Problematização indisciplinar de práticas socioculturais na formação inicial de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622282 |
Resumo: | Orientador: Anna Regina Lanner de Moura |
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Problematização indisciplinar de práticas socioculturais na formação inicial de professoresIndisciplinary problematization of sociocultural practices in initial teacher educationWittgenstein, Ludwig, 1889-1951Linguagem e educaçãoCulturaPratica socialFormação inicial do professorLanguage and educationCultureSocial practiceInitial teacher educationOrientador: Anna Regina Lanner de MouraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: As práticas pedagógicas instituídas na cultura escolar, em sua maior parte, consideram os conceitos como algo fixo em um plano abstrato, com uma essência a ser apropriada pelos alunos de maneira gradativa. Mesmo os professores denominados polivalentes, que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, acabam reproduzindo a disciplinarização do conhecimento, característica dos anos finais e do Ensino Médio. Desconstruir essa cultura é o objetivo da problematização indisciplinar de práticas socioculturais, inspirada na segunda fase do pensamento filosófico de Wittgenstein. O presente trabalho insere-se em um projeto didático de integração disciplinar, chamado de Projeto Integrado (PI), formado por três disciplinas do curso de Pedagogia de uma universidade pública, que tratam dos fundamentos do ensino de Ciências, de Matemática e do estágio supervisionado. Neste contexto, esta pesquisa busca compreender que usos estudantes-futuros professores fazem da problematização indisciplinar de práticas socioculturais em seus campos de estágio e/ou em uma disciplina do curso de Pedagogia; mais especificamente, que usos da relação teoria-prática são mobilizados neste contexto. O corpus da pesquisa foi constituído por meio de observação participante especialmente em uma das disciplinas (mas também em momentos coletivos do Projeto Integrado), por registros videografados das aulas, narrativas produzidas pelos estudantes e entrevistas semi-estruturadas. A análise deste corpus foi realizada tendo como inspiração as noções de terapia filosófica de Wittgenstein e de desconstrução de Derrida, compondo um movimento de terapia gramatical desconstrutiva.Absctract: The majority of pedagogical practices instituted in the school culture considers concepts as having some kind of essence to be gradually appropriated by the students, thus becoming something fixed at an abstract level. Even polyvalent teachers, working with the first grades of elementary school, end up reproducing disciplinary knowledge, characteristic of the final grades and of high school. To deconstruct this culture is the purpose of indisciplinary problematization of sociocultural practices, inspired by the philosophical thought of Wittgenstein¿s second phase of its development. This study was developed in a didactic project involving disciplinary integration, called Projeto Integrado (Integrated Project), comprised of three disciplines of the Pedagogy course at a public university. These disciplines encompass math teaching, natural sciences teaching and supervised internship. In this context, the present research aims to comprehend which uses future teachers make of the indisciplinary problematization of sociocultural practices in their internships and/or in a discipline of Pedagogy course. More specifically, we are interested in seeing how they apply the relation theory-practice. Research corpus was constituted by participant observation especially in one of the disciplines, but also in common activities of Integrated Project, by video registers of the course, narratives written by the students and semi-structured interviews. The analysis was inspired by Wittgenstein¿s notion of philosophical therapy and Derrida¿s notion of deconstruction, resulting in a deconstructive grammar therapy.MestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestra em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Moura, Anna Regina Lanner de, 1945-Barolli, ElisabethMendes, Jackeline RodriguesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNakamura, Érica Mitsue, 1983-2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf142 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622282NAKAMURA, Érica Mitsue. Problematização indisciplinar de práticas socioculturais na formação inicial de professores. 2014. 142 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622282. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/922994porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:15:34Zoai::922994Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:15:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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