Democratização do acesso ao ensino médio integrado no IFSP : o contexto da implementação da Lei de reserva de vagas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Danielle de Sousa, 1975-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634543
Resumo: Orientador: Dirce Djanira Pacheco e Zan
id UNICAMP-30_077d5e96d1a9c3288b72bf3c9d9a5389
oai_identifier_str oai::1060281
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Democratização do acesso ao ensino médio integrado no IFSP : o contexto da implementação da Lei de reserva de vagasDemocratization of access to integrated high school in the IFSP : the context of the implementation of the Law of reservation of vacanciesEnsino médioEnsino integradoProgramas de ação afirmativa na educaçãoEducação profissionalHigh schoolIntegrated teachingAffirmative action programs in educationProfessional educationDemocratization of educationOrientador: Dirce Djanira Pacheco e ZanTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tem como objetivo investigar o processo de ampliação da oferta de vagas de Ensino Médio Integrado (EMI), a partir da criação dos Institutos Federais (IFs) e da implementação da Lei 12.711/2012, que dispõe sobre a reserva de vagas para as instituições federais de ensino. Para tanto realizamos um estudo de caso com base na análise de dados do Campus São Paulo, criado em 1909, e do processo seletivo do de 2012, ano de implementação da Lei. O trabalho buscou estabelecer um diálogo sobre as possibilidades e os limites das ações afirmativas no que se refere ao compromisso efetivo com a democratização do acesso dos jovens da classe trabalhadora ao Ensino Médio Integrado. As questões que orientaram a elaboração desse trabalho são assim apresentadas: em que medida a ampliação da oferta de vagas e a política de reserva de vagas contribuíram, ou não, para a maior democratização do acesso a essa modalidade especial de ensino médio, o EMI? Quais têm sido seus impactos na correção das desigualdades relativas à permanência e ao êxito nos cursos de EMI? Em nossa hipótese, a ampliação da oferta de vagas e a implementação da política de reserva de vagas contribuíram para uma significativa democratização do acesso de estudantes das classes trabalhadora aos cursos de EMI do IFSP. Para produção do presente trabalho realizamos uma pesquisa quantitativa e um tratamento qualitativo dos dados obtidos por meio da análise de documentos institucionais, de entrevistas e pesquisa bibliográfica. Os dados analisados apontam para um aumento do contingente de estudantes das classes trabalhadoras nos cursos de EMI. No entanto, identificamos que ainda há necessidade de um conjunto articulado de políticas que possibilitem a permanência e o êxito desses estudantesAbstract: This work aims to investigate the process of vacancies offer expansion for the Integrated High School (EMI), from the creation of the Federal Institutes (IFs) and the implementation of Law 12.711 / 2012, that legislates about the reserve of vacancies for federal educational institutions. To do so we carry out a case study based on a data analysis of Campus São Paulo, created in 1909, and the selection process of the year 2012, year of implementation of the Law. The work sought to establish a dialogue about the possibilities and the limits of the affirmative actions in relation to the effective commitment to the democratization of access for young people from the working class to the Integrated High School. The questions that guided the elaboration of this work are therefore presented: at what point the reservation of vacancies policies contributed, or not, to the democratization of access to this special type of secondary education, the EMI? What have been their impacts on the correction of inequalities related to permanence and success in EMI courses? In our hypothesis, the expansion of vacancies offer and the implementation of the vacancy reserve policy contributed to a greater democratization of the access for students of the working classes to the courses of EMI of the IFSP. For the production of the present work we performed a quantitative research and a qualitative treatment of the data obtained through the analysis of institutional documents, interviews and bibliographic research. The data analyzed point to a significant increase in the number of students of the working classes in the EMI courses. However, we have identified that there is still a need for an articulated set of policies that will allow the permanence and success of these studentsDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-Almeida, Ana Maria Fonseca deCorti, Ana Paula de OliveiraFerretti, Celso JoãoKrawczyk, Nora RutUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Danielle de Sousa, 1975-20182018-08-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (232 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634543SANTOS, Danielle de Sousa. Democratização do acesso ao ensino médio integrado no IFSP: o contexto da implementação da Lei de reserva de vagas. 2018. 1 recurso online (232 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634543. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1060281Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-22T11:31:07Zoai::1060281Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-10-22T11:31:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Democratização do acesso ao ensino médio integrado no IFSP : o contexto da implementação da Lei de reserva de vagas
Democratization of access to integrated high school in the IFSP : the context of the implementation of the Law of reservation of vacancies
title Democratização do acesso ao ensino médio integrado no IFSP : o contexto da implementação da Lei de reserva de vagas
spellingShingle Democratização do acesso ao ensino médio integrado no IFSP : o contexto da implementação da Lei de reserva de vagas
Santos, Danielle de Sousa, 1975-
Ensino médio
Ensino integrado
Programas de ação afirmativa na educação
Educação profissional
High school
Integrated teaching
Affirmative action programs in education
Professional education
Democratization of education
title_short Democratização do acesso ao ensino médio integrado no IFSP : o contexto da implementação da Lei de reserva de vagas
title_full Democratização do acesso ao ensino médio integrado no IFSP : o contexto da implementação da Lei de reserva de vagas
title_fullStr Democratização do acesso ao ensino médio integrado no IFSP : o contexto da implementação da Lei de reserva de vagas
title_full_unstemmed Democratização do acesso ao ensino médio integrado no IFSP : o contexto da implementação da Lei de reserva de vagas
title_sort Democratização do acesso ao ensino médio integrado no IFSP : o contexto da implementação da Lei de reserva de vagas
author Santos, Danielle de Sousa, 1975-
author_facet Santos, Danielle de Sousa, 1975-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-
Almeida, Ana Maria Fonseca de
Corti, Ana Paula de Oliveira
Ferretti, Celso João
Krawczyk, Nora Rut
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Danielle de Sousa, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Ensino integrado
Programas de ação afirmativa na educação
Educação profissional
High school
Integrated teaching
Affirmative action programs in education
Professional education
Democratization of education
topic Ensino médio
Ensino integrado
Programas de ação afirmativa na educação
Educação profissional
High school
Integrated teaching
Affirmative action programs in education
Professional education
Democratization of education
description Orientador: Dirce Djanira Pacheco e Zan
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-08-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634543
SANTOS, Danielle de Sousa. Democratização do acesso ao ensino médio integrado no IFSP: o contexto da implementação da Lei de reserva de vagas. 2018. 1 recurso online (232 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634543. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634543
identifier_str_mv SANTOS, Danielle de Sousa. Democratização do acesso ao ensino médio integrado no IFSP: o contexto da implementação da Lei de reserva de vagas. 2018. 1 recurso online (232 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634543. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1060281
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (232 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189131363811328