O sentido do corte e da sua negação : reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ifanger, Daniel, 1983-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3727
Resumo: Orientador: Mariana Duccini Junqueira da Silva
id UNICAMP-30_08ffd4a84614013a18c677764fbc7279
oai_identifier_str oai::1239787
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O sentido do corte e da sua negação : reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneoThe meaning of cut and its negation : editing thoughts in contemporary brazilian documentaryDocumentário (Cinema)Cinema - MontagemRealidadeDocumentary filmsMotion pictures - EditingRealityOrientador: Mariana Duccini Junqueira da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A montagem de filmes documentários é considerada a etapa mais importante desse tipo de realização, pois enfrenta dificuldades que são inerentes à relação com o mundo histórico e à organização de um ponto de vista sobre o que se filma. Esta pesquisa investiga a montagem de três documentários brasileiros contemporâneos: A cidade é uma só (2011), de Adirley Queirós, Górgona (2016), de Pedro Jezler e Fábio Furtado, e Estou me guardando para quando o carnaval chegar (2019), de Marcelo Gomes. O objetivo da análise é compreender como se organiza e controla, a partir da filmagem e da montagem, as imagens capturadas no real; assim como apreender os sentidos que a montagem introduz no material filmado através do corte, da sua ausência, ou das outras ferramentas possíveis no filme. Partindo da ideia de que há transformação e ponto de vista sobre o mundo real, apresentamos os métodos de montagem de documentários como processos variados, coerentes com seus projetos e que por isso respondem a questões de produção, de estilo e de relações com o cinema narrativo de ficçãoAbstract: The editing of documentary films is considered the most important step in its production process, as it faces difficulties inherent in the relationship with the historical world and in organizing a point of view in relation to what is being filmed. This research investigates the role of editing of three contemporary Brazilian documentaries: A cidade é uma só? (2011), directed by Adirley Queirós; Górgona (2016), directed by Pedro Jezler and Fábio Furtado; and Estou me guardando para quando o Carnaval chegar (2019), directed by Marcelo Gomes, in order to understand how the footage organization and control takes place from the filming and editing of images captured in real life, in addition to seeking to understand the meanings that the editing introduces to the filmed material, from the cut, from the use of longer shots or other possible tools in the film. Based on the idea that there is a transformation and a point of view about the real world, we present the methods of editing documentaries as varied processes, well consistent with their prior projects and that, therefore, respond to questions of production, style and relationships with narrative cinema of fictionMestradoMultimeiosMestre em MultimeiosCAPES88887.59617/2020/00[s.n.]Silva, Mariana Duccini Junqueira da, 1979-Freire, MarciusFernandes, Patrícia MoranUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MultimeiosUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASIfanger, Daniel, 1983-20222022-01-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (124 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/3727IFANGER, Daniel. O sentido do corte e da sua negação: reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo. 2022. 1 recurso online (124 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3727. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1239787Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-05T13:41:43Zoai::1239787Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-05T13:41:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O sentido do corte e da sua negação : reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo
The meaning of cut and its negation : editing thoughts in contemporary brazilian documentary
title O sentido do corte e da sua negação : reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo
spellingShingle O sentido do corte e da sua negação : reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo
Ifanger, Daniel, 1983-
Documentário (Cinema)
Cinema - Montagem
Realidade
Documentary films
Motion pictures - Editing
Reality
title_short O sentido do corte e da sua negação : reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo
title_full O sentido do corte e da sua negação : reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo
title_fullStr O sentido do corte e da sua negação : reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo
title_full_unstemmed O sentido do corte e da sua negação : reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo
title_sort O sentido do corte e da sua negação : reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo
author Ifanger, Daniel, 1983-
author_facet Ifanger, Daniel, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Mariana Duccini Junqueira da, 1979-
Freire, Marcius
Fernandes, Patrícia Moran
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Multimeios
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ifanger, Daniel, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Documentário (Cinema)
Cinema - Montagem
Realidade
Documentary films
Motion pictures - Editing
Reality
topic Documentário (Cinema)
Cinema - Montagem
Realidade
Documentary films
Motion pictures - Editing
Reality
description Orientador: Mariana Duccini Junqueira da Silva
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/3727
IFANGER, Daniel. O sentido do corte e da sua negação: reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo. 2022. 1 recurso online (124 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3727. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/3727
identifier_str_mv IFANGER, Daniel. O sentido do corte e da sua negação: reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo. 2022. 1 recurso online (124 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3727. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1239787
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (124 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189181453238272