O documentário e a escuta sensível do lugar : quando escola e cinema formam um povo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belleza, Eduardo de Oliveira, 1984-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636587
Resumo: Orientador: Wencesláo Machado de Oliveira Junior
id UNICAMP-30_07bfcf671c3e1d2c902929e134047762
oai_identifier_str oai::1090509
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O documentário e a escuta sensível do lugar : quando escola e cinema formam um povoThe documentary and the sensitive listening of the place : when school and cinema form a peopleCoutinho, Eduardo, 1933-2014CinemaEscolasEducaçãoDocumentárioCoutinho, EduardoCinemaSchoolDocumentaryEducationOrientador: Wencesláo Machado de Oliveira JuniorTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Há pelo menos duas maneiras do cinema habitar a escola. Uma a serviço de um povo suposto, que já está na escola e necessita que o cinema se adapte. A outra diz respeito a fazer do encontro entre cinema e escola a possibilidade de emergir um povo. Um povo sem modelo, sem cartilha, sem uma ordem dominante. São duas dimensões muito distintas e que implicam em políticas dessemelhantes, não só com as imagens, mas, sobretudo, com a educação. Diante disso, pensemos: quais negociações a relação cinema e escola é capaz de produzir? Essa questão faz perceber a instauração de outros modos de existência tanto para o cinema quanto para a escola. Assim, entendemos o encontro entre ambos, como ação que amplia o grau de realidade do lugar, por tornar sensível o que até então não era possível ser percebido. Dessa maneira temos formado um povo, sempre porvir, pois ele não cessa de povoar a educação de outra(o)s possibilidades/problemas. A pesquisa, portanto, versa na interface entre cinema e escola e as suas interferências criativas. Apostamos na educação como experimentação de processos em aberto e temos vislumbrado o documentário como uma forma de arte que tem potência de produzir uma escuta sensível. É uma aposta da qual nos empenhamos em tratar. É também uma política, na medida em que nos possibilita relações que produzem saberes. Em oficina buscamos lidar com isso através de alguns filmes do cineasta Eduardo Coutinho, como uma caixa de ferramentas de onde extraímos algumas questões para pensar a própria escola, o cinema e a educação através das imagens. A partir dessas conversas e de alguns exercícios audiovisuais criados no campo da pesquisa, nos lançamos ao desafio de filmar em meio a tantas negociações que esse processo engendrou. O filme realizado com alunos e professores de uma escola municipal da cidade de Campinas-SP, intitulado pelos realizadores como "Saber Poder", é uma parte desse processo (não a mais importante), sem dúvida um conjunto de imagens que nos provoca e desassossega acerca da presença do cinema na escola e da escola no cinemaAbstract: There are at least two ways of the cinema to inhabit the school. The first one is on the service of a supposed people, which already is at school and needs the cinema fits to them. The another one is about making the meeting between cinema and school the possibility of crowd to be emerged. A crowd without a model, without "guidelines", without a dominant order. It is two very different dimensions that imply on dissimilar policies, not only with images but, above all, with education. In the face of this, let us think: what negotiations the cinema-school relationships would be able to produce? This question makes us realize the establishment of other modes of existence for both the cinema and school. Thus, we understand the meeting between both, as an action that amplifies the degree of reality of the place, by making sensitive what theretofore could not be perceived. By this way, we have formed a crowd, always to come, because it does not cease to populate the education of other possibilities/problems. The research, therefore, acts on the cinema and school interface and on its creatives interferences. We have bet on education as experimentation on open processes and we have glimpsed the documentary as an art form that has power of producing a sensitive listening. It is a bet in which we have strive to deal with. It is also a politics, insofar as it enables us to develop relationships that produce knowledge. In a workshop we try to deal with this through some movies produced by the cinematographer Eduardo Coutinho, as a toolbox whence we extracted some information to think about the school itself, the cinema and the education through the images. From these conversations and some audiovisual exercises created in the research field, we have launched ourselves to the challenge of filming amid so many negotiations that this process engendered. The movie perfomed with students and teachers from a municipal school in the city of Campinas-SP, titled by the directors as "Saber Poder", is a part of this process (not the most important), undoubtedly a set of images that provoke and disturb us about the presence of the cinema in the school and of the school in the cinemaDoutoradoEducaçãoDoutor em EducaçãoCAPES[s.n.]Oliveira Junior, Wencesláo Machado de, 1965-Gallo, Silvio Donizetti de OliveiraMiranda, Carlos Eduardo AlbuquerqueMigliorin, Cezar ÁvilaBarbosa, CristianoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBelleza, Eduardo de Oliveira, 1984-20192019-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (319 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636587BELLEZA, Eduardo de Oliveira. O documentário e a escuta sensível do lugar: quando escola e cinema formam um povo. 2019. 1 recurso online (319 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636587. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1090509Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-13T13:04:40Zoai::1090509Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-07-13T13:04:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O documentário e a escuta sensível do lugar : quando escola e cinema formam um povo
The documentary and the sensitive listening of the place : when school and cinema form a people
title O documentário e a escuta sensível do lugar : quando escola e cinema formam um povo
spellingShingle O documentário e a escuta sensível do lugar : quando escola e cinema formam um povo
Belleza, Eduardo de Oliveira, 1984-
Coutinho, Eduardo, 1933-2014
Cinema
Escolas
Educação
Documentário
Coutinho, Eduardo
Cinema
School
Documentary
Education
title_short O documentário e a escuta sensível do lugar : quando escola e cinema formam um povo
title_full O documentário e a escuta sensível do lugar : quando escola e cinema formam um povo
title_fullStr O documentário e a escuta sensível do lugar : quando escola e cinema formam um povo
title_full_unstemmed O documentário e a escuta sensível do lugar : quando escola e cinema formam um povo
title_sort O documentário e a escuta sensível do lugar : quando escola e cinema formam um povo
author Belleza, Eduardo de Oliveira, 1984-
author_facet Belleza, Eduardo de Oliveira, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira Junior, Wencesláo Machado de, 1965-
Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira
Miranda, Carlos Eduardo Albuquerque
Migliorin, Cezar Ávila
Barbosa, Cristiano
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Belleza, Eduardo de Oliveira, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Coutinho, Eduardo, 1933-2014
Cinema
Escolas
Educação
Documentário
Coutinho, Eduardo
Cinema
School
Documentary
Education
topic Coutinho, Eduardo, 1933-2014
Cinema
Escolas
Educação
Documentário
Coutinho, Eduardo
Cinema
School
Documentary
Education
description Orientador: Wencesláo Machado de Oliveira Junior
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636587
BELLEZA, Eduardo de Oliveira. O documentário e a escuta sensível do lugar: quando escola e cinema formam um povo. 2019. 1 recurso online (319 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636587. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636587
identifier_str_mv BELLEZA, Eduardo de Oliveira. O documentário e a escuta sensível do lugar: quando escola e cinema formam um povo. 2019. 1 recurso online (319 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636587. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1090509
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (319 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189145899171840