Memorias e experiencias do fazer-se professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paim, Elison Antonio
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602292
Resumo: Orientador: Maria Carolina Boverio Galzerani
id UNICAMP-30_09cc0e82ddaa728cebc6079dd0f58c38
oai_identifier_str oai::364322
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Memorias e experiencias do fazer-se professorFormação de professoresCarreira docenteProfessores de históriaSanta Catarina, Ilha de (SC) - EducaçãoTeacher trainingTeacher careerHistory teachersSanta Catarina (SC), educationOrientador: Maria Carolina Boverio GalzeraniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta tese desenvolveu-se a partir de experiência vividas como professor de Prática de Ensino de História na Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Após o término do trabalho com cada turma surgiam preocupações em relação ao que acontecia como eram as relações e atividades desenvolvidas por estes professores iniciantes. Neste sentido, busquei através do diálogo com ex-alunos, as possíveis respostas para o seguinte problema: Como os alunos egressos, do Curso de História da UNOESC ¿ Chapecó, nos anos de 1998 e 1999, avaliam as experiências vivenciadas na passagem de acadêmicos para profissionais? Como objetivos elenquei: verificar como os professores de História em início de carreira avaliam suas experiências, enquanto profissionais; perceber como é o fazer-se profissional dos professores de História em início de carreira. Para nortear a pesquisa utilizei-me de questões calcadas nos aspectos: da subjetividade do novo professor; das atividades docentes; do relacionamento profissional; da avaliação da formação inicial; da participação nas lutas da categoria; da formação continuada. Como fontes de pesquisa utilizei relatórios de estágio e de pesquisa produzidos pelos professores depoentes, materiais técnicos da universidade, além das memórias e experiência vividas pelos professores em início de carreira. Como ferramentas teóricas contribuíram Mikhail Bakhtin, Walter Benjamin, Eduard Thompson e Lev Vygotsky. Como foi possível captar elementos que vão além da idéia de formar professores, que há um fazer-se professor. Nesse sentido percebo um emaranhado de relações que se constituem quando os professores se relacionam com diferentes sujeitos. Ao produzir conhecimentos numa perspectiva dialógica procurei ver os fragmentos, os estilhaços das relações nas narrativas das professoras, mas também a totalidade ao pensar as relações desenvolvidas na escola racionalizada. Possibilitou-me perceber nessa relação com o outro dos depoentes, o quanto é necessário para nós pesquisadores respeitarmos e valorizarmos o outro na relação de pesquisa fazendo com que o outro -o depoente - se torne sujeito, que também tenha autoriaAbstract: This thesis developed itself out of experiences lived as a professor of Teaching Practice of History at Universidade Comunitária Regional de Chapecó. After finishing the work with each group, worries came up towards what happened and how the relations and activities were developed by these beginner teachers. In this sense, I searched through dialogue with ex-students, the possible answers for the following issue: How did the students who egressed the History Course at UNOESC ¿ Chapecó in 1998 and 1999 evaluate experiences lived in the passage from students to professionals? As objectives I ranged: Verifying how the History teachers at the beginning of their careers evaluate their experiences as professionals: Realizing how it is making professionals of the History teachers at the beginning of career. To lead the search I made use of issues based on aspects from: the subjectivity of the new teacher; teaching activities; professional relationship; evaluation of the initial degree; participation in the struggles of the category; continuous Teacher education. As sources of research I made use of internship and research reports made by the interviewed teachers, technical materials of the university, besides the memories and experiences lived by the teachers at the beginning of career. As theoretical tools I had the contribution of Mikhail Bakhtin, Walter Benjamin, Eduard Thompson and Lev Vygotsky. As it was possible to captive elements which go beyond the idea of forming teachers, that there is the makings of a teacher. In this sense I have realized an entanglement of relationships that constitute when the teachers relate themselves with different subjects. While producing knowledge in a dialogic perspective I tried to observe the fragments, parts from the relationships in the teachers¿ narratives, however, the totality while thinking the relationships developed in the rationalized school as well. It was possible to be realized in this relation with the other of the deponents, how much it is necessary for us researchers to respect and give value to the other in the research relation making the other ¿ the deponent ¿ becomes himself/herself the subject, who also has authorshiDoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Galzerani, Maria Carolina Bovério, 1949-2015Smolka, Ana Luiza BustamanteDias, Maria de Fátima SabinoFonseca, Selva GuimarãesDe Rossi, Vera Lúcia SabongiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPaim, Elison Antonio20052005-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf532 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602292PAIM, Elison Antonio. Memorias e experiencias do fazer-se professor. 2005. 532 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602292. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/364322porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:28:30Zoai::364322Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:28:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Memorias e experiencias do fazer-se professor
title Memorias e experiencias do fazer-se professor
spellingShingle Memorias e experiencias do fazer-se professor
Paim, Elison Antonio
Formação de professores
Carreira docente
Professores de história
Santa Catarina, Ilha de (SC) - Educação
Teacher training
Teacher career
History teachers
Santa Catarina (SC), education
title_short Memorias e experiencias do fazer-se professor
title_full Memorias e experiencias do fazer-se professor
title_fullStr Memorias e experiencias do fazer-se professor
title_full_unstemmed Memorias e experiencias do fazer-se professor
title_sort Memorias e experiencias do fazer-se professor
author Paim, Elison Antonio
author_facet Paim, Elison Antonio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galzerani, Maria Carolina Bovério, 1949-2015
Smolka, Ana Luiza Bustamante
Dias, Maria de Fátima Sabino
Fonseca, Selva Guimarães
De Rossi, Vera Lúcia Sabongi
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Paim, Elison Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Carreira docente
Professores de história
Santa Catarina, Ilha de (SC) - Educação
Teacher training
Teacher career
History teachers
Santa Catarina (SC), education
topic Formação de professores
Carreira docente
Professores de história
Santa Catarina, Ilha de (SC) - Educação
Teacher training
Teacher career
History teachers
Santa Catarina (SC), education
description Orientador: Maria Carolina Boverio Galzerani
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-12-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602292
PAIM, Elison Antonio. Memorias e experiencias do fazer-se professor. 2005. 532 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602292. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PAIM, Elison Antonio. Memorias e experiencias do fazer-se professor. 2005. 532 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602292. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/364322
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
532 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188940643565568