Memorias e experiencias do fazer-se professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602292 |
Resumo: | Orientador: Maria Carolina Boverio Galzerani |
id |
UNICAMP-30_09cc0e82ddaa728cebc6079dd0f58c38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::364322 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Memorias e experiencias do fazer-se professorFormação de professoresCarreira docenteProfessores de históriaSanta Catarina, Ilha de (SC) - EducaçãoTeacher trainingTeacher careerHistory teachersSanta Catarina (SC), educationOrientador: Maria Carolina Boverio GalzeraniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta tese desenvolveu-se a partir de experiência vividas como professor de Prática de Ensino de História na Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Após o término do trabalho com cada turma surgiam preocupações em relação ao que acontecia como eram as relações e atividades desenvolvidas por estes professores iniciantes. Neste sentido, busquei através do diálogo com ex-alunos, as possíveis respostas para o seguinte problema: Como os alunos egressos, do Curso de História da UNOESC ¿ Chapecó, nos anos de 1998 e 1999, avaliam as experiências vivenciadas na passagem de acadêmicos para profissionais? Como objetivos elenquei: verificar como os professores de História em início de carreira avaliam suas experiências, enquanto profissionais; perceber como é o fazer-se profissional dos professores de História em início de carreira. Para nortear a pesquisa utilizei-me de questões calcadas nos aspectos: da subjetividade do novo professor; das atividades docentes; do relacionamento profissional; da avaliação da formação inicial; da participação nas lutas da categoria; da formação continuada. Como fontes de pesquisa utilizei relatórios de estágio e de pesquisa produzidos pelos professores depoentes, materiais técnicos da universidade, além das memórias e experiência vividas pelos professores em início de carreira. Como ferramentas teóricas contribuíram Mikhail Bakhtin, Walter Benjamin, Eduard Thompson e Lev Vygotsky. Como foi possível captar elementos que vão além da idéia de formar professores, que há um fazer-se professor. Nesse sentido percebo um emaranhado de relações que se constituem quando os professores se relacionam com diferentes sujeitos. Ao produzir conhecimentos numa perspectiva dialógica procurei ver os fragmentos, os estilhaços das relações nas narrativas das professoras, mas também a totalidade ao pensar as relações desenvolvidas na escola racionalizada. Possibilitou-me perceber nessa relação com o outro dos depoentes, o quanto é necessário para nós pesquisadores respeitarmos e valorizarmos o outro na relação de pesquisa fazendo com que o outro -o depoente - se torne sujeito, que também tenha autoriaAbstract: This thesis developed itself out of experiences lived as a professor of Teaching Practice of History at Universidade Comunitária Regional de Chapecó. After finishing the work with each group, worries came up towards what happened and how the relations and activities were developed by these beginner teachers. In this sense, I searched through dialogue with ex-students, the possible answers for the following issue: How did the students who egressed the History Course at UNOESC ¿ Chapecó in 1998 and 1999 evaluate experiences lived in the passage from students to professionals? As objectives I ranged: Verifying how the History teachers at the beginning of their careers evaluate their experiences as professionals: Realizing how it is making professionals of the History teachers at the beginning of career. To lead the search I made use of issues based on aspects from: the subjectivity of the new teacher; teaching activities; professional relationship; evaluation of the initial degree; participation in the struggles of the category; continuous Teacher education. As sources of research I made use of internship and research reports made by the interviewed teachers, technical materials of the university, besides the memories and experiences lived by the teachers at the beginning of career. As theoretical tools I had the contribution of Mikhail Bakhtin, Walter Benjamin, Eduard Thompson and Lev Vygotsky. As it was possible to captive elements which go beyond the idea of forming teachers, that there is the makings of a teacher. In this sense I have realized an entanglement of relationships that constitute when the teachers relate themselves with different subjects. While producing knowledge in a dialogic perspective I tried to observe the fragments, parts from the relationships in the teachers¿ narratives, however, the totality while thinking the relationships developed in the rationalized school as well. It was possible to be realized in this relation with the other of the deponents, how much it is necessary for us researchers to respect and give value to the other in the research relation making the other ¿ the deponent ¿ becomes himself/herself the subject, who also has authorshiDoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Galzerani, Maria Carolina Bovério, 1949-2015Smolka, Ana Luiza BustamanteDias, Maria de Fátima SabinoFonseca, Selva GuimarãesDe Rossi, Vera Lúcia SabongiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPaim, Elison Antonio20052005-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf532 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602292PAIM, Elison Antonio. Memorias e experiencias do fazer-se professor. 2005. 532 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602292. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/364322porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:28:30Zoai::364322Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:28:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memorias e experiencias do fazer-se professor |
title |
Memorias e experiencias do fazer-se professor |
spellingShingle |
Memorias e experiencias do fazer-se professor Paim, Elison Antonio Formação de professores Carreira docente Professores de história Santa Catarina, Ilha de (SC) - Educação Teacher training Teacher career History teachers Santa Catarina (SC), education |
title_short |
Memorias e experiencias do fazer-se professor |
title_full |
Memorias e experiencias do fazer-se professor |
title_fullStr |
Memorias e experiencias do fazer-se professor |
title_full_unstemmed |
Memorias e experiencias do fazer-se professor |
title_sort |
Memorias e experiencias do fazer-se professor |
author |
Paim, Elison Antonio |
author_facet |
Paim, Elison Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Galzerani, Maria Carolina Bovério, 1949-2015 Smolka, Ana Luiza Bustamante Dias, Maria de Fátima Sabino Fonseca, Selva Guimarães De Rossi, Vera Lúcia Sabongi Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paim, Elison Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Carreira docente Professores de história Santa Catarina, Ilha de (SC) - Educação Teacher training Teacher career History teachers Santa Catarina (SC), education |
topic |
Formação de professores Carreira docente Professores de história Santa Catarina, Ilha de (SC) - Educação Teacher training Teacher career History teachers Santa Catarina (SC), education |
description |
Orientador: Maria Carolina Boverio Galzerani |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-12-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602292 PAIM, Elison Antonio. Memorias e experiencias do fazer-se professor. 2005. 532 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602292. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) PAIM, Elison Antonio. Memorias e experiencias do fazer-se professor. 2005. 532 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602292. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/364322 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 532 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188940643565568 |