Estudo da correlação entre coordenação motora e habilidades motoras de pessoas com sindrome de down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lifante, Sonia Maria
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610012
Resumo: Orientador: Jose Irineu Gorla
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spelling Estudo da correlação entre coordenação motora e habilidades motoras de pessoas com sindrome de downCorrelations study between the motor coordination and the motor habilities of people with down syndromeDown, Síndrome deCapacidade motoraInstrumentos de avaliaçãoDown syndromeMotor capacityEvaluationOrientador: Jose Irineu GorlaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: O presente estudo objetivou avaliar a coordenação motora de crianças com síndrome de Down. Foram utilizados o teste KTK de Kiphard e Schilling (1974) e o teste TGMD-2 - TEST OF GROSS MOTOR DEVELOPMENT de Ulrich (2000) como instrumentos de avaliação. Contudo buscamos evidenciar as características da coordenação motora em relação à idade cronológica e ao sexo da amostra avaliada, bem como verificar se existe significância da coordenação motora correlacionando os dois testes. Participaram do estudo 10 crianças com Síndrome de Down com idade centesimal média entre 5.37 e 12.82 anos, sendo 4 meninos e 6 meninas, todas matriculadas em escolas especiais. Para a comparação entre meninos e meninas quanto às variáveis coordenativas foi aplicado o teste t de Student para amostras independentes. O nível de significância assumido foi de 5% (p<0,05). Os resultados revelaram que, apesar da idade centesimal média do sexo masculino ser próxima à do sexo feminino, verificou-se diferença significativa quanto ao desenvolvimento entre os sexos, sendo que, os meninos apresentaram melhor resultado no teste TMGD-2, resultado inverso obteve-se no teste KTK, no qual as meninas obtiveram resultados superiores aos meninos. Quanto a correlação entre os testes, observou-se que houve uma correlação significativa nos resultados entre os dois testes dos meninos e significante nos resultados entre os dois testes das meninas, indicando que, esta população pode apresentar resultados semelhantes nos dois testes motores apresentados neste estudo. Contudo, pesquisas constantes podem e devem ser feitas na área da educação física adaptada, com objetivo de melhorar e enriquecer o conhecimento de profissionais e estudantes dessa área, bem como, familiares de pessoas com a síndrome.Abstract: The present study has as its main objective to evaluate the motor coordination of kids with down syndrome. It were used the KTK tests of Kiphard and Schilling (1974) and the TGMD-2 - TEST OF GROSS MOTOR DEVELOPMENT of Ulrich (2000) as instruments of evaluation. However we decided to evidence the motor coordination related to the chronological age and to the sex of the evaluated sample, as well as verify if there is meaningful motor coordination correlating the two tests. The test was taking with 10 kids with Down syndrome with the centesimal age between 5.37 and 12.82 years old, being 4 boys and 6 girls, all of them enrolled in special schools. To compare boys and girls according to the coordinative variables it was applied the test t of Student to independent samples. The meaningful level assumed was of 5% (p<0,05). The results revealed that, even though the centesimal age of the males are close to the female genders, a meaningful difference was verified regarding to the development between genders, knowing that, boys presented better results of the TMGD-2 test, which is the inverse result that was obtained on the KTK test, in which girls obtained superior results than the boys. Regarding to the correlation between tests, it has been observed that a meaningful correlation of the results between the two boy tests and a meaningful result between the two girl tests, indicating that, this population can show similar results in both motor tests presented in this study. However, constant researches may and should be done in the area of adapted Physical Education with the objective to improve and enriched the knowledge of the professional and students of this field, as well as, familiars of Down syndrome people.MestradoAtividade Física AdaptadaMestre em Educação Física[s.n.]Gorla, José Irineu, 1964-De Araujo, Paulo FerreiraPereira, Vanildo RodriguesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLifante, Sonia Maria2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf105 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610012LIFANTE, Sonia Maria. Estudo da correlação entre coordenação motora e habilidades motoras de pessoas com sindrome de down. 2009. 105 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610012. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/465893porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:36:50Zoai::465893Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:36:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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