O trabalho como principio articulador da teoria/pratica : uma analise da pratica de ensino e estagios supervisionados na habilitação magisterio do curso de pedagogia da FE/UNICAMP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581032 |
Resumo: | Orientador : Dermeval Saviani |
id |
UNICAMP-30_0582d4a747be0f791529bb38116ffe35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::71835 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho como principio articulador da teoria/pratica : uma analise da pratica de ensino e estagios supervisionados na habilitação magisterio do curso de pedagogia da FE/UNICAMPEducação - Estudo e ensino - EstágiosEscolas normais - Estudo e ensino - EstágiosEnsino de primeiro grau - EstágiosEnsino de segundo grau - EstágiosOrientador : Dermeval SavianiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O trabalho analisa o desenvolvimento da disciplina Prática de Ensino e Estágios Supervisionados na Habilitação Magistério do Curso de Pedagogia da FE-UNICAMP. durante o ano de 92. a partir do trabalho de estágio das alunas nas escolas públicas de 1º e 2º graus. Compreendendo a necessidade de situar a disciplina no quadro maior do curso de Pedagogia. analisam-se as diferentes reformulações de curso. desde 1979. na FE-UNICAMP. e a trajetória do movimento dos educadores. tomando o trabalho docente e a relação teoria-prática como categorias de análise que permitem identificar a aproximação/afastamento do curso da realidade do trabalho pedagógico da escola de 1º e 2º. graus, como articulador na formação do professor de 1º a 4º. séries das séries fundamentais e de 2º grau. Analisa-se o movimento das alunas na Prática de Ensino e nos Estágios: o momento da chegada na disciplina. as diferentes formas de aproximação da realidade da escola. a elaboração da proposta de trabalho de estágio, sua realização nas condições da escola pública de 1º. grau, e as possibilidades/dificuldades de produção e elaboração teórica sobre as condições em que se desenvolve o trabalho pedagógico escolar. nas séries fundamentais do 1º grau. Neste movimento, analisam-se, ainda, as contradições presentes no trabalho das alunas: o trato com o conhecimento escolar. A compreensão das formas de trabalho com as crianças e a avaliação. O trabalho de estágio no 2º grau examina as possibilidades de produção/elaboração teórica sobre o 1º grau e as tentativas de articulação teoriaprática na elaboração da proposta de trabalho para a HEM de 2º. grau. A análise do trabalho das alunas. permite chegar a aproximações e a algumas conclusões. As dificuldades e possibilidades colocadas pelo trabalho dos alunos. na escola pública, estão ligadas à forma como se estrutura o currículo do curso de Pedagogia que separa teoria e prática. reservando aos estágios o "momento da prática" e de articulação com os conhecimentos teóricos. Apesar das contradições presentes no processo de formação. aponta-se para a perspectiva de se colocar o trabalho como eixo articulador da relação teoria-prática. no interior do curso. trazendo o aluno para vivenciar o processo de trabalho pedagógico qa escola desde o início de sua formação e introduzindo-o no universo da pesQuisa pela sua atividade prática. O estudo tenta superar a visão meramente distributiva dos estágios ao longo do curso. deslocando o debate para a natureza desta disciplina. no contexto da formação do educador. A problemática sugere a necessidade de aprofundamento dos estudos sobre a relação educação-trabalho no processo de formação dos profissionais da educação. seja do ponto de vista teórico. seja nas suas relações com a estrutura da Universidade e com o fortalecimento da "formação continuada" deste profissional - sem deixar de considerar os limites do momento histórico.DoutoradoMetodologia de EnsinoDoutor em Educação[s.n.]Saviani, Dermeval, 1944-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFreitas, Helena Costa Lopes de, 1946-19931993-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf[358]f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581032FREITAS, Helena Costa Lopes de. O trabalho como principio articulador da teoria/pratica: uma analise da pratica de ensino e estagios supervisionados na habilitação magisterio do curso de pedagogia da FE/UNICAMP. 1993. [358]f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581032. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/71835porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:13:14Zoai::71835Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:13:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho como principio articulador da teoria/pratica : uma analise da pratica de ensino e estagios supervisionados na habilitação magisterio do curso de pedagogia da FE/UNICAMP |
title |
O trabalho como principio articulador da teoria/pratica : uma analise da pratica de ensino e estagios supervisionados na habilitação magisterio do curso de pedagogia da FE/UNICAMP |
spellingShingle |
O trabalho como principio articulador da teoria/pratica : uma analise da pratica de ensino e estagios supervisionados na habilitação magisterio do curso de pedagogia da FE/UNICAMP Freitas, Helena Costa Lopes de, 1946- Educação - Estudo e ensino - Estágios Escolas normais - Estudo e ensino - Estágios Ensino de primeiro grau - Estágios Ensino de segundo grau - Estágios |
title_short |
O trabalho como principio articulador da teoria/pratica : uma analise da pratica de ensino e estagios supervisionados na habilitação magisterio do curso de pedagogia da FE/UNICAMP |
title_full |
O trabalho como principio articulador da teoria/pratica : uma analise da pratica de ensino e estagios supervisionados na habilitação magisterio do curso de pedagogia da FE/UNICAMP |
title_fullStr |
O trabalho como principio articulador da teoria/pratica : uma analise da pratica de ensino e estagios supervisionados na habilitação magisterio do curso de pedagogia da FE/UNICAMP |
title_full_unstemmed |
O trabalho como principio articulador da teoria/pratica : uma analise da pratica de ensino e estagios supervisionados na habilitação magisterio do curso de pedagogia da FE/UNICAMP |
title_sort |
O trabalho como principio articulador da teoria/pratica : uma analise da pratica de ensino e estagios supervisionados na habilitação magisterio do curso de pedagogia da FE/UNICAMP |
author |
Freitas, Helena Costa Lopes de, 1946- |
author_facet |
Freitas, Helena Costa Lopes de, 1946- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Saviani, Dermeval, 1944- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Helena Costa Lopes de, 1946- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Estudo e ensino - Estágios Escolas normais - Estudo e ensino - Estágios Ensino de primeiro grau - Estágios Ensino de segundo grau - Estágios |
topic |
Educação - Estudo e ensino - Estágios Escolas normais - Estudo e ensino - Estágios Ensino de primeiro grau - Estágios Ensino de segundo grau - Estágios |
description |
Orientador : Dermeval Saviani |
publishDate |
1993 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1993 1993-12-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581032 FREITAS, Helena Costa Lopes de. O trabalho como principio articulador da teoria/pratica: uma analise da pratica de ensino e estagios supervisionados na habilitação magisterio do curso de pedagogia da FE/UNICAMP. 1993. [358]f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581032. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) FREITAS, Helena Costa Lopes de. O trabalho como principio articulador da teoria/pratica: uma analise da pratica de ensino e estagios supervisionados na habilitação magisterio do curso de pedagogia da FE/UNICAMP. 1993. [358]f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581032. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/71835 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf [358]f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188761543639040 |