O campo e a prática da educação alimentar e nutricional : uma revisão de escopo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzalez, Ana Beatriz, 1994-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9304
Resumo: Orientadores: Julicristie Machado de Oliveira, Roberto Donato da Silva Júnior
id UNICAMP-30_0988ae4521cf4d89417c947c1e0c132a
oai_identifier_str oai::1268373
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O campo e a prática da educação alimentar e nutricional : uma revisão de escopoThe field and practice of food and nutrition education : a scoping reviewEducação alimentar e nutricionalPolíticas públicasFood and nutrition educationPublic policyOrientadores: Julicristie Machado de Oliveira, Roberto Donato da Silva JúniorDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências AplicadasResumo: Como campo de conhecimento e prática, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) envolve estratégias sistematizadas e integradas com orientações e recursos educacionais para a promoção de hábitos alimentares saudáveis, em consonância com a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Em 2012, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, lançou o Marco de Referência de EAN para as Políticas Públicas, documento que contribuiu para a ampliação e reconhecimento do campo, sendo um material instrutivo e de reflexão para a prática, sobretudo no setor público. Com o interesse em compreender as possíveis reverberações do documento, o objetivo desta dissertação é identificar, analisar e caracterizar a produção científica em EAN após a publicação do Marco de Referência de EAN para as Políticas Públicas. Para isso, foi realizada uma revisão de escopo (scoping review), de acordo com a versão atualizada do ‘JBI Manual for Evidence Synthesis’. Estabele-se como pergunta norteadora: "Como foram produzidas as pesquisas com EAN após a publicação do Marco de Referência de EAN para as Políticas Públicas?". Para a identificação dos estudos, foi realizada uma busca sistemática nas bases de dados eletrônicas Lilacs, PubMed e Embase a partir dos descritores: "Educação Alimentar e Nutricional" e os termos alternativos "Educação Alimentar" e "Educação Nutricional", adicionados dos descritores "Brasil" e "Brazil". Definiu-se como critérios de elegibilidade as publicações a partir de dezembro de 2012; que utilizaram estratégias de EAN, Educação Nutricional e/ou Educação Alimentar e estudos estritamente realizados no Brasil, incluindo publicações internacionais e em língua estrangeira, e estudos qualitativos e/ou quantitativos. Foram excluídos estudos que não abordaram a EAN como tema central; estudos de revisão, reflexão, cartas ao editor, editoriais, livros, dissertações, teses e anais de congresso. Encontrou-se 494 resultados, que após remoção das duplicatas, análise dos critérios de elegibilidade e leitura, selecionou-se 43 estudos para a revisão. Desses, extraíram-se os dados para a análise e interpretação. A seleção, leitura, extração e análise dos estudos foi realizada de forma concomitante e independente por duas revisoras e uma terceira revisora foi consultada para a arbitragem final, quando não havia consenso. Os estudos encontrados apontaram o crescimento das pesquisas em EAN, principalmente as de intervenção com a população, entretanto, revelaram a omissão do Marco como material e referencial metodológico e a escassez dos métodos problematizadores, transversais e interdisciplinares. Os estudos que consideram o Marco como base apresentavam abordagens ativas e transversais, e trabalhavam a alimentação como tema, se revelam como potenciais no processo de mudança e fortalecimento de hábitos. Considera-se e a necessidade de pesquisas futuras, especialmente com conduta participativas e reflexivas sobre a alimentação e nutrição, a partir de diferentes métodos, públicos e locais de atuação em instrução ao MarcoAbstract: As a field of knowledge and practice, Food and Nutrition Education (EAN) involves systematized and integrated strategies with guidelines and educational resources for the promotion of healthy eating habits, in line with the guarantee of Food and Nutrition Security and the Human Right to Adequate Food. In 2012, the Ministry of Social Development and Fight against Hunger launched the Framework of Reference of EAN for Public Policies, a document that contributed to the expansion and recognition of the field, being an instructive and reflection material for practice, especially in public action. With the interest in understanding the possible reverberations of the document, the aim of this dissertation is to identify, analyse and characterize the scientific production of the Framework of Reference of Food and Nutrition Education for Public Policies. Thus, a scoping review was conducted, following the updated version of the 'JBI Manual for Evidence Synthesis', established as a guiding question "How was the research on Nutrition and Food Education produced after the publication of the Framework for Public Policy?" To identify the studies, a systematic search was conducted in the electronic databases Lilacs, PubMed, and Embase using the descriptors: "Food and Nutrition Education" and the alternative terms "Food Education" and "Nutrition Education", plus the descriptors "Brazil" and "Brazil". The eligibility criteria were defined as publications from December 2012, that understood with relevance the EAN, EN and/or EA and studies strictly carried out in Brazil, including international and foreign language publications; and qualitative and/or quantitative studies. Studies that did not address Nutrition Education as a central theme; review studies, reflection, letters to the editor, editorials, books, dissertations, theses, and congress proceedings were excluded. A total of 494 results were found, and after removing duplicates, analyzing eligibility criteria, and reading, 43 studies were selected for review. From these, data was extracted for analysis and interpretation. The selection, reading, extraction, and analysis of the studies was carried out concomitantly and independently by two reviewers, and a third reviewer was consulted for final arbitration when there was no consensus. The studies found pointed out the growth of research in EAN, especially those of intervention with the population, however the omission of the Framework as material and methodological reference, and the scarcity of problematizing, transversal and interdisciplinary methods. The studies that consider the Framework as a basis presented active and transversal approaches, and worked with food as a theme, revealing themselves as potentials in the process of changing and strengthening habits. It is considered and the need for future research, especially with participatory and reflective conduct on food and nutrition, from different methods, audiences and places of action in instruction to the FrameworkMestradoModernidade e Políticas PúblicasMestra em Ciências Humanas e Sociais AplicadasCAPES001[s.n.]Oliveira, Julicristie Machado de, 1979-Silva Júnior, Roberto Donato da, 1975-Dias, Rafael de BritoSilva, Marina Vieira daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências AplicadasPrograma de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais AplicadasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGonzalez, Ana Beatriz, 1994-20222022-02-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (118 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/9304GONZALEZ, Ana Beatriz. O campo e a prática da educação alimentar e nutricional: uma revisão de escopo. 2022. 1 recurso online (118 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9304. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268373Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T09:55:17Zoai::1268373Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-05-11T09:55:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O campo e a prática da educação alimentar e nutricional : uma revisão de escopo
The field and practice of food and nutrition education : a scoping review
title O campo e a prática da educação alimentar e nutricional : uma revisão de escopo
spellingShingle O campo e a prática da educação alimentar e nutricional : uma revisão de escopo
Gonzalez, Ana Beatriz, 1994-
Educação alimentar e nutricional
Políticas públicas
Food and nutrition education
Public policy
title_short O campo e a prática da educação alimentar e nutricional : uma revisão de escopo
title_full O campo e a prática da educação alimentar e nutricional : uma revisão de escopo
title_fullStr O campo e a prática da educação alimentar e nutricional : uma revisão de escopo
title_full_unstemmed O campo e a prática da educação alimentar e nutricional : uma revisão de escopo
title_sort O campo e a prática da educação alimentar e nutricional : uma revisão de escopo
author Gonzalez, Ana Beatriz, 1994-
author_facet Gonzalez, Ana Beatriz, 1994-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Julicristie Machado de, 1979-
Silva Júnior, Roberto Donato da, 1975-
Dias, Rafael de Brito
Silva, Marina Vieira da
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Aplicadas
Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzalez, Ana Beatriz, 1994-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação alimentar e nutricional
Políticas públicas
Food and nutrition education
Public policy
topic Educação alimentar e nutricional
Políticas públicas
Food and nutrition education
Public policy
description Orientadores: Julicristie Machado de Oliveira, Roberto Donato da Silva Júnior
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-02-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/9304
GONZALEZ, Ana Beatriz. O campo e a prática da educação alimentar e nutricional: uma revisão de escopo. 2022. 1 recurso online (118 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9304. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/9304
identifier_str_mv GONZALEZ, Ana Beatriz. O campo e a prática da educação alimentar e nutricional: uma revisão de escopo. 2022. 1 recurso online (118 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9304. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268373
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (118 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189189338529792