A educação pulsional em Nietzsche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615553 |
Resumo: | Orientador: Lídia Maria Rodrigo |
id |
UNICAMP-30_091fc597df9967dd4a775ee710895e16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::797376 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação pulsional em NietzscheThe drive education in NietzscheNietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900EducaçãoFilosofia alemãVontade - FilosofiaPoder (Filosofia)EducationPhilosophy GermanWill (Philosophy)Power (Philosophy)Orientador: Lídia Maria RodrigoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Apesar de Nietzsche ser uma referência fundamental para a filosofia contemporânea, os estudos sobre seu pensamento na área da educação ainda são poucos. Este trabalho tenta oferecer mais uma alternativa à interpretação do pensamento dele, analisado a partir da educação vista mais como um processo de formação e transformação dos indivíduos que são educados do que como uma realidade escolar cotidiana. Para isso, elaborou-se a tese de que só há educação, aos moldes nietzscheanos, se aquilo que um ser humano é mais intimamente quando nasce puder ser transformado de modo definitivo, irreversível e irremediável, ou seja, de modo radical. Para se justificar tal tese, foram explorados conceitos fundamentais no pensamento de Nietzsche: pulsão, si, vontade de poder, tipos superiores e inferiores, cultura e civilização, além-do-homem, eterno retorno do mesmo e amor fati. Foram, ainda, desenvolvidos e apresentados conceitos novos na análise do pensamento nietzscheano - condição de nascimento, condição de vida e condição de morte -, que dizem respeito à estruturação pulsional dos seres humanos, determinando o status tipológico de cada um e suas possibilidades de ascensão e decadência pulsional.Abstract: Although Nietzsche is a fundamental reference for contemporary philosophy, studies of his thought on education are still few. This work attempts to provide an alternative interpretation of his thought, analyzed from education seen more like a process of formation and transformation of individuals who are educated, than as an everyday reality in schools. To that, we elaborated the thesis that there is only education, in the nietzschean manner, if what a human being is more deeply when it is born can be transformed in definitive, irreversible and irremediable way, in other words, in a radical way. To justify such thesis, we explored some fundamental concepts in Nietzsche's thought: drive, self, will to power, superior and inferior types, culture and civilization, super-man, eternal return of the same and amor fati. Were also developed and presented new concepts in the analysis of Nietzschean thought - condition of birth, condition of life and condition death - which concern the structuring of human drives, determining the typological status of each one and their possibilities of ascension and decadence drive.DoutoradoHistória, Filosofia e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Rodrigo, Lidia Maria, 1949-Mendonça, SamuelJacaranda, Rodolfo de FreitasGallo, Silvio Donizetti de OliveiraGoto, Roberto AkiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Vagner da2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf258 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615553SILVA, Vagner da. A educação pulsional em Nietzsche. 2011. 258 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615553. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/797376porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:17:56Zoai::797376Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:17:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação pulsional em Nietzsche The drive education in Nietzsche |
title |
A educação pulsional em Nietzsche |
spellingShingle |
A educação pulsional em Nietzsche Silva, Vagner da Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900 Educação Filosofia alemã Vontade - Filosofia Poder (Filosofia) Education Philosophy German Will (Philosophy) Power (Philosophy) |
title_short |
A educação pulsional em Nietzsche |
title_full |
A educação pulsional em Nietzsche |
title_fullStr |
A educação pulsional em Nietzsche |
title_full_unstemmed |
A educação pulsional em Nietzsche |
title_sort |
A educação pulsional em Nietzsche |
author |
Silva, Vagner da |
author_facet |
Silva, Vagner da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigo, Lidia Maria, 1949- Mendonça, Samuel Jacaranda, Rodolfo de Freitas Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira Goto, Roberto Akira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Vagner da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900 Educação Filosofia alemã Vontade - Filosofia Poder (Filosofia) Education Philosophy German Will (Philosophy) Power (Philosophy) |
topic |
Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900 Educação Filosofia alemã Vontade - Filosofia Poder (Filosofia) Education Philosophy German Will (Philosophy) Power (Philosophy) |
description |
Orientador: Lídia Maria Rodrigo |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615553 SILVA, Vagner da. A educação pulsional em Nietzsche. 2011. 258 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615553. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615553 |
identifier_str_mv |
SILVA, Vagner da. A educação pulsional em Nietzsche. 2011. 258 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615553. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/797376 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 258 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189055996362752 |