Democratização do acesso ao ensino médio integrado no IFSP : o contexto da implementação da Lei de reserva de vagas
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634543 |
Resumo: | Orientador: Dirce Djanira Pacheco e Zan |
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Democratização do acesso ao ensino médio integrado no IFSP : o contexto da implementação da Lei de reserva de vagasDemocratization of access to integrated high school in the IFSP : the context of the implementation of the Law of reservation of vacanciesEnsino médioEnsino integradoProgramas de ação afirmativa na educaçãoEducação profissionalHigh schoolIntegrated teachingAffirmative action programs in educationProfessional educationDemocratization of educationOrientador: Dirce Djanira Pacheco e ZanTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tem como objetivo investigar o processo de ampliação da oferta de vagas de Ensino Médio Integrado (EMI), a partir da criação dos Institutos Federais (IFs) e da implementação da Lei 12.711/2012, que dispõe sobre a reserva de vagas para as instituições federais de ensino. Para tanto realizamos um estudo de caso com base na análise de dados do Campus São Paulo, criado em 1909, e do processo seletivo do de 2012, ano de implementação da Lei. O trabalho buscou estabelecer um diálogo sobre as possibilidades e os limites das ações afirmativas no que se refere ao compromisso efetivo com a democratização do acesso dos jovens da classe trabalhadora ao Ensino Médio Integrado. As questões que orientaram a elaboração desse trabalho são assim apresentadas: em que medida a ampliação da oferta de vagas e a política de reserva de vagas contribuíram, ou não, para a maior democratização do acesso a essa modalidade especial de ensino médio, o EMI? Quais têm sido seus impactos na correção das desigualdades relativas à permanência e ao êxito nos cursos de EMI? Em nossa hipótese, a ampliação da oferta de vagas e a implementação da política de reserva de vagas contribuíram para uma significativa democratização do acesso de estudantes das classes trabalhadora aos cursos de EMI do IFSP. Para produção do presente trabalho realizamos uma pesquisa quantitativa e um tratamento qualitativo dos dados obtidos por meio da análise de documentos institucionais, de entrevistas e pesquisa bibliográfica. Os dados analisados apontam para um aumento do contingente de estudantes das classes trabalhadoras nos cursos de EMI. No entanto, identificamos que ainda há necessidade de um conjunto articulado de políticas que possibilitem a permanência e o êxito desses estudantesAbstract: This work aims to investigate the process of vacancies offer expansion for the Integrated High School (EMI), from the creation of the Federal Institutes (IFs) and the implementation of Law 12.711 / 2012, that legislates about the reserve of vacancies for federal educational institutions. To do so we carry out a case study based on a data analysis of Campus São Paulo, created in 1909, and the selection process of the year 2012, year of implementation of the Law. The work sought to establish a dialogue about the possibilities and the limits of the affirmative actions in relation to the effective commitment to the democratization of access for young people from the working class to the Integrated High School. The questions that guided the elaboration of this work are therefore presented: at what point the reservation of vacancies policies contributed, or not, to the democratization of access to this special type of secondary education, the EMI? What have been their impacts on the correction of inequalities related to permanence and success in EMI courses? In our hypothesis, the expansion of vacancies offer and the implementation of the vacancy reserve policy contributed to a greater democratization of the access for students of the working classes to the courses of EMI of the IFSP. For the production of the present work we performed a quantitative research and a qualitative treatment of the data obtained through the analysis of institutional documents, interviews and bibliographic research. The data analyzed point to a significant increase in the number of students of the working classes in the EMI courses. However, we have identified that there is still a need for an articulated set of policies that will allow the permanence and success of these studentsDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-Almeida, Ana Maria Fonseca deCorti, Ana Paula de OliveiraFerretti, Celso JoãoKrawczyk, Nora RutUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Danielle de Sousa, 1975-20182018-08-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (232 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634543SANTOS, Danielle de Sousa. Democratização do acesso ao ensino médio integrado no IFSP: o contexto da implementação da Lei de reserva de vagas. 2018. 1 recurso online (232 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634543. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1060281Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-22T11:31:07Zoai::1060281Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-10-22T11:31:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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