Repensando a didatica e pratica de ensino e o estagio supervisionado na habilitação especifica do magisterio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576131 |
Resumo: | Orientador : Luiz Carlos de Freitas |
id |
UNICAMP-30_71983b1a91a125be9deebdba6f60b09f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::39548 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Repensando a didatica e pratica de ensino e o estagio supervisionado na habilitação especifica do magisterioDidáticaEstagios supervisionadosEnsino - Orientação profissionalOrientador : Luiz Carlos de FreitasDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo pretende apresentar uma experiência com as disciplinas ¿Didática e Prática de Ensino¿ e ¿Estágio Supervisionado¿, nas quais houve a preocupação de resgatar elementos da prática pedagógica do professor de 1º a 4º séries do 1º grau e, a partir desses elementos, construir nosso caminho. Os elementos retirados da prática pedagógica foram resgatados através do estágio de observação das nossas alunas, que ao voltarem para a sala de aula (aulas de Didática), discutiam e reorganizavam esses elementos na tentativa de avançar e superar as falhas observadas. Essas constatações da necessidade de avanço no trabalho cotidiano na sala de 1º a 4º séries do 1º grau sugerem mudanças no conteúdo e formas de se trabalhar. A disciplina ¿Didática e Pratica de Ensino¿ sugere alternativas para a organização de propostas de trabalho a serem desenvolvida no estágio de regência. O contato com o trabalho do professor nos levou à busca de fundamentação (quer nas aulas de Didática e Prática de Ensino¿ quer na ¿Supervisão de Estágio¿) o que nos indicou caminhos de mudanças que foram concretizados. A experiência aqui relatada foi construída a partir da unidade prática teoria prática e não pretende ser um modelo a ser seguido, mas tem por objetivo das uma contribuição a todos aqueles que estão interessados na formação do professor primário. O Estudo não se fecha em recomendações, mas mostra a necessidade e a possibilidade de mudanças na habilitação especifica de MagistérioMestradoMetodologia do EnsinoMestre em Educação[s.n.]Freitas, Luiz Carlos de, 1947-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMiranda, Heide Struziatto19921992-04-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[212]f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576131MIRANDA, Heide Struziatto. Repensando a didatica e pratica de ensino e o estagio supervisionado na habilitação especifica do magisterio. 1992. [212]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576131. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/39548porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T01:58:42Zoai::39548Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T01:58:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repensando a didatica e pratica de ensino e o estagio supervisionado na habilitação especifica do magisterio |
title |
Repensando a didatica e pratica de ensino e o estagio supervisionado na habilitação especifica do magisterio |
spellingShingle |
Repensando a didatica e pratica de ensino e o estagio supervisionado na habilitação especifica do magisterio Miranda, Heide Struziatto Didática Estagios supervisionados Ensino - Orientação profissional |
title_short |
Repensando a didatica e pratica de ensino e o estagio supervisionado na habilitação especifica do magisterio |
title_full |
Repensando a didatica e pratica de ensino e o estagio supervisionado na habilitação especifica do magisterio |
title_fullStr |
Repensando a didatica e pratica de ensino e o estagio supervisionado na habilitação especifica do magisterio |
title_full_unstemmed |
Repensando a didatica e pratica de ensino e o estagio supervisionado na habilitação especifica do magisterio |
title_sort |
Repensando a didatica e pratica de ensino e o estagio supervisionado na habilitação especifica do magisterio |
author |
Miranda, Heide Struziatto |
author_facet |
Miranda, Heide Struziatto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Luiz Carlos de, 1947- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Heide Struziatto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática Estagios supervisionados Ensino - Orientação profissional |
topic |
Didática Estagios supervisionados Ensino - Orientação profissional |
description |
Orientador : Luiz Carlos de Freitas |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992 1992-04-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576131 MIRANDA, Heide Struziatto. Repensando a didatica e pratica de ensino e o estagio supervisionado na habilitação especifica do magisterio. 1992. [212]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576131. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) MIRANDA, Heide Struziatto. Repensando a didatica e pratica de ensino e o estagio supervisionado na habilitação especifica do magisterio. 1992. [212]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576131. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/39548 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf [212]f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188715066556416 |