de Santana. Processos reflexivos na relação com outros: orientação pedagógica e formação colaborativo-discursiva. 2023. 1 recurso online (216 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18029. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/18029 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Idelvandre Vilas Boas de Santana. Processos reflexivos na relação com outros: orientação pedagógica e formação colaborativo-discursiva. 2023. 1 recurso online (216 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18029. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1389720 Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1389720 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (216 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1822253580844793856 |