Construir e brincar com jogos de regras : relações entre os processos de imaginação e conceitualização no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Patrícia Lopes da, 1990-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636732
Resumo: Orientador: Ana Lúcia Horta Nogueira
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A pesquisa tem como base teórica a perspectiva histórico-cultural, na qual destacam-se alguns conceitos centrais para o debate em questão, como a imaginação, a criação, a conceitualização e as relações entre aprendizagem e desenvolvimento. Objetiva-se, nesse trabalho, analisar o jogo de regras em grupo e suas possibilidades para o desenvolvimento infantil, de forma a mediar os alunos na sua aprendizagem escolar. Para tal finalidade, foi realizada a observação-participante de uma sala de aula do 3° ano do ensino fundamental da rede municipal de educação em Campinas. Nessa turma, foram realizadas intervenções com 25 alunos, por meio de jogos de regras contendo atividades de adivinhação, dentre os quais um já era existente e o outro foi construído posteriormente pelos estudantes. Para a análise dos resultados consideraram-se algumas ações das crianças, como as produções escritas pelas mesmas e as interações delas no grupo em discussões durante o jogar e o construir os jogos, as quais possam demonstrar a apropriação de novos conceitos e a reformulação de outros já apropriados. As análises explicitam a efetividade dos jogos de regras no ambiente escolar, no que corresponde ao ensino e aprimoramento de conceitos. Tanto no jogar, quanto no desenvolvimento de um jogo próprio, percebeu-se evidências sobre o processo de conceitualização entrelaçado à imaginação e à atividade criadora nas crianças participantes. A proposta forneceu aos estudantes meios artificiais, de maneira que aplicassem novos métodos, signos e símbolos nos processos de apropriação de conceitos e na elaboração de conhecimentos. Pode-se inferir que os jogos de regras trazem grandes contribuições quando usados em grupo, especialmente quando incluem a dedução a partir de pistas, como uma atividade relacionada à apropriação de conceitos no contexto escolarAbstract: This study understands that there is a contribution of using group games with rules, which includes guessing as a guided activity in school teaching-learning process, understanding game as an instrument enabling the exchange of knowledge among students in social interaction. In addition, such an environment enriches the teacher-student relation when it gives the possibility of experiencing new concepts, improving the ones already known by the students and, consequently, helps in developing higher psychological functions. The historical-cultural perspective has been used as theoretical, highlighting some central concepts to the debate in question such as: conceptualization, learning, development, imagination and creation. This work aims at analyze group games with rules in order to understand the important role of mediation they assume in students school learning process. For this purpose, a 3rd grade classroom in an elementary school in Campinas city, by using observation. Some game activities were developed in this classroom in which 25 students participated in guessing activity playing games with rules already existing and then they created new ones. The analyzes considered some children¿s actions observed during every activity, like writing and interactions articulation with contents approached, that can show the appropriation of new concepts and objectification of others already incorporated by the students. The analyzes explain the effectiveness of the rules games in the school environment, in what corresponds to the teaching and improvement of concepts. In both moments, playing and constructing their own game, we could see the process of conceptualization intertwined with imagination and its creative activity. The proposition provided the artificial means so that they could apply new methods, signs and symbols to the incorporation of more knowledge, which could be taken with them to another school learning activities. The study conclude that rules games bring great contributions when used in a group, especially those that include guessing as a driving activity in the school teaching-learning process of conceptMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoCAPES[s.n.]Nogueira, Ana Lúcia Horta, 1963-Vanzella, Lila Cristina GuimarãesRocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Patrícia Lopes da, 1990-20192019-03-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (151 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636732SILVA, Patrícia Lopes da. Construir e brincar com jogos de regras: relações entre os processos de imaginação e conceitualização no ensino fundamental. 2019. 1 recurso online (151 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636732. 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