Repensando a didatica e pratica de ensino e o estagio supervisionado na habilitação especifica do magisterio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Heide Struziatto
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576131
Resumo: Orientador : Luiz Carlos de Freitas
id UNICAMP-30_71983b1a91a125be9deebdba6f60b09f
oai_identifier_str oai::39548
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Repensando a didatica e pratica de ensino e o estagio supervisionado na habilitação especifica do magisterioDidáticaEstagios supervisionadosEnsino - Orientação profissionalOrientador : Luiz Carlos de FreitasDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo pretende apresentar uma experiência com as disciplinas ¿Didática e Prática de Ensino¿ e ¿Estágio Supervisionado¿, nas quais houve a preocupação de resgatar elementos da prática pedagógica do professor de 1º a 4º séries do 1º grau e, a partir desses elementos, construir nosso caminho. Os elementos retirados da prática pedagógica foram resgatados através do estágio de observação das nossas alunas, que ao voltarem para a sala de aula (aulas de Didática), discutiam e reorganizavam esses elementos na tentativa de avançar e superar as falhas observadas. Essas constatações da necessidade de avanço no trabalho cotidiano na sala de 1º a 4º séries do 1º grau sugerem mudanças no conteúdo e formas de se trabalhar. A disciplina ¿Didática e Pratica de Ensino¿ sugere alternativas para a organização de propostas de trabalho a serem desenvolvida no estágio de regência. O contato com o trabalho do professor nos levou à busca de fundamentação (quer nas aulas de Didática e Prática de Ensino¿ quer na ¿Supervisão de Estágio¿) o que nos indicou caminhos de mudanças que foram concretizados. A experiência aqui relatada foi construída a partir da unidade prática teoria prática e não pretende ser um modelo a ser seguido, mas tem por objetivo das uma contribuição a todos aqueles que estão interessados na formação do professor primário. O Estudo não se fecha em recomendações, mas mostra a necessidade e a possibilidade de mudanças na habilitação especifica de MagistérioMestradoMetodologia do EnsinoMestre em Educação[s.n.]Freitas, Luiz Carlos de, 1947-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMiranda, Heide Struziatto19921992-04-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[212]f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576131MIRANDA, Heide Struziatto. Repensando a didatica e pratica de ensino e o estagio supervisionado na habilitação especifica do magisterio. 1992. [212]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576131. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/39548porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T01:58:42Zoai::39548Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T01:58:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Repensando a didatica e pratica de ensino e o estagio supervisionado na habilitação especifica do magisterio
title Repensando a didatica e pratica de ensino e o estagio supervisionado na habilitação especifica do magisterio
spellingShingle Repensando a didatica e pratica de ensino e o estagio supervisionado na habilitação especifica do magisterio
Miranda, Heide Struziatto
Didática
Estagios supervisionados
Ensino - Orientação profissional
title_short Repensando a didatica e pratica de ensino e o estagio supervisionado na habilitação especifica do magisterio
title_full Repensando a didatica e pratica de ensino e o estagio supervisionado na habilitação especifica do magisterio
title_fullStr Repensando a didatica e pratica de ensino e o estagio supervisionado na habilitação especifica do magisterio
title_full_unstemmed Repensando a didatica e pratica de ensino e o estagio supervisionado na habilitação especifica do magisterio
title_sort Repensando a didatica e pratica de ensino e o estagio supervisionado na habilitação especifica do magisterio
author Miranda, Heide Struziatto
author_facet Miranda, Heide Struziatto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Luiz Carlos de, 1947-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Heide Struziatto
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Estagios supervisionados
Ensino - Orientação profissional
topic Didática
Estagios supervisionados
Ensino - Orientação profissional
description Orientador : Luiz Carlos de Freitas
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992
1992-04-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576131
MIRANDA, Heide Struziatto. Repensando a didatica e pratica de ensino e o estagio supervisionado na habilitação especifica do magisterio. 1992. [212]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576131. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MIRANDA, Heide Struziatto. Repensando a didatica e pratica de ensino e o estagio supervisionado na habilitação especifica do magisterio. 1992. [212]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576131. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/39548
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
[212]f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188715066556416