O trabalho como principio articulador da teoria/pratica : uma analise da pratica de ensino e estagios supervisionados na habilitação magisterio do curso de pedagogia da FE/UNICAMP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Helena Costa Lopes de, 1946-
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581032
Resumo: Orientador : Dermeval Saviani
id UNICAMP-30_0582d4a747be0f791529bb38116ffe35
oai_identifier_str oai::71835
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O trabalho como principio articulador da teoria/pratica : uma analise da pratica de ensino e estagios supervisionados na habilitação magisterio do curso de pedagogia da FE/UNICAMPEducação - Estudo e ensino - EstágiosEscolas normais - Estudo e ensino - EstágiosEnsino de primeiro grau - EstágiosEnsino de segundo grau - EstágiosOrientador : Dermeval SavianiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O trabalho analisa o desenvolvimento da disciplina Prática de Ensino e Estágios Supervisionados na Habilitação Magistério do Curso de Pedagogia da FE-UNICAMP. durante o ano de 92. a partir do trabalho de estágio das alunas nas escolas públicas de 1º e 2º graus. Compreendendo a necessidade de situar a disciplina no quadro maior do curso de Pedagogia. analisam-se as diferentes reformulações de curso. desde 1979. na FE-UNICAMP. e a trajetória do movimento dos educadores. tomando o trabalho docente e a relação teoria-prática como categorias de análise que permitem identificar a aproximação/afastamento do curso da realidade do trabalho pedagógico da escola de 1º e 2º. graus, como articulador na formação do professor de 1º a 4º. séries das séries fundamentais e de 2º grau. Analisa-se o movimento das alunas na Prática de Ensino e nos Estágios: o momento da chegada na disciplina. as diferentes formas de aproximação da realidade da escola. a elaboração da proposta de trabalho de estágio, sua realização nas condições da escola pública de 1º. grau, e as possibilidades/dificuldades de produção e elaboração teórica sobre as condições em que se desenvolve o trabalho pedagógico escolar. nas séries fundamentais do 1º grau. Neste movimento, analisam-se, ainda, as contradições presentes no trabalho das alunas: o trato com o conhecimento escolar. A compreensão das formas de trabalho com as crianças e a avaliação. O trabalho de estágio no 2º grau examina as possibilidades de produção/elaboração teórica sobre o 1º grau e as tentativas de articulação teoriaprática na elaboração da proposta de trabalho para a HEM de 2º. grau. A análise do trabalho das alunas. permite chegar a aproximações e a algumas conclusões. As dificuldades e possibilidades colocadas pelo trabalho dos alunos. na escola pública, estão ligadas à forma como se estrutura o currículo do curso de Pedagogia que separa teoria e prática. reservando aos estágios o "momento da prática" e de articulação com os conhecimentos teóricos. Apesar das contradições presentes no processo de formação. aponta-se para a perspectiva de se colocar o trabalho como eixo articulador da relação teoria-prática. no interior do curso. trazendo o aluno para vivenciar o processo de trabalho pedagógico qa escola desde o início de sua formação e introduzindo-o no universo da pesQuisa pela sua atividade prática. O estudo tenta superar a visão meramente distributiva dos estágios ao longo do curso. deslocando o debate para a natureza desta disciplina. no contexto da formação do educador. A problemática sugere a necessidade de aprofundamento dos estudos sobre a relação educação-trabalho no processo de formação dos profissionais da educação. seja do ponto de vista teórico. seja nas suas relações com a estrutura da Universidade e com o fortalecimento da "formação continuada" deste profissional - sem deixar de considerar os limites do momento histórico.DoutoradoMetodologia de EnsinoDoutor em Educação[s.n.]Saviani, Dermeval, 1944-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFreitas, Helena Costa Lopes de, 1946-19931993-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf[358]f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581032FREITAS, Helena Costa Lopes de. O trabalho como principio articulador da teoria/pratica: uma analise da pratica de ensino e estagios supervisionados na habilitação magisterio do curso de pedagogia da FE/UNICAMP. 1993. [358]f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581032. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/71835porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:13:14Zoai::71835Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:13:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho como principio articulador da teoria/pratica : uma analise da pratica de ensino e estagios supervisionados na habilitação magisterio do curso de pedagogia da FE/UNICAMP
title O trabalho como principio articulador da teoria/pratica : uma analise da pratica de ensino e estagios supervisionados na habilitação magisterio do curso de pedagogia da FE/UNICAMP
spellingShingle O trabalho como principio articulador da teoria/pratica : uma analise da pratica de ensino e estagios supervisionados na habilitação magisterio do curso de pedagogia da FE/UNICAMP
Freitas, Helena Costa Lopes de, 1946-
Educação - Estudo e ensino - Estágios
Escolas normais - Estudo e ensino - Estágios
Ensino de primeiro grau - Estágios
Ensino de segundo grau - Estágios
title_short O trabalho como principio articulador da teoria/pratica : uma analise da pratica de ensino e estagios supervisionados na habilitação magisterio do curso de pedagogia da FE/UNICAMP
title_full O trabalho como principio articulador da teoria/pratica : uma analise da pratica de ensino e estagios supervisionados na habilitação magisterio do curso de pedagogia da FE/UNICAMP
title_fullStr O trabalho como principio articulador da teoria/pratica : uma analise da pratica de ensino e estagios supervisionados na habilitação magisterio do curso de pedagogia da FE/UNICAMP
title_full_unstemmed O trabalho como principio articulador da teoria/pratica : uma analise da pratica de ensino e estagios supervisionados na habilitação magisterio do curso de pedagogia da FE/UNICAMP
title_sort O trabalho como principio articulador da teoria/pratica : uma analise da pratica de ensino e estagios supervisionados na habilitação magisterio do curso de pedagogia da FE/UNICAMP
author Freitas, Helena Costa Lopes de, 1946-
author_facet Freitas, Helena Costa Lopes de, 1946-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saviani, Dermeval, 1944-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Helena Costa Lopes de, 1946-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino - Estágios
Escolas normais - Estudo e ensino - Estágios
Ensino de primeiro grau - Estágios
Ensino de segundo grau - Estágios
topic Educação - Estudo e ensino - Estágios
Escolas normais - Estudo e ensino - Estágios
Ensino de primeiro grau - Estágios
Ensino de segundo grau - Estágios
description Orientador : Dermeval Saviani
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993
1993-12-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581032
FREITAS, Helena Costa Lopes de. O trabalho como principio articulador da teoria/pratica: uma analise da pratica de ensino e estagios supervisionados na habilitação magisterio do curso de pedagogia da FE/UNICAMP. 1993. [358]f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581032. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
FREITAS, Helena Costa Lopes de. O trabalho como principio articulador da teoria/pratica: uma analise da pratica de ensino e estagios supervisionados na habilitação magisterio do curso de pedagogia da FE/UNICAMP. 1993. [358]f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581032. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/71835
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
[358]f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188761543639040