O sentido do corte e da sua negação : reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/3727 |
Resumo: | Orientador: Mariana Duccini Junqueira da Silva |
id |
UNICAMP-30_08ffd4a84614013a18c677764fbc7279 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1239787 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O sentido do corte e da sua negação : reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneoThe meaning of cut and its negation : editing thoughts in contemporary brazilian documentaryDocumentário (Cinema)Cinema - MontagemRealidadeDocumentary filmsMotion pictures - EditingRealityOrientador: Mariana Duccini Junqueira da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A montagem de filmes documentários é considerada a etapa mais importante desse tipo de realização, pois enfrenta dificuldades que são inerentes à relação com o mundo histórico e à organização de um ponto de vista sobre o que se filma. Esta pesquisa investiga a montagem de três documentários brasileiros contemporâneos: A cidade é uma só (2011), de Adirley Queirós, Górgona (2016), de Pedro Jezler e Fábio Furtado, e Estou me guardando para quando o carnaval chegar (2019), de Marcelo Gomes. O objetivo da análise é compreender como se organiza e controla, a partir da filmagem e da montagem, as imagens capturadas no real; assim como apreender os sentidos que a montagem introduz no material filmado através do corte, da sua ausência, ou das outras ferramentas possíveis no filme. Partindo da ideia de que há transformação e ponto de vista sobre o mundo real, apresentamos os métodos de montagem de documentários como processos variados, coerentes com seus projetos e que por isso respondem a questões de produção, de estilo e de relações com o cinema narrativo de ficçãoAbstract: The editing of documentary films is considered the most important step in its production process, as it faces difficulties inherent in the relationship with the historical world and in organizing a point of view in relation to what is being filmed. This research investigates the role of editing of three contemporary Brazilian documentaries: A cidade é uma só? (2011), directed by Adirley Queirós; Górgona (2016), directed by Pedro Jezler and Fábio Furtado; and Estou me guardando para quando o Carnaval chegar (2019), directed by Marcelo Gomes, in order to understand how the footage organization and control takes place from the filming and editing of images captured in real life, in addition to seeking to understand the meanings that the editing introduces to the filmed material, from the cut, from the use of longer shots or other possible tools in the film. Based on the idea that there is a transformation and a point of view about the real world, we present the methods of editing documentaries as varied processes, well consistent with their prior projects and that, therefore, respond to questions of production, style and relationships with narrative cinema of fictionMestradoMultimeiosMestre em MultimeiosCAPES88887.59617/2020/00[s.n.]Silva, Mariana Duccini Junqueira da, 1979-Freire, MarciusFernandes, Patrícia MoranUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MultimeiosUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASIfanger, Daniel, 1983-20222022-01-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (124 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/3727IFANGER, Daniel. O sentido do corte e da sua negação: reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo. 2022. 1 recurso online (124 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3727. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1239787Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-05T13:41:43Zoai::1239787Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-05T13:41:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sentido do corte e da sua negação : reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo The meaning of cut and its negation : editing thoughts in contemporary brazilian documentary |
title |
O sentido do corte e da sua negação : reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo |
spellingShingle |
O sentido do corte e da sua negação : reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo Ifanger, Daniel, 1983- Documentário (Cinema) Cinema - Montagem Realidade Documentary films Motion pictures - Editing Reality |
title_short |
O sentido do corte e da sua negação : reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo |
title_full |
O sentido do corte e da sua negação : reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo |
title_fullStr |
O sentido do corte e da sua negação : reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo |
title_full_unstemmed |
O sentido do corte e da sua negação : reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo |
title_sort |
O sentido do corte e da sua negação : reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo |
author |
Ifanger, Daniel, 1983- |
author_facet |
Ifanger, Daniel, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Mariana Duccini Junqueira da, 1979- Freire, Marcius Fernandes, Patrícia Moran Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Multimeios UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ifanger, Daniel, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Documentário (Cinema) Cinema - Montagem Realidade Documentary films Motion pictures - Editing Reality |
topic |
Documentário (Cinema) Cinema - Montagem Realidade Documentary films Motion pictures - Editing Reality |
description |
Orientador: Mariana Duccini Junqueira da Silva |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/3727 IFANGER, Daniel. O sentido do corte e da sua negação: reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo. 2022. 1 recurso online (124 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3727. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/3727 |
identifier_str_mv |
IFANGER, Daniel. O sentido do corte e da sua negação: reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo. 2022. 1 recurso online (124 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3727. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1239787 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (124 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189181453238272 |